Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de julho, 2022

Qual é a sua tristeza? Segundo Deus ou o Mundo?

A Bíblia diferencia 2 tipos de tristeza: a segundo Deus e a segundo o mundo:  "agora, me alegro não porque fostes contristados, mas porque fostes contristados para arrependimento; pois fostes contristados segundo Deus, para que, de nossa parte, nenhum dano sofrêsseis. Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte." (2 Coríntios 7.9-10)  No contexto desses versos, há uma carta escrita pelo apóstolo Paulo direcionada aos santos de Corinto. Em seu conteúdo, provavelmente havia repreensões e correções, com a finalidade de santificação. Ao lê-la, houve não pouca tristeza, chegando isso ao conhecimento do apóstolo. A reação de Paulo foi dizer que se alegrava ao saber que eles até ficaram tristes com a repreensão, mas logo viram brotar o fruto dessa tristeza celestial: o arrependimento que produz piedade e progresso espiritual. Então, a tristeza segundo Deus produz santidade, e visa abater o homem

A moderna caixinha de promessas e os coaches da fé

Quem já passou dos 30, como eu, vai se lembrar daquelas caixinhas de promessas que nos serviam como "palavra de ânimo" para os momentos difíceis do dia. A gente sorteava uma opção onde teria uma frase geralmente triunfalista da Bíblia. Evidentemente que os criadores não poriam versos sobre a traição de Pedro, o adultério de Davi ou mesmo sobre o suicídio de Judas. Eram sempre versículos escolhidos a dedo para que o cristão dependente de frases de ânimo pudesse prosseguir na caminhada.  Os cristãos mais maduros na fé sempre criticavam esse método de leitura da Bíblia, pois fragmentava as Escrituras ao preterir as dores e sofrimentos normais da caminhada cristã e selecionar apenas os versos prósperos da vida. Graças a Deus, esse método caiu em desuso e são poucos hoje os que ainda usam a famosa caixinha de promessas. Agora, a grande questão: por que deixamos de usar as caixinhas de promessas? Será que o povo cristão amadereceu? Estamos lendo mais a Bíblia? Entendemos a importân

A igreja militante

A Igreja Católica Romana, em seu Catecismo, diz que a Santa Igreja é militante, padecente e triunfante. Ser militante é labutar espiritualmente aqui contra o reino das trevas; ser padecente é uma referência aos crentes que já morreram e estão padecendo no purgatório a fim de serem santificados e salvos; e, por fim, ser triunfante aponta para o estado de glória no porvir, quando estivermos finalmente no Céu. Como protestante, discordo da ideia conceitual da igreja padecente, já que a Bíblia não oferece qualquer respaldo para um suposto purgatório. Entretanto, desejo ressignificar seu conceito, ampliando, ainda, a ideia de igreja triunfante e militante. Vivemos tempos de intensa militância contra a Igreja do Senhor, e muitos de nós temos nos sentido acuados, muitas vezes sem saber o que fazer, ou mesmo desanimados ante algumas supostas derrotas. Diante desse contexto, decidi trazer à tona esses conceitos importantes da igreja do Senhor, ressignificando a parte da igreja padecente.  1) Ig

Racismo canino: a opressão dos homens brancos que detestam cachorros de pêlo escuro

O culto pet tem ganhado novos contornos. Muitos desses que passaram a substituir os filhos pelos animais agora estão a enxergar racismo naqueles que não querem adotar os mais escurinhos. Pode parecer cômico, mas a tragédia é maior que a graça, pois esse fato ilustra o quanto a ideologia marxista de luta de classe tem avançado também para o reino animal. Qual é a cor de seu cachorro hein? Se ele não for "negro", isto é, se você não praticar o culto ao negro também, além da adoração aos pets, poderá queimar no fogo do inferno dos esquerdistas.  Há uma reportagem da BBC News Brasil, não tão atual, datada de 31 de agosto de 2017, com o seguinte título "Pretos, velhinhos e doentes: os cães rejeitados na fila da adoção".¹ A reportagem é antiga, mas os desdobramentos seguem a todo vapor. Estou me baseando nessa reportagem, mas já há outras mais recentes apontando para o mesmo racismo canino. Essa matéria citada faz uma crítica ao fato de os filhotes serem logo adotados, en

Bibliofobia

Ouse discordar dos meus princípios bíblicos que te chamarei de bibliofóbico. Acha isso correto? Eu também não. Mas há uma parcela minúscula da sociedade que, além de não aceitar discordância, busca impor seus princípios e valores, chamando de homofóbico, transfóbico, etceterafóbico, todo aquele que diz não concordar com certas práticas. Como cristãos, somos chamados a tratar a todos com o devido respeito, não porque mereçam, pois não há homem digno, mas por causa da imagem de Deus na humanidade. Então, amamos, por exemplo, todo aquele que tem práticas sexuais contrárias à Escritura, mas condenamos essas práticas. Todavia, condenamos também todo aquele que busca impor o padrão correto de sexualidade a esses pecadores. Nossa missão é apresentar as boas novas, explicitando a condenação a todo rebelde, mas jamais forçar uma mudança em quem o Espírito Santo não regenerou.  Dito isso, a mesma liberdade privada que defendemos quanto às práticas LGBT gostaríamos de receber em relação às verdad

Regressão infantil e a carranca escondida da pedofilia

Você já viu por aí, nesse metaverso da loucura, adultos chupando chupeta, mamando mamadeira e usando fraldas? Esse fenômeno é chamado de "Regressão Infantil" e tem ganhado cada vez mais adeptos. Em linhas gerais, são pessoas que buscam fugir dos problemas da vida através da volta ao passado, com práticas infantis que emulam aquele período sem as turbulências da vida adulta. Pode parecer inofensivo, mas essa prática pode desencadear problemas sérios na estrutura da sociedade.  Inicialmente, alguns lidaram com isso com tom de chacota. Outros, achando inacreditável que um adulto se comporte como uma criança. Há até aqueles que acham que esse é mais um dos efeitos dessa hipersensibilidade causada por essa geração tiktokês livre de qualquer disciplina (desenvolvo isso em meu livro que está em processo de publicação). Contudo, o que poucos têm falado é sobre as consequências danosas às verdadeiras crianças. Essa pode ser mais uma brecha para a normalização da pedofilia.  Muitos des

E a Lei Maria da Penha? Homem trans pode bater em mulher?

Ao que tudo indica, agora tornou-se legal homem agredir mulher aos olhos de todos e sob a permissão do movimento feminista, ganhando aplausos e aprovação de toda ideologia esquerdista. Quanto à lei que foi criada para proteger a mulher das agressões dos homens, creio que podemos chamá-la de "Trans Lei Maria da Penha", aquela lei que se diz defender a mulher, mas no fundo está a defender agressores. Se você está perdido quanto aos noticiários, eis o absurdo caso da vez: um homem, de cromossomo XY, que tem pênis, agrediu uma mulher, de cromossomo XX, que tem vagina, porque esta discutiu com o homem quando este entrou no banheiro feminino de sua escola. Infelizmente, casos assim se multiplicam, com cada vez mais homens querendo invadir o banheiro feminino que deveria ser destinado apenas para as mulheres. Isso não vai acabar nada bem, e, como sempre, vai sobrar para as nossas crianças.  Essa tragédia ocorreu numa escola do Paraná, no último dia 07 de julho, e foi parar na delega

A segura doutrina da preservação dos santos e a queda dos orgulhosos

"Dirás, pois: Alguns ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado. Bem! Pela sua incredulidade, foram quebrados; tu, porém, mediante a fé, estás firme. Não te ensoberbeças, mas teme. Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, também não te poupará." (Romanos 11.19-21)  Situada no escopo da soteriologia, sendo o "P" do acrônimo TULIP, que resume os 5 pontos elementares do Calvinismo, a doutrina da Preservação dos Santos, também chamada de Segurança Eterna e Perseverança dos Santos, garante que todo eleito será cuidado e preservado de cair definitivamente, já que a salvação é um dom eterno e irrevogável. Isso significa que, uma vez salvo, eternamente salvo, e absolutamente nada nos separará do amor de Deus (Romanos 8.35-39). Para aqueles que quiserem uma infinidade de provas escriturísticas, deixarei disponível nas notas um excepcional artigo do blog Voltemos ao Evangelho.¹  Meu ponto de reflexão não é sobre a veracidade ou não dessa doutrina, mas sobre o sér

O porco e o amor de Deus pelos ímpios

Imagine um pai de família que cria um porco para comê-lo nas festas de fim de ano. Ele dá o melhor alimento e nunca deixa o bichinho com sede. Ele zela por este porco com todo carinho e dedicação, mas, obviamente, não sente o mesmo amor que tem pelos seus filhos. Quando chega o fim de ano, esse pai pega o corpo e mata sem nenhum remorso, e se alegra com seus filhos com um apetitoso banquete. Assim é a relação entre Deus, os incrédulos e os cristãos. Todos somos alvos do amor moral de Deus, que cuida dos impenitentes com graça e zelo, mas para serem abatidos no fim para a festa dos santos e a glória do Senhor. Rodrigo Caeté 

Deus irá te enfraquecer

"Tendo Roboão confirmado o reino e havendo-se fortalecido, deixou a lei do Senhor, e, com ele, todo o Israel." (2 Crônicas 12.1)  Pode ser que você tenha recebido um freio divino em alguma área de sua vida porque um sinal verde para alguma conquista ou permissão significaria um abandono de seu amor por Ele. Essa é a razão por que muitos são mantidos na fraqueza, pois, como diz o apóstolo Paulo, "o poder [de Deus] se aperfeiçoa na fraqueza" (2 Coríntios 12.9), levando o santo a andar em humildade, triunfantemente em santidade, enquanto que alguns sucessos levam muitos a deixar a lei do Senhor, trilhando o tortuoso caminho do orgulho.  Veja o triste caso de Roboão. Depois do pecado de Davi com Bate-Seba, sua família nunca mais foi a mesma. Salomão, embora um sábio Rei, se perverteu pelo caminho da luxúria, e seu filho Roboão se encaminhou pela estrada da soberba. Este verso acima mostra o início do reinado de Roboão, seu estabelecimento do reino após sua desavença com

“Minha bandeira jamais será verde, amarela, branca e azul!”

A alternação de poder e a existência de uma oposição política são pontos saudáveis para uma boa democracia, pois evitam, em certa medida, o extremismo de ambos os lados. Particularmente, não vejo problema numa governança por meio de ideologias diversas, desde que sejam equilibradas e ofereçam propostas decentes para o bem da população. Todavia, não é esse equilíbrio e sanidade que temos visto no espectro político brasileiro dito de esquerda. Com raras exceções, a esquerda brasileira mais extremista deixou seu posto de oposição saudável para assumir uma guerra em favor do sofrimento da população, se, para isso, conseguirem derrubar o governo atual.  A última da vez não veio de políticos assumidos, mas de uma juíza. Aliás, uma das grandes tragédias de nossa democracia moderna é esse poder quase supremo que demos ao poder judiciário. Temos visto a escalada do STF, mas, em certa medida, somos culpados, pois recentemente idolatramos juízes como Sérgio Moro por apenas fazer o seu papel. Eu e

Sansão: o homem que domou cidades, mas que foi incapaz de controlar a si mesmo

Durante o período dos juízes, Sansão foi um dos libertadores de Israel (Juízes 13-16). Amante da luxúria e dos prazeres sexuais, cumpriu o propósito divino às custas de sua própria vida. Independentemente do modo, do tempo, se de forma tranquila ou em meio às tragédias, uma certeza deve habitar na vida de todo santo: os propósitos divinos irão se cumprir, ainda que haja quem recalcitre no meio do caminho. Não apenas os relatos bíblicos confirmam isso, mas a nossa própria experiência testemunha que nessa guerra de vontades só quem perde somos nós. Quanto a Sansão, veremos brevemente o quanto é terrível se pôr em posição para julgar uma nação, mas não conseguir nem ao menos domar a si mesmo.  "Melhor é o longânimo do que o herói da guerra, e o que domina o seu espírito, do que o que toma uma cidade." (Provérbios 16.32)  Desde o ventre materno, Deus deixou claro a seus pais que Sansão seria um nazireu, alguém totalmente dedicado e consagrado a Deus (Juízes 13.4-5). Dentre os cri

A culpa é da ideologia!

Essa semana, dois casos graves chocaram o país e foram motivo de militância política dos dois lados. Com relação ao assassinato do guarda municipal Marcelo Arruda, que comemorava seu aniversário com tema em homenagem ao ex-presidiário Lula, até se pode dizer que foi crime politizado (não político, que é diferente, pois não interfere nos rumos da eleição, como foi com o crime político de Adélio Bispo), embora devamos aguardar a conclusão do caso. Mas o que me chamou a atenção para escrever esse texto foi a louca busca pela defesa política do anestesista estuprador apenas para politizar o crime e culpar a esquerda. Isso é doentio!  Essa forma de ver a tragédia é muito errada e deve ser rechaçada. Eu entendo quem busca as pressuposições por trás das ações, quando tentamos saber as ideologias por trás. Isso não é de todo errado, pois serve como referência para as reações seguintes. Mas isso não pode ser feito de forma doentia, como se tudo tivesse que ser politizado.  Nesse caso específico

Feminilatria: efeminando a sociedade e desmasculinizando os homens

A castração da masculinidade, disseminada pelo feminismo atual, tem avançado violentamente como uma carreta desgovernada descendo uma ladeira. Quem irá parar essa cultura do empoderamento feminino que busca incansavelmente destronar o homem? Ninguém mais cai nessa lorota de igualdade de gênero. Nós, cristãos, já cremos que homens e mulheres são essencialmente iguais, embora distintos em seus papéis. O homem é o líder, o cabeça, aquele chamado a imitar a Cristo e dar a sua vida por sua esposa, tal como Jesus deu por sua Igreja, enquanto que a mulher é chamada a ser submissa (não usarei termos mais lights e leves apenas para ser ameno e, assim, aplaudido. Esse é o termo bíblico e todo verdadeiro cristão entende que essa posição feminina é de proteção e amor), auxiliadora de seu marido, tendo um chamado  prioritário de ser esposa e mãe. Quando os papéis são entendidos biblicamente, há leveza, cuidado, amor, obediência e gratidão, tanto do homem quanto da mulher, embora aquele tenha recebi

Defraudação: a luxúria velada

  Se você se interessou por ler este texto, creio que seu coração deseja, de verdade, ser santo. Há muitos por aí procurando saber qual é a vontade do Senhor para determinadas situações da vida, sobretudo na área dos relacionamentos, mas nem todos querem ser santos nesta área. Ora, querer saber a vontade do Senhor sem querer ser santo é uma incongruência sem medida:  "A vontade de Deus é esta: a vossa santificação; por isso, afastai-vos da imoralidade sexual." (1 Tessalonicenses 4.3)  Eis aí a vontade de Deus. Seja santo. Não sabe ainda o que é para fazer, qual decisão tomar ou por qual direção ir? Seja santo. Essa é sua principal certeza hoje. Seja santo. Escrevo isso porque a falta de santidade nos relacionamentos tem feito muitos defraudarem seu próximo emocional e espiritualmente. É isso que desejo desenvolver a seguir, pois a quantidade de traumas emocionais decorrentes do despertar dos desejos ilícitos tem sido assustadoramente elevada.  Quando o apóstolo explicita que

Jovem cristã, cuidado com o feminismo!

Ser feminista atualmente tem virado um status para aceitação num determinado grupo. Se você diz que é contra o feminismo, a patotinha ideológica de esquerda logo conclui que você é contra as mulheres e a favor da opressão machista sobre elas. Ouse discordar educadamente e será logo excluída com um pouco de ódio do bem, afinal, a intolerância dos "tolerantes" é sempre justificável, pois dizem estar fazendo um bem para as mulheres. Jovem cristã, cuidado com o feminismo, pois sutilmente sua feminilidade cristã poderá ser envenenada por este satânico movimento.  Apenas meninas fracas e sem personalidade caem nessa lorota de pertencimento ao grupo da luluzinha do mal. Todavia, você não precisa ser aceita onde Cristo não é aceito. Não queira se sentir à vontade onde princípios cristãos são quebrados. Cuidado para não ser louvada onde seu Salvador é blasfemado.  O Evangelho destronou essa parede de separação entre classes: "Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo

O homossexual já nasce homossexual

A biologia define apenas dois tipos de cromossomos sexuais: XX para as mulheres e XY para os homens. Ponto. Não há mais nenhuma letra, nem uma única possibilidade de algum DNA homossexual. Entretanto, embora não de forma biológica, podemos afirmar que todo homossexual nasce homossexual. Para entendermos isso, precisamos assumir uma cosmovisão cristã quanto ao pecado original. Esta doutrina afirma que, em Adão, o representante federal de toda raça humana, todos nós caímos e herdamos seu pecado. Passamos a ser pecadores (Romanos 3.23), e isso independe de concordarmos ou não.  A homossexualidade é um pecado, e sempre preciso repetir que afirmar isso não é um discurso de ódio. Quando um médico diz que um paciente está com câncer, ele não está a cometer um discurso de ódio, pois está falando a verdade. Então, quando digo que a homossexualidade é um pecado, primeiro estou sendo fiel ao Senhor que assim afirma, além de estar mostrando amor aos homossexuais inconfessos, pois, sabendo a verdad

A verdadeira batalha soteriológica e o ódio pela graça

Não é nada atual essa digladiação entre Calvinistas e Arminianos quanto à melhor posição bíblica quando o assunto é o método de salvação divino. Por trás da pergunta "há participação humana na salvação?" estão escondidas respostas como "é inadmissível que eu não faça nada para ser salvo. Eu sou bom e faço boas obras. Eu tive que aceitar. Eu que dei a palavra final. Logo, sem mim, Senhor, nada podeis fazer". Obviamente que essas respostas não surgem no nível da consciência, pois o coração enganoso jamais permitirá que elas estejam na superfície. Esse tipo de pensamento é natural ao homem natural, uma vez que a principal raiz do pecado, após a queda, se chama orgulho. Portanto, a verdadeira batalha soteriológica não é sobre Calvinista e Arminianos, mas sobre a Graça X Orgulho.  A eleição divina é a maior graça dada aos homens, mas não apenas com fins de glória eterna, como também para incliná-los à santificação presente. A Graça Salvífica é a maior inimiga do Orgulho

Pecado Estrutural

  Adjetivei de "estrutural" o pecado, tomando emprestado esse termo muitas vezes usado nas pautas vitimistas da esquerda, como essa do "racismo estrutural". Essa expressão, dentro da cartilha marxista, indica que todos aqueles que nascem numa sociedade cujo histórico é segregacionista, nascerão já racistas, como se fosse algo já entranhado na genética. Obviamente que isso é um absurdo, lorota de quem só enxerga o mundo a partir das lentes do coitadismo. Diante disso, valendo-me dos princípios deterministas da esquerda, discorrerei sobre o determinismo universal quanto ao pecado original. Espero fazer ruir todo castelo vitimista da cartilha marxista de justificar um pecador sem o sangue de Jesus.  Antes disso, quero oferecer um pouco mais de suposta concordância com a agenda marxista do coitadismo. Quanto aos homossexuais, é um fato bíblico que eles nascem assim. Todavia, não biologicamente, mas pecaminosamente, uma vez que todos pecaram (Romanos 3.23). Isso signific

Assédio e a criminalização do olhar invasivo

Talvez seja um exagero realmente dizer que, em breve, será crime apenas olhar para uma mulher. Em alguns momentos, usamos de hipérboles, como essa anterior, justamente porque o movimento feminista tem buscado tanto destronar a existência masculina que não seria absurdo pensar que irão criminalizar até a respiração de um homem. Ora, quanto ao suposto exagero inicial, de que chagará um tempo em que será crime um olhar invasivo, retiremos da classe das hipérboles e reanalisemos esse caso a partir do contexto dos fatos. Isso porque já há iniciativa no Senado Federal que pode, sem exagero, criminalizar uma virada de olho mal intencionada.  Antes de vermos esse projeto, deve ficar claro que, na legislação divina, isso já é um crime, um pecado de adultério: "qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela." (Mateus 5.28). Portanto, estamos diante de um pecado cometido contra Deus. A vítima, por assim dizer, dessa história, não é a mulher ou o

"Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando?" (Lucas 6.46)

Não me chame de Senhor se não se comporta como um servo;  Não me chame de Senhor se não ama seu próximo;  Não me chame de Senhor se não me honra em público;  Não me chame de Senhor se ama o pecado do qual é escravo;  Não me chame de Senhor se não perdoa seu irmão;  Não me chame de Senhor se maltrata impiedosamente seu filho/pai/marido/esposa, etc;  Não me chame de Senhor se se diz feminista;  Não me chame de Senhor se apoia regimes políticos que abominam o cristianismo, como o socialismo;  Não me chame de Senhor se não ama a minha Noiva, a Santa Igreja;  Não me chame de Senhor se não ama a minha Palavra, não a lê e não se deleita na oração;  Não me chame de Senhor se sente mais prazer nos entretenimentos deste mundo que na busca radical pela santidade.  Todo aquele que ama a Deus mostra esse amor através da obediência. Você pode realmente chamar Deus de Senhor? Infelizmente, são muitos os que querem os benefícios da salvação, mas não querem o ônus da mortificação do eu. Então, você pod

As duas árvores. Do bem e do mal, e da vida

No Jardim do Éden, além das "árvores agradáveis à vista e boas para alimento" (Gênesis 2.9), duas eram especiais para o cumprimento de todo propósito divino, ficando conhecidas como a "árvore do conhecimento do bem e do mal" e "árvore da vida". Afinal, por que essas árvores foram postas lá? Qual é a diferença entre uma e outra? Por que, após a queda, Deus impediu o homem de ter acesso à árvore da vida (Gênesis 3.24)? São essas e outras perguntas que pretendo responder neste texto.  1. Qual é a diferença entre a árvore do conhecimento do bem e do mal e a árvore da vida?  1.1 A Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal  Separemos a significação de cada uma, a fim de verificarmos essa diferença. Vejamos o texto bíblico referente à árvore do conhecimento do bem e do mal:  "Do solo fez o Senhor Deus brotar toda sorte de árvores agradáveis à vista e boas para alimento; e também a árvore da vida no meio do jardim e a árvore do conhecimento do bem e do mal... E