Pular para o conteúdo principal

Paquera moderna: desimitando a Cristo


Nossa história começa com o Pastor do casamento, Deus Pai, que está a procura de uma noiva para seu Filho. Dentre tantas pretendentes, seu conselho é "atire para todo lado, meu filho, e veja onde a flecha do cupido pegará". Então, a saga se iniciou e não poucas namoradas este filho teve. Como ele conseguiu isso? Ora, ele era um conquistador nato, sempre charmoso, pintoso, com uma boa lábia, e sempre pronto a convencer a próxima da vez o quanto ele era um bom partido. E seu pai? O que ele dizia? O que todos dizem: "namoro é fase de conhecimento. Tem que experimentar mesmo para depois não dar errado". Bem, talvez você esteja achando essa história esquisita, e é, mas é a que é propagada por muitos cristãos, inclusive por este que vos escreve, por seu lamentável passado, nessa moderna desimitação de Cristo. Vejamos a história real. 


Nossa história recomeça com o Pastor do casamento, Deus Pai, que está a procura, por assim dizer, de uma noiva para seu Filho, Jesus Cristo. A ordem do Pai era clara: "você terá que dar a vida por ela." O que o Pai faz? Olha para várias candidatas? Não. Não havia nenhuma se candidatando, além de nenhuma digna: 

“Não vos teve o Senhor afeição, nem vos escolheu porque fôsseis mais numerosos do que qualquer povo, pois éreis o menor de todos os povos, mas porque o Senhor vos amava e, para guardar o juramento que fizera a vossos pais, o Senhor vos tirou com mão poderosa e vos resgatou da casa da servidão, do poder de Faraó, rei do Egito” (Deuteronômio 7.7-8) (enfase adicionada). 

Jamais passou pela mente do Pai dizer ao Filho que esta fase anterior era de conhecimento. Até porque Deus conhecia todas e sabia que nenhuma prestava. Eram todas prostitutas (Vide livro de Oseias), e nenhuma era digna de seu Filho. Por isso, Deus a amou incondicionalmente. Não havia nenhuma formosura, nem mesmo desejo pelo Noivo. Mas Deus assombrosamente a amou, e disse ao seu Filho: "Sirva a quem não merece. Ame a esta que escolhi, ainda que ela não te ame. Dê sua vida por ela." 

Jesus entendeu que ele não deveria ser um galanteador inseguro. Primeiro porque, espiritualmente, sua noiva só destilava ódio por Ele. O processo até o noivado incluía sua morte substitutiva no lugar dela, para que sua prostituição fosse lançada sobre o Noivo. Apenas após isso que ela, livre, finalmente meiga, amável, arrependida, cheia de alegria pelo seu Amor, se sentiria bem para ser cuidada. E, segundo, porque não é do feitio de um servo bancar uma de bonitão, como se fosse necessário Cristo mostrar suas virtudes à força. Ele é Deus e seus atributos divinos fluem naturalmente. Então, para a cruz Jesus foi, e para o Amor sua Noiva foi resgatada. Sua "conquista" se deu no serviço. Entendeu? Vamos ao fim da história com a devida aplicação: 

"Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito. Assim também os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama." (Efésios 5.25-28) 

O homem é chamado a ser um imitador de Cristo, e não um desimitador, como prega a cultura anticristã atual. Se você, homem, fica tentando convencer alguém de que você é um bom partido, és um grande desimitador, que traz luz para suas supostas qualidades, enquanto o Cristo, a quem devia imitar, sempre esteve em serviço por sua Noiva. Se eu puder te dizer algo seria isso: pare de se mostrar, e sirva mostrando a Cristo. Morra e faça Jesus aparecer. Não há melhor "conquista" que um desejo de servir por amor a Cristo. Uma moça cristã se apaixonará ainda mais por Cristo através de sua vida, e por ti, se você for morto para seu orgulho pessoal. 

Por fim, e se, mesmo agindo assim, você for rejeitdo? 

"Veio para o que era seu, e os seus o rejeitaram" (João 1.11) 

Ser como Cristo é também ser rejeitado. Ser como Jesus é ser desprezado também. Não use um fora para jogar na lata de lixo seus princípios cristãos. Se foi rejeitado, continue servindo, em nome de Cristo. Jamais se esqueça de que não é sobre você, mas sobre Ele. Portanto, honre-O, ainda que tu sejas desonrado. 

E mantenha sempre a esperança neste dia maravilhoso que se aproxima: 

"Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou." (Apocalipse 19.7) 

Tu, noiva, já recebestes o vestido branco, sendo toda pura, linda, sem mácula. Seu Noivo está vindo. Esta é a sua alegria. Ele te serviu. Agora, sirva-O, sendo santa unicamente para Ele.

Rodrigo Caeté 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ninguém explica Deus? Uma análise "preto no branco"

Este texto é uma análise da música “Ninguém explica Deus”, da banda Preto no Branco. Esta música tem feito sucesso no meio gospel , e, como a maior parte da música evangélica atualmente, também tem influenciado bastante na teologia nacional. A questão que se levanta é: será que a teologia pregada (Lutero dizia que a música é a teologia cantada) – direta ou indiretamente – por meio dela está correta? Ela está explicando  acertadamente sobre Deus? Sendo sincero com os autores da letra, dá para entender o que eles estavam querendo dizer com esta música. Penso que a ideia é que, em última análise, nenhum ser finito e criado consegue por força própria c ompreender e explicar o SENHOR na Sua totalidade. Isso é um fato indiscutível! A questão é que entre o que se quer dizer e o que se diz pode haver um abismo gigantesco, e é aí que reside o problema! Em suma, a música congregacional existe para que todos, tanto a pessoa simples e menos culta, quanto a que tem um nível est

Santificação Psicológica e Rituais Evangélicos

No nosso arraial evangélico, sobretudo em momentos de retiro espiritual e encontros de casais, é comum depararmo-nos com um ritual chamado “culto da fogueira”. Quem nunca participou de um, não é mesmo? Esse ritual tem o objetivo psicológico de “queimar”, por assim dizer, os nossos pecados cometidos. Não ouso negar sua eficácia emocional, pois eu mesmo já “senti” que meus pecados foram expurgados na hora em que o bendito papel estava sendo queimado. Que momento psicologicamente maravilhoso e emocionante.  Além do “culto da fogueira”, recentemente me deparei também com o ritual “oração a Deus por meio do balão de gás”. A questão era simples: deveríamos escrever nossos pedidos de oração numa pequena folha de papel e colocar dentro de um balão, que seria inflado com gás e subiria “aos céus”. Não duvido que muitos, vendo aquele balão subindo até sumir da vista, sentem que suas orações chegam lá. Que estratégia emocional e psicológica magnífica! Bem, qual é o problema disso tudo? Tudo.  Assi

DA SÉRIE: LOUVORES HERÉTICOS - LINDO ÉS

Existem algumas músicas que falam do desejo de humilhação de quem canta. Geralmente é assim: "Eu quero me humilhar diante de Ti Senhor", ou algo parecido. O grande problema é que o pressuposto desse clamor é um estado natural de exaltação, o que é um equívoco ao se tratar de um ser humano. O único que de fato se humilhou aqui na terra foi Jesus Cristo. Quando Paulo fala em Filipenses que Ele se esvaziou de sua glória e se humilhou, em outras palavras o apóstolo está dizendo apenas uma coisa: ELE SE TORNOU HOMEM! Cristo não deixou os seus atributos divinos justamente porque ele continua sendo 100% Deus; o humilhar-se dele é o SER UM DE NÓS, HUMANO! O ponto é que ser humano já é um estado de humilhação! Já somos por natureza humilhados. Então, meu amigo querido, não existe a opção "quero me humilhar", a não ser que você seja Deus, o que não é o caso. O que existe é: "eu reconheço meu estado triste de humilhação!" Uma boa canção exige uma do