Pular para o conteúdo principal

Meu estômago me acusa: “eu sei que você anda ansioso”


Sua dor no estômago pode revelar um grave pecado contra Deus. Repare na palavra "pode", pois, com essa afirmação inicial, não se quer dizer que as dores físicas não devam ser tratadas medicamentosamente, e nem que toda dor física estomacal é fruto do pecado. Feita essa ressalva aos precipitados policiais linguísticos de plantão, vamos ao ponto central. 


Você já reparou que a Bíblia usa, vez por outra, a linguagem de certos órgãos do corpo para indicar algumas reações sentimentais? As que indicam o "coração" já são bem conhecidas do grande público, mas você já viu as sobre rins e entranhas, que apontam para as partes internas do abdômen, como intestino e estômago? 

"Ah, entranhas minhas, entranhas minhas! Estou com dores no meu coração! O meu coração se agita em mim. Não posso me calar; porque tu, ó minha alma, ouviste o som da trombeta e o alarido da guerra." (Jeremias 4.19) 

"E José apressou-se, porque as suas entranhas comoveram-se por causa do seu irmão, e procurou onde chorar; e entrou na câmara, e chorou ali." (Gênesis 43.30) 

"Mas a mulher, cujo filho era o vivo, falou ao rei (porque as suas entranhas se lhe enterneceram por seu filho), e disse: Ah! senhor meu, dai-lhe o menino vivo, e de modo nenhum o mateis. Porém a outra dizia: Nem teu nem meu seja; dividi-o." (1 Reis 3.26) 

"As minhas entranhas fervem e não estão quietas; os dias da aflição me surpreendem." (Jó 30.27) 

"Revesti-vos pois, como eleitos de Deus, santos, e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade;" (Colossenses 3.12) 

"Porque Deus me é testemunha das saudades que de todos vós tenho, em entranhável afeição de Jesus Cristo." (Filipenses 1.8) 

Há infindáveis textos, além dos já citados, que apontam o estômago como correlacionado com as emoções, como Salmos 22.14; Cantares 5.4; Jeremias 31.20; Lamentações 1.20; Filipenses 2.1; 1 João 3.17 

Essa forma de descrever os estados emocionais era muito comum na língua semítica dos judeus. O ponto era indicar as dores da alma no ser, e não poucas vezes essas dores eram sentidas no aspecto físico. Davi expressou isso muitas vezes nos salmos. Um exemplo é o Salmo 32.3: 

"Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia." 

A literalidade não pode nos enganar, pois não se diz de ossos reais, mas de sua estrutura física total que sentia a dor do pecado. Outros salmos apontam para palpitações do coração e ansiedades físicas, por exemplo. Mas, voltando, ao nosso tópico, o que as dores no estômago podem nos indicar? 

Deixarei, abaixo, uma citação do doutor e pregador, conhecido entre os reformados, Martyn Lloyd-Jones: 

"Posso ilustrar a mesma coisa nos domínios da medicina. O que se faz na medicina hoje - e deixem-me lembrar-lhes que há modas até na medicina - é falar sobre medicina psicossomática. Afinal, a profissão médica descobriu que o paciente propriamente dito é importante. Até recentemente o seu interesse parecia estar na doença ou em partes particulares do corpo humano, enquanto que o paciente mesmo era ignorado. Um homem ia a um médico e o médico só se interessava pelas dores de estômago como devidas, assim pensavam eles, a condições localizadas no estômago - acidez, etc. Nos meus dias de estudante, se me perguntassem qual a causa mais comum da dor de estômago, e eu dissesse, 'preocupação e angústia', achariam que havia algo errado comigo e rejeitariam a minha resposta como anticientífica. Mas agora descobriram que essa realmente é a resposta. O corpo humano e seu funcionamento não é só matéria física; sua mente é igualmente importante no contexto da sua saúde. A angústia, a preocupação, todas essas coisas fazem a mente enviar mensagens a partes do corpo..."¹ 

De fato, um dos bons avanços da medicina foi passar a tratar as nossas mazelas físicas a partir da integralidade do ser, sendo contemplados tanto os aspectos físicos quanto emocionais. Por isso, muitas doenças se enquadram na classe dos psicossomáticos. Uma delas é chamada de "gastrite nervosa", mas há outras correlacionadas que indicam que a raiz é a maldita ansiedade. Dito de forma clara, a maior parte de nossas dores do estômago apontam para um desequilíbrio emocional, dentre eles a angústia e ansiedade. Ora, não estaria o nosso estômago hasteando a bandeira do pecado ao indicar dor? Não seria uma forma de gemer através das entranhas? Por isso, podemos afirmar que nossa dor no estômago pode revelar um grave pecado contra Deus. 

Por que isso é grave? Não apenas porque, se não tratado, pode causar dores e problemas mais graves, mas, principalmente, porque pode indicar o estado de nossa alma. A ansiedade é uma louca tentativa de tomar o lugar de Deus, caminhando de mãos dadas com o orgulho. Vou explicar isso usando um texto bíblico: 

"Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós." (1 Pedro 5.6-7) 

Há uma ordem clara: "Humilhai-vos". Isso é dito a pessoas humildes ou orgulhosas? Obviamente, o foco é uma pessoa altiva e soberba. Por isso, a ordem para que haja uma humilhação. Mas o verso 6 não pode ser lido isoladamente. Pedro, no verso 7, nos mostra o "como". Esse verso 7 também não poder ser lido isoladamente. Há uma forte conexão gramatical, indicada pelo verbo no gerúndio: "lançando". Nesse sentido, teríamos a seguinte construção: "Humilhai-vos... lançando...". O ponto é que o apóstolo Pedro expressa um mandamento e indica o caminho para que se cumpra. Vamos à conclusão interpretativa: um orgulhoso deve se humilhar deixando de ser ansioso. Logo, a ansiedade é um fruto do orgulho. E qual o maior desejo do orgulhoso, senão o de ser Deus? Como ele não consegue, e percebe que o mundo não está em seu controle, fica ansioso com o futuro que ele não consegue dominar. Isso é um ataque feroz contra a soberania de Deus, e um desejo satânico de tomar o lugar do Senhor. Quais são os resultados? Lamento, ansiedade, angústia e, muitas vezes, gastrite. 

Consegue ver a relação? Consegue perceber o quanto as nossas dores no estômago podem revelar pecados graves? Repito que, mesmo que a raiz seja pecaminosa, o tratamento, em parte, é medicamentoso. Deus usa os meios naturais também para tratar desvios espirituais. Entretanto, além dos meios medicinais, mais urgente ainda é o reconhecimento da miséria da ansiedade. Quando o frio na barriga ousar nos derrubar, aceitemos a queda de nosso orgulho, ouvindo a poderosa voz do único Senhor: 

"Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra." (Salmo 46.10)

Notas 

1. LLOYD-JONES, Martyn. Por que prosperam os ímpios? Estudo no salmo 73. Editora PES, 1 Ed. p. 52.

Rodrigo Caeté 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ninguém explica Deus? Uma análise "preto no branco"

Este texto é uma análise da música “Ninguém explica Deus”, da banda Preto no Branco. Esta música tem feito sucesso no meio gospel , e, como a maior parte da música evangélica atualmente, também tem influenciado bastante na teologia nacional. A questão que se levanta é: será que a teologia pregada (Lutero dizia que a música é a teologia cantada) – direta ou indiretamente – por meio dela está correta? Ela está explicando  acertadamente sobre Deus? Sendo sincero com os autores da letra, dá para entender o que eles estavam querendo dizer com esta música. Penso que a ideia é que, em última análise, nenhum ser finito e criado consegue por força própria c ompreender e explicar o SENHOR na Sua totalidade. Isso é um fato indiscutível! A questão é que entre o que se quer dizer e o que se diz pode haver um abismo gigantesco, e é aí que reside o problema! Em suma, a música congregacional existe para que todos, tanto a pessoa simples e menos culta, quanto a que tem um nível est

Santificação Psicológica e Rituais Evangélicos

No nosso arraial evangélico, sobretudo em momentos de retiro espiritual e encontros de casais, é comum depararmo-nos com um ritual chamado “culto da fogueira”. Quem nunca participou de um, não é mesmo? Esse ritual tem o objetivo psicológico de “queimar”, por assim dizer, os nossos pecados cometidos. Não ouso negar sua eficácia emocional, pois eu mesmo já “senti” que meus pecados foram expurgados na hora em que o bendito papel estava sendo queimado. Que momento psicologicamente maravilhoso e emocionante.  Além do “culto da fogueira”, recentemente me deparei também com o ritual “oração a Deus por meio do balão de gás”. A questão era simples: deveríamos escrever nossos pedidos de oração numa pequena folha de papel e colocar dentro de um balão, que seria inflado com gás e subiria “aos céus”. Não duvido que muitos, vendo aquele balão subindo até sumir da vista, sentem que suas orações chegam lá. Que estratégia emocional e psicológica magnífica! Bem, qual é o problema disso tudo? Tudo.  Assi

DA SÉRIE: LOUVORES HERÉTICOS - LINDO ÉS

Existem algumas músicas que falam do desejo de humilhação de quem canta. Geralmente é assim: "Eu quero me humilhar diante de Ti Senhor", ou algo parecido. O grande problema é que o pressuposto desse clamor é um estado natural de exaltação, o que é um equívoco ao se tratar de um ser humano. O único que de fato se humilhou aqui na terra foi Jesus Cristo. Quando Paulo fala em Filipenses que Ele se esvaziou de sua glória e se humilhou, em outras palavras o apóstolo está dizendo apenas uma coisa: ELE SE TORNOU HOMEM! Cristo não deixou os seus atributos divinos justamente porque ele continua sendo 100% Deus; o humilhar-se dele é o SER UM DE NÓS, HUMANO! O ponto é que ser humano já é um estado de humilhação! Já somos por natureza humilhados. Então, meu amigo querido, não existe a opção "quero me humilhar", a não ser que você seja Deus, o que não é o caso. O que existe é: "eu reconheço meu estado triste de humilhação!" Uma boa canção exige uma do