Pular para o conteúdo principal

O choro de Jesus e a frieza nossa de cada dia


Há uma promessa divina de que, com o avanço da maldade, o amor de muitos esfriará (Mateus 24.12). Todavia, não se espera que, dentre esses "muitos", estejam os santos, visto ser o amor uma das expressões do fruto do Espírito (Gálatas 5.22). Como a própria expressão indica, esse fruto é um efeito natural da presença e atuação do Deus Espírito Santo. Então, poderíamos tristemente dizer, ou ao menos hastear uma interrogação, que não faz parte da família cristã aquele que não ama. O apóstolo João deixou bem claro que "aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor." (1 João 4.8). Dito tudo isso, minha reflexão, neste texto, vai ter como base os choros de Jesus como expressão de seu amor, para averiguarmos em que sentido temos imitado o capitão de nossa salvação. Conquanto os sentimentos e expressões de compaixão sejam apenas manifestações do amor, e não propriamente o amor, me valerei dessas afeições para aferir minimamente o nosso amor cristão. 


1) Jesus chorou. (João 11.35) 

Em um dos menores versículos da Bíblia se encontra uma das maiores expressões de amor. Jesus chorou, pois, como um homem completo na integralidade de seu ser, sentia o sofrimento dos seus mais próximos. A ocasião marcava a morte de seu amigo Lázaro, e, mesmo sabendo que iria ressuscitá-lo em breve, se comoveu diante do sofrimento de Marta e Maria: 

"Quando Maria chegou ao lugar onde estava Jesus, ao vê-lo, lançou-se-lhe aos pés, dizendo: Senhor, se estiveras aqui, meu irmão não teria morrido. Jesus, vendo-a chorar, e bem assim os judeus que a acompanhavam, agitou-se no espírito e comoveu-se. E perguntou: Onde o sepultastes? Eles lhe responderam: Senhor, vem e vê! Jesus chorou. Então, disseram os judeus: Vede quanto o amava." (João 11.34-36) 

A constatação final dos judeus é maravilhosa: "Vede quanto o amava.". A comprovação pública do amor do Senhor veio através de sua compaixão evidente em seu choro. Diz a Bíblia que houve uma agitação comotiva no espírito de Jesus. Seu interior ardeu de misericórdia e o resultado foram as lágrimas de compaixão. 

2) Vendo Jerusalém, Jesus chorou. (Lucas 19.41) 

Em um jumentinho, Jesus estava indo em direção a Jerusalém. A sua crucificação se aproximava, bem como as traições de seus discípulos e o enfrentamento da ira de seu Pai. Todavia, quando estava entrando em Jerusalém, não foi o aproximar de seu derradeiro sofrimento na cruz que o fez chorar. Cristo viu, com o olhos humanos, mas através das lentes da graça, a dor daquele povo. Jesus literalmente chorou: 

"Quando ia chegando, vendo a cidade, chorou e dizia: Ah! Se conheceras por ti mesma, ainda hoje, o que é devido à paz! Mas isto está agora oculto aos teus olhos. Pois sobre ti virão dias em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras e, por todos os lados, te apertarão o cerco; e te arrasarão e aos teus filhos dentro de ti; não deixarão em ti pedra sobre pedra, porque não reconheceste a oportunidade da tua visitação." (Lucas 19.41-44) 

No texto de Mateus 23.37, não aparece que Jesus chorou, mas é possível perceber a mesma comoção diante do estado degradante de Jerusalém : 

"Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vós não o quisestes!" 

Ah, Jerusalém, Jerusalém, o que fizeste para provocar profunda comoção em Cristo? Creio piamente que Jesus chorou não apenas porque a destruição desta cidade estava próxima, mas também porque ele enxergou a miséria que o pecado causa. Jesus viu a opressão do pecado e a dor de uma cidade, e se entristeceu. Ah, Jerusalém... Quantas vezes um chamado ao arrependimento lhe foi feito? Oh, Jerusalém que me lê, até quando não se voltará a Cristo? 

3) O choro do Getsêmani (Hebreus 5.7) 

Já sabemos que, em agonia, suando gotas de sangue (Lucas 22.44), Jesus passou pelo Getsêmani momentos antes da crucificação. Não nos é informado, explicitamente, que Cristo chorou, mas, diante de todo contexto, não é nem um pouco difícil de imaginar que isso tenha ocorrido. Por isso, creio que essa curta menção na carta aos Hebreus faça referência a um choro de Jesus naquela difícil ocasião: 

"Ele, Jesus, nos dias da sua carne, tendo oferecido, com forte clamor e lágrimas, orações e súplicas a quem o podia livrar da morte e tendo sido ouvido por causa da sua piedade," (Hebreus 5.7) 

Engana-se quem pensa que a agonia de Cristo se deveu ao medo da morte. Jamais o Senhor de nossa salvação se entregaria ao pavor da crucificação, enquanto muitos outros discípulos se lançariam ao mesmo estilo de morte, em regozijo e em paz, apenas porque estavam imitando também seu Senhor. Conforme indicado pelo próprio Cristo, sua agonia era referente ao Cálice da ira de seu Pai que estava se aproximando. Seu maior sofrimento na cruz nunca foi retratado por filme algum, pois dificilmente se coreografa o Deus Pai esmagando em ira Jesus Cristo. Portanto, seu lamento e agonia tinham como pano de fundo a punição do pecado que ele estava assumindo. Era este maldito pecado que estava, mais uma vez, fazendo Cristo chorar. Com lágrimas celestiais descendo pelo rosto de Jesus, deveríamos entender que cada pecado exige uma lágrima. 

É aqui que entra meu ponto de comparação com os cristãos a fim de concluirmos essa reflexão. Farei algumas perguntas e desejo que responda a si mesmo com bastante sinceridade: 

1) Você sente a dor de Deus diante do pecado?
2) Sua alma arde em agonia quando o pecado te dá uma rasteira?
3) Quando um irmão peca e cai, seu lamento é semelhante ao de Cristo diante de Jerusalém?
4) Você chora com os que choram?
5) Você consegue olhar para este mundo com as lentes da misericórdia e se estremecer como que está na pele de Cristo? 

Faço essas perguntas porque, infelizmente, não são poucos os cristãos atualmente que riem dos que caem, e choram quando um santo é abençoado. É a inversão do mandamento bíblico, que me fez achar que ou a maldade entorpeceu o amor ou é cada vez mais raro sentir a dor de Deus diante do pecado. Deus continua olhando para a terra e vendo o estado caótico causado pelo pecado, ao mesmo tempo em que continua a existir, na Escritura, um radical chamado a imitarmos a Deus. Que tal, caro cristão, se ainda não tem imitado o Cristo que chorou em lamento diante das mazelas do pecado, começar a ser um exímio imitador dAquele que chorou, indo para a Cruz, para que você pudesse sorrir com a graça da salvação?

Rodrigo Caeté

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ninguém explica Deus? Uma análise "preto no branco"

Este texto é uma análise da música “Ninguém explica Deus”, da banda Preto no Branco. Esta música tem feito sucesso no meio gospel , e, como a maior parte da música evangélica atualmente, também tem influenciado bastante na teologia nacional. A questão que se levanta é: será que a teologia pregada (Lutero dizia que a música é a teologia cantada) – direta ou indiretamente – por meio dela está correta? Ela está explicando  acertadamente sobre Deus? Sendo sincero com os autores da letra, dá para entender o que eles estavam querendo dizer com esta música. Penso que a ideia é que, em última análise, nenhum ser finito e criado consegue por força própria c ompreender e explicar o SENHOR na Sua totalidade. Isso é um fato indiscutível! A questão é que entre o que se quer dizer e o que se diz pode haver um abismo gigantesco, e é aí que reside o problema! Em suma, a música congregacional existe para que todos, tanto a pessoa simples e menos culta, quanto a que tem um nível est

Santificação Psicológica e Rituais Evangélicos

No nosso arraial evangélico, sobretudo em momentos de retiro espiritual e encontros de casais, é comum depararmo-nos com um ritual chamado “culto da fogueira”. Quem nunca participou de um, não é mesmo? Esse ritual tem o objetivo psicológico de “queimar”, por assim dizer, os nossos pecados cometidos. Não ouso negar sua eficácia emocional, pois eu mesmo já “senti” que meus pecados foram expurgados na hora em que o bendito papel estava sendo queimado. Que momento psicologicamente maravilhoso e emocionante.  Além do “culto da fogueira”, recentemente me deparei também com o ritual “oração a Deus por meio do balão de gás”. A questão era simples: deveríamos escrever nossos pedidos de oração numa pequena folha de papel e colocar dentro de um balão, que seria inflado com gás e subiria “aos céus”. Não duvido que muitos, vendo aquele balão subindo até sumir da vista, sentem que suas orações chegam lá. Que estratégia emocional e psicológica magnífica! Bem, qual é o problema disso tudo? Tudo.  Assi

DA SÉRIE: LOUVORES HERÉTICOS - LINDO ÉS

Existem algumas músicas que falam do desejo de humilhação de quem canta. Geralmente é assim: "Eu quero me humilhar diante de Ti Senhor", ou algo parecido. O grande problema é que o pressuposto desse clamor é um estado natural de exaltação, o que é um equívoco ao se tratar de um ser humano. O único que de fato se humilhou aqui na terra foi Jesus Cristo. Quando Paulo fala em Filipenses que Ele se esvaziou de sua glória e se humilhou, em outras palavras o apóstolo está dizendo apenas uma coisa: ELE SE TORNOU HOMEM! Cristo não deixou os seus atributos divinos justamente porque ele continua sendo 100% Deus; o humilhar-se dele é o SER UM DE NÓS, HUMANO! O ponto é que ser humano já é um estado de humilhação! Já somos por natureza humilhados. Então, meu amigo querido, não existe a opção "quero me humilhar", a não ser que você seja Deus, o que não é o caso. O que existe é: "eu reconheço meu estado triste de humilhação!" Uma boa canção exige uma do