Pular para o conteúdo principal

Audioerotização: um processo de putrefação escancarado

Um dos maiores avivamentos da história do cristianismo se deu no século XVI, a partir do dia 31 de outubro de 1517, quando o monge Martinho Lutero afixou suas famosas 95 teses na Capela de Wittenberg contra os excessos autoritários dos líderes da Igreja, sobretudo contra as famigeradas indulgências, a suposta venda de salvação como forma de enriquecimento às custas da mazela do povo. A partir desse marco histórico, a Reforma se espalhou por outros países e ganhou uma proporção universal de grande avivamento e visitação divina, trazendo luz, novamente, à salvação unicamente pela graça. Mas, afinal, o que tudo isso tem a ter com essa tal de audioerotização? Vejamos: 

Para Martinho Lutero, depois da Bíblia, a música era digna de altíssimo valor. Não foi sem razão que, como músico e compositor, usou a música para espalhar as principais doutrinas redescobertas durante o desenvolvimento da Reforma. Seguindo à risca o Salmo 119.54, "Os teus decretos são motivo dos meus cânticos", Lutero fez da música um meio poderoso de ensinar mais rapidamente a população simples a liberdade da doutrina da justificação pela fé, sem a necessidade das diabólicas indulgências. Em síntese, constata-se que a música foi o principal instrumento de difusão em longa escala dos ensinos bíblicos da Reforma. 

Hoje, mais de 500 anos depois, com o avanço da música, podemos constatar a mesma coisa no que tange ao seu poder doutrinador. Se, naquela época, os reformadores usaram-na para o desenvolvimento da doutrina cristã, atualmente ela é usada, secularmente, para o desensino na moral cristã, a propagação das paixões da carne, o louvor da bestialização sexual e para a atrofiação do que restou da intelectualidade, após quase duas décadas de desgoverno marxista. É sobre isso que desejo falar quando uso a expressão audioerotização como meio de emputrecer ainda mais essa juventude amasidada com as paixões passageiras desta terra. 

Eu tenho uma proposta prática para provar a minha tese. Adianto que não será nada agradável, como não foi para mim. Tu, caro leitor, terás que acompanhar alguns trechos das músicas mais tocadas neste ano de 2022 no Brasil. Eu tive o desprazer de ter que ouvir cada uma. Se, por algum momento, notar uma perda de qualidade em meus escritos (se há, obviamente), deve-se ao processo de atrofia intelectual que os poucos minutos ouvindo tais músicas me causou. Excessos à parte, não é brincadeira quando afirmo que, como uma anestesia, esse estilo de música que veremos abaixo vai moldando o nível intelectual de uma sociedade. 

Essa lista das mais ouvidas em 2022 foi tirada do site "Amazon Music". Eis o link na nota de fim. Garanto que você não ganha por perder.¹ 

1) "Dançarina", de MC Pedrinho e Pedro Sampaio: 

"Essa menina é o puro talento descendo... Mina gostosa, no beat ela encosta. Rebola no pique Anitta... Ah, ah-ah-ah, ah-ah-ah, doida pra sentar... Eu vou provocar, vou descer..." 

A imagem construída, objetivando a mulher, (curiosamente a Anitta que gosta de empoderar as feministas), remete ao sexo onde a mulher fica em cima do homem sentando. Não tem como eu escrever isso de outra forma menos baixa. Essa mulher ainda estaria provocando o homem com seu corpo. Nesta música, há algo que provoque meditação, contemplação, desenvolvimento intelectual, etc? Não. Qual a única temática? Sexo e objetificação da mulher. 

2) "Envolver", de Anitta: 

"... Faz um tempinho que quero te pegar... Não fico muito tempo solteira. Me aproveite agora... Sei que vamos nos pegar e você vai voltar. Rebolando gostoso contra a parede... Bebendo e fumando... E em cinco minutos, você vai gozar... Sexo e álcool. O que acontece aqui, fica aqui..." 

Não foram poucos os supostos artistas da música pop que comemoraram o fato de esta música ter figurado em primeiro lugar na lista das mais tocadas no Spotify neste ano de 2022. É evidente que não houve fraude. Mas deixemos esse assunto para outra hora. O objetivo aqui é acompanhar o ensino desse música. "Ah, mas essas músicas não me ensinam nada. Eu sou bem grandinho para decidir sobre minha vida, e sobre o que me influencia ou não". A maior prova de que pessoas que dizem isso já foram fisgadas pelo emburrecimento cultural se evidencia nesse próprio discurso. Quantos batons (chocolate) foram vendidos durante aquela intrigante propaganda repetitiva "compre batom. Compre batom"? Muitos. Por que o canal televisivo SBT é famoso por pôr, ainda que rapidamente, mas de forma repetiva, a propaganda da Jequiti? Porque todos os profissionais do marketing sabem que o ser humano aprende (ou desaprende) a partir da repetição ou da insistência. Com relação às músicas, quantos de nós cantamos inconscientemente muitas baboseira só porque ouvimos essas músicas em nosso ambiente de trabalho o dia todo? Entenda isso: essas músicas podem não te ensinar nada, mas moldam, silenciososamente, sua impureza moral. Você sabe disso! 

Voltando à degradante música da Anitta, quantas crianças dançaram e cantaram, muitas vezes sem entender o espanhol, que "em cinco minutos, você vai gozar"? Não se engane: essas músicas estão acabando com a pureza infantil. As nossas crianças estão sendo expostas, diariamente, a esse estilo degradante, sobretudo através das sensuais dancinhas de TikTok. 

Por fim, quanto à música da Anitta, apenas mais um exemplo de amor às mais baixas paixões carnais. É sexo sobre sexo. 

3) "Down, Down, Down (Desce, desce, desce), de Ludmilla: 

"Ele é obcecado por mim, por mim (oh, sim, oh, sim)...É que hoje sim, eu to facin, facin (oh, sim, oh, sim). Rebolo na cara do pai. E você pede mais. Dessa preta gostosa (oh, oh)... ter essa preta aqui é mó satisfação. Ela embala lentamente, dá palinha sentando, só mete tesão..." 

Mulher como objeto, audioerotização, sexo, luxúria, degradação sem fim. Vamos para a próxima. 

4) "Não vou te bloquear", de Mc Don Juan: 

"Oi, só pra tu me ver beber

Só pra tu me ver beijar

Não vou te bloquear

Não vou te bloquear

Oi, só pra tu me ver feliz

Pra me ver te superar

Não vou te bloquear

Tu vai chorar, ah-ah, vai chorar, ah-ah

(Escuta, vai, carai')" 

Não tem sexo? Não explícito, mas essa é mais uma música cuja referência é o prazer da vida libertária. Em síntese, é a publicização de uma pseudo vingança, diante de um fim de um relacionamento, com apenas um objetivo: "olha, estou bem sem você." Sabe aquela necessidade de provar que superou a perda de um relacionamento? Na verdade, o que há aqui é a implícita banalização da relação a dois e do sexo para a glória de Deus. É a curtição de várias relações. Se uma não deu certo, partir para a próxima é a solução, sem nenhum lamento diante da perda da antiga relação. O que se ensina às crianças? A normalização das relações descartáveis. Não nos assustemos, depois, se a próxima geração prostituir suas relações. 

5) "Galopa", de Pedro Sampaio: 

"Eu to querendo relembrar a tua sentada

No meu colo devagar

Descendo e subindo, depois tu galopa

Eu sei que tu gosta..." 

Tem refrão que emula mais o ato sexual que esse? Sentada, descendo e subindo, e depois galopando. Enquanto eu escrevo, ouço, em uníssono, uma família inteira cantando essa música. Todos estão alegres, provavelmente bêbados, e embebecidos da dessensibilização maligna quanto ao que é prudente ou não para uma criança cantar. É a banalização do que antes era vulgar. É a normalização da bestialidade. É sexo sobre sexo! 

6) "No chão novinha", de Anitta e Pedro Sampaio: 

"Especialmente pra todas elas

Fiz esse beat só pra ver elas

Descendo, descendo, descendo

No chão, novinha, novinha, novinha, novinha... Joga a bunda pra trás 

Vou jogar na tua cara

De quatro, sei que tu gosta (joga, vai!)

Posso rebolar de frente

Posso rebolar de costas

Dançando eu te provoco

Quеro ver se tu aguenta

Sеquência de love, love

Sequência de senta, senta

Pedro Sampaio, vai!

Joga pra mim, olha pra trás

Tá gostosin'? Eu quero mais!”

É um ato sexual cantado, e em detalhes audioerotizados. É um progresso, ou regresso, de sexualização até se atingir o orgasmo ilusório da fama e do prazer superficial e, com o perdão da redundância, rapidamente passageiro, vindo, após, o mais profundo remorso e abismo existencial. No fim, como diz a letra, todos ficam realmente "no chão", mas distantes das câmeras, em seus claustros carente de luz, de tipo, e com não pouco choro que se mistura com a poeira do chão sujo, que simboliza a sujeira interior de quem conclui sua existência apenas no sexo. 

7) "Que rabão", de Anitta: 

"Ah, apaixonado (jura?) (Papatinho)

Que raba, que rabão

Que raba, que rabão (vai sentando)

Joga na minha cara, mutcho louca, que belleza

Já que eu tô gostosa, cosa linda, que princesa

Rebolei delícia, ui, tô acesa

Eu sou sua rainha, mas gosto de safadeza

Hoje eu tô doida pra seduzir

(Vai, vai, vai) vai sentando

Para, empina, joga o cabelo

Deslizando

Rebolando daquele jeito

Que eu tô gostando" 

As músicas da Anitta parecem todas idênticas. Todas falam de "sentar", fazem referência a rebolar a bunda, falam de sedução, de objetificação da mulher e de muito sexo. É um louvor a libertinagem do prazer. Mais uma vez, sexo sobre sexo. 

8) "Cancelaram o Carnaval", de Pocah: 

"Cancelaram o carnaval

Todo mundo entrou em desespero

Eu sofri, eu fiquei mal

Mas aí lembrei

Que a putaria é liberada o ano inteiro

Aqui é toma, toma

Bebê, não se apaixona

Hoje vai rolar furdunço

Aqui vai virar zona

Aqui é toma, toma

Não fica triste não

Cancelaram a folia

Mas eu tenho a solução

'Tá tristinho porque não vai ter bloquinho?

Então vem curtir o carnaval no meu quartinho

Maldade na putaria, rainha do vulco vulco

No quesito fantasia, ela deixou o pai maluco

Rebola, abaixa e trava

Levanta que eu te catuco

Desce, desce, pro teu tchuco" 

Há alguma diferença para as musicas anteriores? Pouparei o leitor de uma análise prolixa dessa letra, porque parecem todas iguais. Todas exaltam a luxúria sexual. 

9) "Amiga", de Lara Silva: 

"Amiga, deve ser difícil ser você

No espelho, até você deve se querer

Gostosa, toda linda nesse batonzão vermelho

Conta aqui pra gente como é

Amiga, tá de sacanagem, olha esse cabelo

Cê chega chegando, tá maravilhosa

Quem não te conhece fica até com medo

Olha o monumento de mulher

Bora beber, beijar, mas eu não beijo qualquer um

Tchaqui-tchaqui, bum-bum

Bora beber, beber, beijar o chão, mas com o bumbum

Tchaqui-tchaqui, bum-bum" 

Confesso que, quando li o titulo da música e nome desconhecido dessa cantora, até tive alguma esperança de algo diferente. Mas o que vimos foi mais um apelo à prostituição do "bumbum". É sexo sobre sexo, e mentes cada vez mais poluídas e ejaculando a podridão do coração. 

Por fim, a décima mais ouvida: 

10) "Socadona", de Ludmilla: 

"Toma, toma, toma, toma, toma 

Socadona

Toma, toma, só sentadona

Uma sarrada, duas sarradas

Três sarradas, quatro (ei)

Sexy Ludmilla, vai Tatiana

Mexe esse raba na pista de dança

Desce até o chão e balança essa raba

Balança, balança, opa, balança

DJ Snake chamou Ludmilla e a putaria já tá liberada

Vem cá novinha, toda safadinha

Tu ouve esse som e já fica molhada

Dá uma sentada, sentada braba

Toma, toma, tira a roupa que nós vamos suar

Toma, toma, se o carinha meter, eu te deixo brincar

Toma, toma, tira a roupa que nós vamos suar

Toma, toma, um pouquinho da Mariah e você vai pirar" 

Essa letra chega ao ápice de apontar para o ato de a mulher ficar molhada. Prefiro me abster de quelquer outra análise específica. Creio que o leitor já entendeu o teor de todas as músicas. 

O que podemos concluir de tudo isso? Quero começar respondendo com outra pergunta: por que músicas assim fazem sucesso? Creio que elas encontram clientela na população carente de satisfação de suas próprias luxúrias, mas precisam de incentivadores culturais. Então, escolhem a música audioerotizada como instrumento de liberação pessoal dos instintos mais depravados. Portanto, músicas assim casam-se com mentes divorciadas da sanidade moral, mas em busca de alguém que diga apenas um "pode sentar". 

Numa contraposição absurda, enquanto Lutero ensinava a Palavra de Deus por meio da música, as Anittas atuais ensinam a "rebolar a raba". Enquanto muitos de nós assistimos insensivelmente ao avanço da audioerotização, achando que "nada tem a ver", as Anittas continuam a compor as novas e criativas letras sobre sexo. Não há dúvida de que Satã já descobriu o caminho para estimular a perversão de cada um, e se mostrará extremamente diligente no processo de inspiração musical em seus filhos compositores. 

Não quero terminar esse texto sem indicar um caminho aos meus leitores. Preciso dizer que muitos de vocês necessitam voltar a respirar ares críticos, para que voltem à sensibilização perdida diante de tanta erotização. Precisam avaliar o que ouvem e cantam. Precisam filtrar o que entra no lar de vocês e o que seus filhos ouvem. E precisam não temer ousar ir contra a normalização do sexo explícito por meio da música. O ensino de nossos filhos depende também desse belo e importante meio de adoração ao Senhor e ensino dos bons costumes, da moral cristã, dos valores superiores e das doutrinas sagradas. Nada melhor que ter a música ao nosso lado e poder ter um filho como o Isaac Watts, o maior hinólogo inglês que, aos 7 anos de idade, escreveu esse profundo poema: 

“Sou um pedaço de terra vil e poluído;

Assim desde o berço tenho permanecido; 

Embora jeová venha graça diária dar,

É certo que Satanás irá me enganar.

Vem, pois, ó Senhor, de suas garras me livrar.

No Teu sague, ó Cristo, renova-me

E Tua graça divina outorga-me.

Sonda, pois, os cantos do meu coração e prova-me, 

Que em todas as coisas eu esteja apto a fazer

Serviço a Ti, e também Teus louvores render.”²


Nota 

1. Disponível em <https://music.amazon.com.br/playlists/B09M7JF91Z?ref_=dmm_acq_mrn_p_ds_z_-m_c_580948086685_g_126365645257> 

2. Para saber mais sobre Isaac Watts, leia o meu artigo atraves do seguinte link <https://rodrigocaete.blogspot.com/2022/02/teologia-tambem-e-para-crianca.html?m=1>


Rodrigo Caeté

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ninguém explica Deus? Uma análise "preto no branco"

Este texto é uma análise da música “Ninguém explica Deus”, da banda Preto no Branco. Esta música tem feito sucesso no meio gospel , e, como a maior parte da música evangélica atualmente, também tem influenciado bastante na teologia nacional. A questão que se levanta é: será que a teologia pregada (Lutero dizia que a música é a teologia cantada) – direta ou indiretamente – por meio dela está correta? Ela está explicando  acertadamente sobre Deus? Sendo sincero com os autores da letra, dá para entender o que eles estavam querendo dizer com esta música. Penso que a ideia é que, em última análise, nenhum ser finito e criado consegue por força própria c ompreender e explicar o SENHOR na Sua totalidade. Isso é um fato indiscutível! A questão é que entre o que se quer dizer e o que se diz pode haver um abismo gigantesco, e é aí que reside o problema! Em suma, a música congregacional existe para que todos, tanto a pessoa simples e menos culta, quanto a que tem um nível est

Santificação Psicológica e Rituais Evangélicos

No nosso arraial evangélico, sobretudo em momentos de retiro espiritual e encontros de casais, é comum depararmo-nos com um ritual chamado “culto da fogueira”. Quem nunca participou de um, não é mesmo? Esse ritual tem o objetivo psicológico de “queimar”, por assim dizer, os nossos pecados cometidos. Não ouso negar sua eficácia emocional, pois eu mesmo já “senti” que meus pecados foram expurgados na hora em que o bendito papel estava sendo queimado. Que momento psicologicamente maravilhoso e emocionante.  Além do “culto da fogueira”, recentemente me deparei também com o ritual “oração a Deus por meio do balão de gás”. A questão era simples: deveríamos escrever nossos pedidos de oração numa pequena folha de papel e colocar dentro de um balão, que seria inflado com gás e subiria “aos céus”. Não duvido que muitos, vendo aquele balão subindo até sumir da vista, sentem que suas orações chegam lá. Que estratégia emocional e psicológica magnífica! Bem, qual é o problema disso tudo? Tudo.  Assi

DA SÉRIE: LOUVORES HERÉTICOS - LINDO ÉS

Existem algumas músicas que falam do desejo de humilhação de quem canta. Geralmente é assim: "Eu quero me humilhar diante de Ti Senhor", ou algo parecido. O grande problema é que o pressuposto desse clamor é um estado natural de exaltação, o que é um equívoco ao se tratar de um ser humano. O único que de fato se humilhou aqui na terra foi Jesus Cristo. Quando Paulo fala em Filipenses que Ele se esvaziou de sua glória e se humilhou, em outras palavras o apóstolo está dizendo apenas uma coisa: ELE SE TORNOU HOMEM! Cristo não deixou os seus atributos divinos justamente porque ele continua sendo 100% Deus; o humilhar-se dele é o SER UM DE NÓS, HUMANO! O ponto é que ser humano já é um estado de humilhação! Já somos por natureza humilhados. Então, meu amigo querido, não existe a opção "quero me humilhar", a não ser que você seja Deus, o que não é o caso. O que existe é: "eu reconheço meu estado triste de humilhação!" Uma boa canção exige uma do