Pular para o conteúdo principal

Teologia Também é Para Criança

Isaac Watts, provavelmente o maior hinólogo que a Inglaterra já teve, causou uma espécie de vergonha em mim. Isso porque dei uma rápida olhada em sua história e me deparei com uma criança já usada por Deus de forma surpreendente. Aos 7 anos de idade eu nem mesmo me reconhecia como gente, e nem Deus como um Soberano Salvador. Pois é, com apenas 7 anos, esse compositor de belas poesias escreveu o seguinte:

“Sou um pedaço de terra vil e poluído;

Assim desde o berço tenho permanecido; 

Embora jeová venha graça diária dar,

É certo que Satanás irá me enganar.

Vem, pois, ó Senhor, de suas garras me livrar.

No Teu sague, ó Cristo, renova-me

E Tua graça divina outorga-me.

Sonda, pois, os cantos do meu coração e prova-me, 

Que em todas as coisas eu esteja apto a fazer

Serviço a Ti, e também Teus louvores render.”

Isaac Watts foi um conhecido hinólogo, um espetacular poeta, que nasceu em 17 de julho de 1674, em Southampton, Inglaterra. Ao mesmo tempo em que sua história nos deixa de certa forma constrangido, ela é também um encorajamento para que todo cristão se entregue a Deus desde a idade mais tenra. Deixo para o leitor, como indicação, a maravilhosa obra de Douglas Bond intitulada “O Encanto Poético de Isaac Watts”, da conhecida série da editora Fiel "Um Perfil de Homens Piedosos". Tenho certeza que o leitor irá se encantar com a bela história desse brilhante menino.

No que concerne ao seu poema, já nessa idade Isaac Watts ensina a muito ancião de igreja a ter  uma visão correta de si mesmo e da humanidade:   “Sou um pedaço de terra vil e poluído". Existem muitas pessoas com mais de 50 anos que ainda não tiveram uma visão tão exaltada de Deus e,   consequentemente, tão rebaixada do homem,   quanto Isaac teve. É inacreditável constatar que a grande maioria dos adultos de nossa época, comparada ao Watts de 7 anos, sequer se aproximou da maturidade espiritual dessa criança. O contexto deste poema de Watts pode te deixar ainda mais chocado e perplexo: ele foi   escrito em meio a muita pressão e desconfiança   de seus pais.

Conta a história que, certa vez, Sarah, a mãe de Watts, encontrou alguns poemas escritos e perguntou ao filho se eram dele. Apesar de ele responder afirmativamente, sua mãe duvidou que uma criança pudesse escrever poesias com tamanho grau de profundidade e tamanha visão de Deus. Para tirar a dúvida, sua mãe teve uma ideia brilhante, e pediu para que Issac, na frente  dela, se sentasse na cozinha e escrevesse um poema. Em poucos minutos, Isaac Watts escreveu este poema já citado no início deste texto. Mais impressionante ainda é saber que ele escreveu não apenas em forma de rima, mas também em forma de acróstico de seu nome. Isto é, cada início de verso começava com uma letra de seu nome. Impressionante! Para que o leitor veja essa obra de arte, deixarei abaixo a versão original em inglês. Reparem nas iniciais negritadas de cada frase: 

I am a vile polluted lump of Earth; 

So I've continued since my birth; 

Although Jehovah grace does daily give me,   sure this monster Satan will deceive me. 

Come, therefore, Lord, from Satan's claws relie 

ve me. 

Wash me in Thy blood, O Christ, 

And grace divine impart, 

Then search and try the corners of my heart, 

That lin all things may be fit to do   

Service to Thee, and sing Thy praises too.

Meu objetivo ao escrever este pequeno texto não é apenas tornar pública minha perplexidade diante de Watts, nem mesmo causar espanto em alguns adultos que se sentirem imaturos perante esta criança Watts, mas perguntar aos pais e também às crianças o seguinte: o que as nossas crianças têm feito aos 7 anos de idade? 

Certamente que não concordo com a ideia de que devemos tornar nossas crianças em adultos em miniaturas. Por outro lado, também não desejo que sejam sempre subestimadas diante da profundidade do Evangelho. Não são poucas as pesquisas que compravam o alto número de conversão ao Evangelho enquanto crianças. Acredito que assim como elas podem ser trazidas por Cristo a Deus ainda numa idade tenra, da mesma forma podem compreender temas profundos da nossa fé. Creio que já passou da hora de ensinarmos teologia pesada desde cedo para os nossos pequenos.

Teologia Também é para Criança 

Não podemos mais admitir uma geração de crianças midiatizadas e tecnologizadas para o  lago mal da ociosidade. Estes avanços têm seus  pontos positivos, mas o excesso dos mesmos tem idiotizado teologicamente as crianças, acarretando em cristãos adultos medíocres e melindrosos diante do verdadeiro Evangelho. A triste conclusão é a de que quando esta criança cresce longe do profundo Evangelho e chega à  idade adulta, muitas afirmações teológicas que deveriam ser normais para elas acabam  chocando e causando reações avessas à verdadeira fé. 

O que é a Escritura Sagrada para o seu filho? Como ele enxerga a Deus e a humanidade? Será que ele é incentivado a pensar sobre essas coisas ou está apenas diante das mídias e dos videogames? O seu filho de 7 anos de idade não tem a capacidade de, num culto público, ouvir a mensagem do Evangelho? Ele precisa mesmo de seu “cultinho” adaptado porque ele não é capaz de entender as mais profundas verdades da Bíblia? Precisa mesmo apenas ficar ouvindo historinhas bíblicas e aprendendo sobre moralismos? Meu apelo é que você não faça mais essa maldade com seu filho. Não roube dele a preciosidade do Evangelho.

Teologia Também é para Criança

Lembre-se que seu filho não é seu, mas um empréstimo temporário de Deus a você. E, diante disso, mais uma pergunta deve fazer você pensar profundamente: como você tem cuidado do que é dEle? Tem dedicado seu filho a Deus ou o tem entregue ao mundo competitivo e globalizado para que ele desde cedo possa ganhar o pão de cada dia e ser alguém na vida?

Dê esse texto para seu filho de 7 anos ler. Ele precisa ler isso. Dê uma Bíblia a ele para que o mesmo possa lê-la regularmente, de Gênesis a Apocalipse; mas faça um favor ao mesmo: não dê aquelas bíblias em quadrinhos ou de desenhos. Dê a Sagrada Escritura mesmo, ainda que tenham algumas ilustrações. Não há problemas em ilustrações e modelos de Bíblia em formato lúdico. Mas deve conter a Palavra completa, do início ao fim.

Ensine-o a orar e a clamar em prantos pela presença de Deus. Cedo ele aprenderá a sair mancando após as lutas com Deus, mas estará próximo dEle!

Finalmente, ensinemos nossas crianças a se odiar e a se considerar desde o nascimento como “um pedaço de terra vil e poluído”. Fiquemos fartos do evangelho da autoestima e do coach. Precisamos de uma visão rebaixada do homem, e esta visão deve vir desde cedo, desde bebê. Esse Evangelho centrado em Cristo e na misericórdia dEle é tudo o que uma criança precisa ter a fim de clamar diante do trono da graça por misericórdia.

Rodrigo Caeté 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ninguém explica Deus? Uma análise "preto no branco"

Este texto é uma análise da música “Ninguém explica Deus”, da banda Preto no Branco. Esta música tem feito sucesso no meio gospel , e, como a maior parte da música evangélica atualmente, também tem influenciado bastante na teologia nacional. A questão que se levanta é: será que a teologia pregada (Lutero dizia que a música é a teologia cantada) – direta ou indiretamente – por meio dela está correta? Ela está explicando  acertadamente sobre Deus? Sendo sincero com os autores da letra, dá para entender o que eles estavam querendo dizer com esta música. Penso que a ideia é que, em última análise, nenhum ser finito e criado consegue por força própria c ompreender e explicar o SENHOR na Sua totalidade. Isso é um fato indiscutível! A questão é que entre o que se quer dizer e o que se diz pode haver um abismo gigantesco, e é aí que reside o problema! Em suma, a música congregacional existe para que todos, tanto a pessoa simples e menos culta, quanto a que tem um nível est

Santificação Psicológica e Rituais Evangélicos

No nosso arraial evangélico, sobretudo em momentos de retiro espiritual e encontros de casais, é comum depararmo-nos com um ritual chamado “culto da fogueira”. Quem nunca participou de um, não é mesmo? Esse ritual tem o objetivo psicológico de “queimar”, por assim dizer, os nossos pecados cometidos. Não ouso negar sua eficácia emocional, pois eu mesmo já “senti” que meus pecados foram expurgados na hora em que o bendito papel estava sendo queimado. Que momento psicologicamente maravilhoso e emocionante.  Além do “culto da fogueira”, recentemente me deparei também com o ritual “oração a Deus por meio do balão de gás”. A questão era simples: deveríamos escrever nossos pedidos de oração numa pequena folha de papel e colocar dentro de um balão, que seria inflado com gás e subiria “aos céus”. Não duvido que muitos, vendo aquele balão subindo até sumir da vista, sentem que suas orações chegam lá. Que estratégia emocional e psicológica magnífica! Bem, qual é o problema disso tudo? Tudo.  Assi

DA SÉRIE: LOUVORES HERÉTICOS - LINDO ÉS

Existem algumas músicas que falam do desejo de humilhação de quem canta. Geralmente é assim: "Eu quero me humilhar diante de Ti Senhor", ou algo parecido. O grande problema é que o pressuposto desse clamor é um estado natural de exaltação, o que é um equívoco ao se tratar de um ser humano. O único que de fato se humilhou aqui na terra foi Jesus Cristo. Quando Paulo fala em Filipenses que Ele se esvaziou de sua glória e se humilhou, em outras palavras o apóstolo está dizendo apenas uma coisa: ELE SE TORNOU HOMEM! Cristo não deixou os seus atributos divinos justamente porque ele continua sendo 100% Deus; o humilhar-se dele é o SER UM DE NÓS, HUMANO! O ponto é que ser humano já é um estado de humilhação! Já somos por natureza humilhados. Então, meu amigo querido, não existe a opção "quero me humilhar", a não ser que você seja Deus, o que não é o caso. O que existe é: "eu reconheço meu estado triste de humilhação!" Uma boa canção exige uma do