Pular para o conteúdo principal

E se você também tiver que morrer na fé sem ver?

 

A teologia da prosperidade deturpou a cosmovisão cristã de muitos atualmente. Sejam os coachs, os teólogos mais pentecostais ou os famosos influenciadores digitais, a grande maioria propaga um evangelho vitorioso, cujo sofrimento tem sido deixado de lado como efeitos pecaminosos ou demoníacos, mas nunca santificadores. 

Certamente, não nego a vida vitoriosa que Jesus nos dá. Somos mais do que vencedores por Seus méritos substitutivos. Isso é um fato que devemos desfrutar, pois as bênçãos espirituais das regiões celestiais estão disponíveis para todo eleito. Na presença dEle há delícias perpetuamente, e plenitude de alegria. Há muito deleite nEle por todas as bênçãos imerecidas, como saúde, emprego, família, renda, amigos, comunhão dos santos, etc. Se tivermos que indagar ao Senhor por alguma coisa, não deve ser pelas supostas ausências, mas por sua constrangedora graça abundante a tão pecadores como nós. 

Diante disso, e com essa cosmovisão corrigida, permita-me colocar duas perspectiva sobre nossas esperanças em Deus. Vejam esses 2 textos bíblicos abaixo. 

"Eu creio que verei a bondade do Senhor na terra dos viventes. Espera pelo Senhor , tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo Senhor." (Salmo 27.13-14) 

"Todos estes morreram na fé, sem ter obtido as promessas; vendo-as, porém, de longe, e saudando-as, e confessando que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra." (Hebreus 11.13) 

Davi, em poucas palavras, nos ensinou a ordem certa: crer para ver (Eu creio que verei a bondade do Senhor na terra dos viventes.) Ele manifestou sua fé em Deus mesmo não vendo a bondade buscada diante do contexto de suas necessidades. E ainda encerrou seu Salmo de forma tão bela, trazendo tanta esperança a todos nós: "Espera pelo Senhor , tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo Senhor." Ora, não é isso um ânimo frente as nossas lutas pessoais por perseverança? Espere também em Deus. Tenha bom ânimo. Não deixe seu coração azedar, mas o fortifique na Palavra. Creia para depois poder ver.

Entretanto, e se você também tiver que morrer na fé sem ver? Hebreus está na Bíblia tanto quanto Salmos. Obviamente, não há qualquer variação de contradição nas Escrituras. O que há é a soberana atuação divina em cada caso específico, sempre com amor, bondade e sabedoria, através da qual Deus tem guiado a história para um fim glorioso a Si mesmo e alegre aos seus eleitos. Para alguns, Ele determinou a graça da salvação e muitas bênçãos visíveis aqui na terra. Mas para outros, Ele predestinou a mesma graça da salvação, mas com uma vida de extrema cegueira quanto às bênçãos físicas. Estes são menos amados por isso? Evidentemente que não. Para estes, segundo o apóstolo, há um eterno peso de glória, acima de toda comparação. Sendo o sofrimento seu companheiro constante, certamente a graça que basta estaria sempre presente. 

Aqueles descritos em Hebreus 11, os "heróis da fé", estavam aguardando a promessa futura das bênçãos prometidas, do reino messiânico. Eles receberam um gracioso vislumbre, mas morreram sem tatearem essa promessa. Muitos padeceram severamente. Não foram poucos decapitados e não são poucos os que atualmente são queimados vivos e brutalmente assassinados. Ora, qual a sua dor? Longe de querer relativizar o sofrimento de cada um, pois sei que cada dor é gigante para quem sente, desejo apenas fazê-lo refletir sobre suas esperanças e a forma como tem encarado a ausência temporária de Deus com suas "bênçãos físicas esperadas". E se realmente você também tiver que morrer na fé sem ver? Tudo bem para você? Morrerá com sua fé firme? Ou mostrará, com o tempo, que seu amor era pelas bênçãos? 

Você precisa se desintoxicar dessa falsa teologia que prega que "tudo dará certo". Mas o que é esse "certo"? É segundo o que pensamos? Deus ama tanto seus filhos que tem dado a muitos a benção do sofrimento, dos sonhos interrompidos, das tragédias sem fim, das perdas e abandonos, da ausência da saúde, das traições, do desemprego, das mortes, etc, etc. E tudo isso tem sido para tais cristãos a graça da imitação de Cristo, que muito padeceu. Tudo bem para você se parecer com o Cristo Sofredor? Ou está atrás apenas do Cristo vitorioso pós-ressurreição? 

Esse texto não tem o objetivo de te desanimar na caminhada cristã. Eu não sei a sorte divina pra sua vida. Não sei se você se encaixa na situação do Salmo 27 ou na de Hebreus 11. Nem você sabe direito, pois não conhece o futuro. Até o presente momento, tu estás em um dos 2 textos, mas em breve isso pode mudar, podendo ser para sempre ou não. A pergunta continua: você está preparado? E se você também tiver que morrer na fé sem ver? 

Convido-te a expressar todo seu amor ao Senhor, mesmo que esteja tudo tão nebuloso a sua volta, e não consiga enxergar direito a provisão divina. Preciso sim dizer que talvez, tal como o santo do Salmo 88, bem como também muitos outros santos na história da igreja, tu tenha que andar ao lado do sofrimento do início ao fim da sua vida. Se for isso, quero muito te encorajar dizendo que a graça do Senhor sempre irá bastar. Ele certamente é bom, e estará sempre presente, muito próximo, da vida desses santos amados. Siga firme e nunca pare, pois se tiver que morrer sem ver, ao menos morra firme na fé. 

Rodrigo Caeté 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ninguém explica Deus? Uma análise "preto no branco"

Este texto é uma análise da música “Ninguém explica Deus”, da banda Preto no Branco. Esta música tem feito sucesso no meio gospel , e, como a maior parte da música evangélica atualmente, também tem influenciado bastante na teologia nacional. A questão que se levanta é: será que a teologia pregada (Lutero dizia que a música é a teologia cantada) – direta ou indiretamente – por meio dela está correta? Ela está explicando  acertadamente sobre Deus? Sendo sincero com os autores da letra, dá para entender o que eles estavam querendo dizer com esta música. Penso que a ideia é que, em última análise, nenhum ser finito e criado consegue por força própria c ompreender e explicar o SENHOR na Sua totalidade. Isso é um fato indiscutível! A questão é que entre o que se quer dizer e o que se diz pode haver um abismo gigantesco, e é aí que reside o problema! Em suma, a música congregacional existe para que todos, tanto a pessoa simples e menos culta, quanto a que tem um nível est

Santificação Psicológica e Rituais Evangélicos

No nosso arraial evangélico, sobretudo em momentos de retiro espiritual e encontros de casais, é comum depararmo-nos com um ritual chamado “culto da fogueira”. Quem nunca participou de um, não é mesmo? Esse ritual tem o objetivo psicológico de “queimar”, por assim dizer, os nossos pecados cometidos. Não ouso negar sua eficácia emocional, pois eu mesmo já “senti” que meus pecados foram expurgados na hora em que o bendito papel estava sendo queimado. Que momento psicologicamente maravilhoso e emocionante.  Além do “culto da fogueira”, recentemente me deparei também com o ritual “oração a Deus por meio do balão de gás”. A questão era simples: deveríamos escrever nossos pedidos de oração numa pequena folha de papel e colocar dentro de um balão, que seria inflado com gás e subiria “aos céus”. Não duvido que muitos, vendo aquele balão subindo até sumir da vista, sentem que suas orações chegam lá. Que estratégia emocional e psicológica magnífica! Bem, qual é o problema disso tudo? Tudo.  Assi

DA SÉRIE: LOUVORES HERÉTICOS - LINDO ÉS

Existem algumas músicas que falam do desejo de humilhação de quem canta. Geralmente é assim: "Eu quero me humilhar diante de Ti Senhor", ou algo parecido. O grande problema é que o pressuposto desse clamor é um estado natural de exaltação, o que é um equívoco ao se tratar de um ser humano. O único que de fato se humilhou aqui na terra foi Jesus Cristo. Quando Paulo fala em Filipenses que Ele se esvaziou de sua glória e se humilhou, em outras palavras o apóstolo está dizendo apenas uma coisa: ELE SE TORNOU HOMEM! Cristo não deixou os seus atributos divinos justamente porque ele continua sendo 100% Deus; o humilhar-se dele é o SER UM DE NÓS, HUMANO! O ponto é que ser humano já é um estado de humilhação! Já somos por natureza humilhados. Então, meu amigo querido, não existe a opção "quero me humilhar", a não ser que você seja Deus, o que não é o caso. O que existe é: "eu reconheço meu estado triste de humilhação!" Uma boa canção exige uma do