Já ouvi muitas pregações a respeito de Isaías 6 e o chamado missionário. Geralmente o sermão é voltado para despertar pessoas para a Missão de Deus. Todavia, pouquíssimas vezes vi alguém pregar todo o capítulo 6 e aplicar segundo o contexto. Normalmente a pregação termina no verso 8: "eis-me aqui, envia-me a mim".
Mas do verso 9 ao 13 (final do capítulo), Deus diz a Isaías a natureza desse chamado missionário. Parafraseando, Deus diz: "estou te enviando para um povo que não vai te ouvir. Para um povo de duro coração, mas pregue. Entretanto, já te adianto que eles não vão se curvar"
Eu acredito que se esse texto fosse pregado mais vezes com o contexto sendo usado, não teríamos a ideia de que uma missão de sucesso é aquela que apresenta muitos convertidos; não teríamos a noção de que "a palavra não volta vazia" significa salvação.
Sucesso para o Deus soberano é a vontade dEle ser feita, mesmo que não haja salvação. A proclamação da Palavra em si já glorifica ao Senhor, seja na eleição ou na reprovação.
Quero encerrar esse pequeno texto encorajando você que tem sido fiel na pregação da verdade, mas aos olhos humanos é visto como um fracasso:
1) Continue, pois Deus te chamou para ser fiel e não para satisfazer a ganância de homens que vivem de "sucesso";
2) Persevere em oração para que o Espírito Santo te guie e te fortaleça;
3) Ame a sua congregação independente do tamanho dela. Deus é sábio e dá a cada um na medida certa;
4) Nunca se esqueça do seu chamado e tenha sempre em mente quem é o Deus que te chamou. Ele vai sempre te sustentar;
5) Finalmente, Prega a palavra!
Se você tem um pastor fiel, marque ele ou compartilhe com ele essa mensagem. Ajude-o a se manter fiel nesse tempo de tanto estrelismo.
Deus os abençoe!
Rodrigo Caeté
Comentários
Postar um comentário