Recentemente, me deparei com um ensino completamente distoante da Sagrada Escritura quanto ao trato entre homens e mulheres. O problema é que tal ensino foi dado por uma suposta página de masculinidade bíblica. Vejam a imagem abaixo:
O que mais me impressiona não é a impiedade intelectual do dono dessa página que se diz cristã, mas a tolice dos muitos seguidores que acreditam que ela ensina a doutrina sadia do Evangelho. O que está havendo?
O que a Bíblia diz?
1) O homem é chamado a imitar a Cristo no trato com sua esposa:
"Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito." (Efésios 5.25-27)
Como Cristo nos amou? Primeiro, Ele nos encontrou em rebelião, em ódio a Ele, com comportamentos piores que estes descritos nos exemplos da página Fúria e Tradição. E o que Cristo fez? Venceu a nossa rebeldia com o amor. Ele se fez sacrifício em nosso lugar e tomou para si a punição da ira do Pai. Dessa forma, tem nos apresentado uma Noiva "gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito."
Quanto aos homens, devem imitar a Cristo. Isso significa que se ele encontrar na sua esposa traços de rebelião, deve vencer isso com o amor, como a morte de seu orgulho birrento de querer resolver a situação na vingança como proposto pela página supostamente cristã. Portanto, é dever do homem lutar por, diante do pecado de sua mulher, apresentá-la, diante de Deus, como uma esposa "gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito."
2) O amor não busca seus interesses:
"O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba." (1 Coríntios 13.4-8)
Esse é o perfeito amor, o amor supremo do Senhor, que somos chamados a imitar. Então, esse é um modelo a todos nós. Agora, olhando para o que o Fúria e Tradição disse, vemos ali alguma virtude da paciência? Alguma virtude da benignidade? Nada disso. Vemos apenas uma indicação de uma relação baseada no interesse. Mas Paulo afirma expressamente: "O amor não busca seus interesses."
3) Pague o mal com o bem:
"Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens; se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens; não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor. Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem." (Romamos 12.17-21)
Vejam que o administrador dessa página deturpa absolutamente tudo o que a Bíblia tem falado sobre a relação com o próximo. Ele ensina que devemos pagar o mal com o mal. Ele está indo contra Deus. Isso é grave demais.
Por fim, quando a Bíblia diz que não devemos estar na roda dos escarnecedores, creio que isso indique mais do que presença física, mas apoio moral, intelectual, social, etc. Por isso, creio que apoiar páginas como essas e seguir seus ensinos é desobedecer também ao Senhor, estando na roda dos escarnecedores. O tempora, o mores!
Rodrigo Caeté
Comentários
Postar um comentário