Pular para o conteúdo principal

O Celibato e as Doutrinas de Demônios 

Como o nome já sugere, o dom do celibato é um dádiva espiritual concedida por Deus a determinados homens para que estes possam se dedicar exclusivamente ao serviço do Reino: 

“E bem quisera eu que estivésseis sem cuidado. O solteiro cuida das coisas do Senhor, em como há de agradar ao Senhor; Mas o que é casado cuida das coisas do mundo, em como há de agradar à mulher”. (I Coríntios 7.32-33)" 

Certamente, nem todos recebem essa capacidade, pois a grande parte se sentirá tentada sexualmente, sendo essa uma das principais evidências de que tal pessoa não recebeu esse dom divino: 

"Caso, porém, não se dominem, que se casem; porque é melhor casar do que viver abrasado." (1 Coríntios 7.9) 

Há, entretanto, quem diz que a capacidade celibatária pode ser obtida pela decisão do próprio homem. Para a defesa de tal tese, usam o texto de Mateus 19.12: 

"Porque há eunucos de nascença; há outros a quem os homens fizeram tais; e há outros que a si mesmos se fizeram eunucos, por causa do reino dos céus. Quem é apto para o admitir admita." 

Os defensores dessa tese usam a frase "e há outros que a si mesmos se fizeram eunucos" como prova de que podemos decidir não nos casar. Ora, o que Jesus está dizendo aqui? Primeiro, o Senhor descreve 3 tipos de eunucos: 1) aqueles que nasceram impossibilitados fisicamente de se casarem; 2) aqueles que foram impossibilitados violentamente, não podendo, assim, se casar; e 3) aqueles que a si mesmos se fizeram eunucos. Quanto a esta terceira opção, notem a sequência do texto: "por causa do reino dos céus. Quem é apto para o admitir admita." Não é essa a descrição feita pelo apóstolo Paulo? Irá decidir pelo celibato aquele que consegue se abster das paixões sexuais. Ou seja, o homem até pode, no exercício de sua liberdade concedida por Deus, decidir seguir o caminho do celibato, mas ele assim o fará de forma sucedida se antes for inclinado por Deus através do dom divino. Dito de outra forma, só escolhe quem antes foi pré-determinado ser celibatário. 

Agora, para o quê? Tanto Paulo quanto Jesus respondem que é unicamente para o serviço ao Reino. Isso significa que aquele que recebe esse dom recebe também uma tarefa específica para o progresso do Evangelho. Ele não se abstém do casamento para viver ocioso; não se abstém do casamento para galgar uma carreira secular; não se abstém por qualquer outro projeto pessoal. Seu único propósito é o serviço exclusivo ao Reino. 

Quanto aos demais, a ordem natural é o casamento, determinado por Deus desde o início da criação. Isso significa que quem não recebe o dom do celibato e decide não se casar por questões egoístas, está pecando contra Deus. Mais do que isso. A Bíblia chama essa posição de doutrina de demônios: 

“Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência; Proibindo o casamento…” (I Timóteo 4.1-3) 

Aqui encontram-se as feministas que rejeitam o casamento, a igreja católica que proíbe o matrimônio de seus sacerdotes, e tantos outros que se abstêm do casamento por conta de uma suposta liberdade. Negar, portanto, o casamento sem ser por conta do celibato, é seguir doutrina de demônios. Quanto a isso, não importa muito se você concorda ou não. A Bíblia diz taxativamente que - repito - se abster do matrimônio é seguir as orientações de Satanás. 

Há muitos jovens, atualmente, que não receberam o dom do celibato, mas estão seguindo esses ensinos de demônios porque estão em busca de suas carreiras. Projetam uma suposta obediência futura, dizendo que, após tal formação e após uma determinada independência financeira, se casarão. Todavia, postergar obediência é ser atualmente desobediente. Há ainda outros que negam o casamento, mas vivem "ficando" ou namorando eternamente, tendo todas as atividades sexuais, exceto o casamento. O que é isso senão seguir ensinos de demônios? 

Por fim, há ainda aqueles que forçam o celibato religiosamente, como no caso dos sacerdotes católicos, provocando, assim, um contexto de muita tentação e escândalos. Não são poucos os casos, infelizmente, de padres envolvidos em escândalos sexuais, como, por exemplo, pedofilia. Isso ocorre porque tais homens não receberam o dom do celibato, mas forçaram a si mesmos essa posição. Não adianta, se você não tem esse dom, a ordem é clara: 

"Caso, porém, não se dominem, que se casem; porque é melhor casar do que viver abrasado." (1 Coríntios 7.9) 

Termino dizendo que há uma glória peculiar no serviço a Deus se abstendo de toda relação sexual, assim como há uma glória única servindo a Deus dentro de um casamento. Nem um nem outro pode se achar superior ou mais digno, pois Deus concedeu a cada um dons distintos, e nenhum é pior ou melhor que outro (1 Coríntios 12). Nosso propósito deve ser sempre que Deus seja honrado, seja por meio de nossos casamentos ou por meio de nossos celibatários. Soli Deo Gloria!

Rodrigo Caeté 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ninguém explica Deus? Uma análise "preto no branco"

Este texto é uma análise da música “Ninguém explica Deus”, da banda Preto no Branco. Esta música tem feito sucesso no meio gospel , e, como a maior parte da música evangélica atualmente, também tem influenciado bastante na teologia nacional. A questão que se levanta é: será que a teologia pregada (Lutero dizia que a música é a teologia cantada) – direta ou indiretamente – por meio dela está correta? Ela está explicando  acertadamente sobre Deus? Sendo sincero com os autores da letra, dá para entender o que eles estavam querendo dizer com esta música. Penso que a ideia é que, em última análise, nenhum ser finito e criado consegue por força própria c ompreender e explicar o SENHOR na Sua totalidade. Isso é um fato indiscutível! A questão é que entre o que se quer dizer e o que se diz pode haver um abismo gigantesco, e é aí que reside o problema! Em suma, a música congregacional existe para que todos, tanto a pessoa simples e menos culta, quanto a que tem um nível est

Santificação Psicológica e Rituais Evangélicos

No nosso arraial evangélico, sobretudo em momentos de retiro espiritual e encontros de casais, é comum depararmo-nos com um ritual chamado “culto da fogueira”. Quem nunca participou de um, não é mesmo? Esse ritual tem o objetivo psicológico de “queimar”, por assim dizer, os nossos pecados cometidos. Não ouso negar sua eficácia emocional, pois eu mesmo já “senti” que meus pecados foram expurgados na hora em que o bendito papel estava sendo queimado. Que momento psicologicamente maravilhoso e emocionante.  Além do “culto da fogueira”, recentemente me deparei também com o ritual “oração a Deus por meio do balão de gás”. A questão era simples: deveríamos escrever nossos pedidos de oração numa pequena folha de papel e colocar dentro de um balão, que seria inflado com gás e subiria “aos céus”. Não duvido que muitos, vendo aquele balão subindo até sumir da vista, sentem que suas orações chegam lá. Que estratégia emocional e psicológica magnífica! Bem, qual é o problema disso tudo? Tudo.  Assi

DA SÉRIE: LOUVORES HERÉTICOS - LINDO ÉS

Existem algumas músicas que falam do desejo de humilhação de quem canta. Geralmente é assim: "Eu quero me humilhar diante de Ti Senhor", ou algo parecido. O grande problema é que o pressuposto desse clamor é um estado natural de exaltação, o que é um equívoco ao se tratar de um ser humano. O único que de fato se humilhou aqui na terra foi Jesus Cristo. Quando Paulo fala em Filipenses que Ele se esvaziou de sua glória e se humilhou, em outras palavras o apóstolo está dizendo apenas uma coisa: ELE SE TORNOU HOMEM! Cristo não deixou os seus atributos divinos justamente porque ele continua sendo 100% Deus; o humilhar-se dele é o SER UM DE NÓS, HUMANO! O ponto é que ser humano já é um estado de humilhação! Já somos por natureza humilhados. Então, meu amigo querido, não existe a opção "quero me humilhar", a não ser que você seja Deus, o que não é o caso. O que existe é: "eu reconheço meu estado triste de humilhação!" Uma boa canção exige uma do