Pular para o conteúdo principal

LIBERALISMO PARA CASAR

Talvez a maior parte dos casamentos atuais seja feito e programado a partir de uma estrutura de muita segurança, sobretudo financeira. Diz-se que é necessário ter antes uma faculdade, uma carreira e uma excelente profissão com uma ótima remuneração. Nessa situação, ambos estão preparados para o casamento, afinal a base é a economia, não é mesmo senhores? 

Bem, isso pode fazer sentido para o mundo não cristão, mas não para nós. Eu ainda amo ler as biografias dos grandes homens e mulheres de Deus que viviam pela oração e testemunharam milagres e mais milagres. Antes que alguém ranja os dentes, ninguém aconselharia a loucura sem a fé genuína e sem o chamado e a direção de Deus. O Senhor tem um chamado específico para cada um. Todavia, parece que vivemos numa cultura liberal no que tange ao casamento. Vou explicar: o liberalismo é caracterizado pela negação do sobrenatural e dos milagres na Escritura. Portanto, o pressuposto é estritamente racional. O caráter sobrenatural é tirado de cena. E não é de se estranhar que a grande parte de nossos casamentos cristãos siga esse caráter antissobrenatural. Isso porque temos que nos preparar para as imprevisibilidades da vida. 

Ora, é claro que um marido cristão e piedoso fará tudo o possível para zelar pelos mínimos cuidados de sua esposa e filhos. Ele daria a vida por isso. Mas eu levanto uma pergunta: não há beleza no crescimento mútuo? Não há beleza em um ajudar o outro a ir progredindo na vida? Penso que deve ser extremamente chato um casal que se une já formado apenas para gastar dinheiro. Não há o consolo em meio a um choro por conta da dificuldade financeira. Não há a experiência da provisão divina por conta da escassez. Não há a admiração pela força de vontade do outro de lutar para cuidar da família para a glória de Deus. O que parece é que os casamentos estão sendo formados para chegar a glória sem carregar antes a cruz. Estão buscando a exaltação sem antes beijar a humilhação.

Portanto, jovens casais e senhores solteiros, não há problema em planejar a vida. Façam isso! Mas não façam disso uma regra. O amor deve estar acima de tudo. Primeiro o amor a Deus, e depois o amor de um para com o outro. E o amor tudo suporta, inclusive as crises financeiras para a glória de Deus. Se vocês já têm o mínimo para se casarem e têm a bênção dos pais e da igreja, não é aventura partir para o casamento, mas a antiga, bela e genuína fé dos cristãos que abalaram o mundo. 

Rodrigo Caeté

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ninguém explica Deus? Uma análise "preto no branco"

Este texto é uma análise da música “Ninguém explica Deus”, da banda Preto no Branco. Esta música tem feito sucesso no meio gospel , e, como a maior parte da música evangélica atualmente, também tem influenciado bastante na teologia nacional. A questão que se levanta é: será que a teologia pregada (Lutero dizia que a música é a teologia cantada) – direta ou indiretamente – por meio dela está correta? Ela está explicando  acertadamente sobre Deus? Sendo sincero com os autores da letra, dá para entender o que eles estavam querendo dizer com esta música. Penso que a ideia é que, em última análise, nenhum ser finito e criado consegue por força própria c ompreender e explicar o SENHOR na Sua totalidade. Isso é um fato indiscutível! A questão é que entre o que se quer dizer e o que se diz pode haver um abismo gigantesco, e é aí que reside o problema! Em suma, a música congregacional existe para que todos, tanto a pessoa simples e menos culta, quanto a que tem um nível est

Santificação Psicológica e Rituais Evangélicos

No nosso arraial evangélico, sobretudo em momentos de retiro espiritual e encontros de casais, é comum depararmo-nos com um ritual chamado “culto da fogueira”. Quem nunca participou de um, não é mesmo? Esse ritual tem o objetivo psicológico de “queimar”, por assim dizer, os nossos pecados cometidos. Não ouso negar sua eficácia emocional, pois eu mesmo já “senti” que meus pecados foram expurgados na hora em que o bendito papel estava sendo queimado. Que momento psicologicamente maravilhoso e emocionante.  Além do “culto da fogueira”, recentemente me deparei também com o ritual “oração a Deus por meio do balão de gás”. A questão era simples: deveríamos escrever nossos pedidos de oração numa pequena folha de papel e colocar dentro de um balão, que seria inflado com gás e subiria “aos céus”. Não duvido que muitos, vendo aquele balão subindo até sumir da vista, sentem que suas orações chegam lá. Que estratégia emocional e psicológica magnífica! Bem, qual é o problema disso tudo? Tudo.  Assi

DA SÉRIE: LOUVORES HERÉTICOS - LINDO ÉS

Existem algumas músicas que falam do desejo de humilhação de quem canta. Geralmente é assim: "Eu quero me humilhar diante de Ti Senhor", ou algo parecido. O grande problema é que o pressuposto desse clamor é um estado natural de exaltação, o que é um equívoco ao se tratar de um ser humano. O único que de fato se humilhou aqui na terra foi Jesus Cristo. Quando Paulo fala em Filipenses que Ele se esvaziou de sua glória e se humilhou, em outras palavras o apóstolo está dizendo apenas uma coisa: ELE SE TORNOU HOMEM! Cristo não deixou os seus atributos divinos justamente porque ele continua sendo 100% Deus; o humilhar-se dele é o SER UM DE NÓS, HUMANO! O ponto é que ser humano já é um estado de humilhação! Já somos por natureza humilhados. Então, meu amigo querido, não existe a opção "quero me humilhar", a não ser que você seja Deus, o que não é o caso. O que existe é: "eu reconheço meu estado triste de humilhação!" Uma boa canção exige uma do