Pular para o conteúdo principal

Deus Predestinou o Estupro de uma Criança?

Este artigo é uma extensão do primeiro que escrevi com o título homônimo. Meu objetivo nessa extensão é clarificar melhor os conceitos e indicar fontes a fim de ajudar o leitor a aprofundar o tema. Inicialmente, em razão do triste ocorrido nesta última semana (texto publicado originalmente no ano de 2020), quero deixar registrado meu profundo lamento. A dor na menina em si e no entorno familiar deve ser algo excruciante e indescritível. Entretanto, não há dúvida de que dor maior sofreu aquele que foi assassinado. É, certamente, um contexto tenebroso, digno apenas da atuação pecadora do homem e do ataque maligno de Satanás contra a imagem de Deus no homem, ainda que em ímpios. Não há como transcrever luto, dor, choro, tristeza e lamento por toda essa tragédia! 

Todavia, não foi uma tragédia que aconteceu a parte do controle soberano do Senhor. Ele esteve minimamente por trás de cada detalhe, desde o estupro até o assassinato. A grande questão é como! 

Conforme eu disse no artigo inicial, Deus não quis que um tio estuprasse sua sobrinha criança e a engravidasse. Mas Ele controlou esse evento? Sim! Absolutamente nada acontece sem o  devido e necessário controle soberano de Deus.

Para explicar como isso ocorre sem que a moral de Deus seja maculada, preciso antes dizer de onde falo e qual a minha linha teológica. Eu sigo uma linha calvinista clássica que diz que os decretos de Deus são de dois tipos: ativo e passivo. Quando me refiro à linha calvinista clássica, faço menção aos teólogos da reforma do século XVI, como João Calvino e, principalmente, François Turretini, conhecido como o sistemático da Reforma. Caso o leitor tenha interesse em aprofundar o conhecimento sobre decretos ativo e passivo, indico com louvor o primeiro volume de seu Compêndio de Teologia Apologética, sobretudo o capítulo que versa sobre os decretos divinos.

Quanto aos decretos, no ativo dizemos que Deus atua com bondade, infundindo o bem no homem para que este possa, pela graça comum a todos, agir de forma bondosa. É por isso que dizemos que todo bem feito pelo homem vem de Deus e não dele mesmo.

Já no decreto passivo ou permissivo, Deus atuaria permitindo que a maldade natural do homem ocorra por si mesma. Nesse caso, o homem é livre para agir segundo sua natureza má e atualizar o decreto. José do Egito é um bom exemplo nesse momento. Em toda a sua tragédia, bem conhecida de todos nós, Deus direcionou toda a maldade humana para o bem do seu povo e para a glória do Seu nome. A atuação de Deus seria como um motor que move mecanicamente sem se envolver eticamente. A atuação moral nos acontecimentos maus seria de livre a absoluta responsabilidade do homem. O agir soberano de Deus em nada invalida o agir livre do homem, nem está em contradição como muitos querem afirmar, mas antes o estabelece. Isso porque o homem só pode ser livre para agir, uma vez que há um motor imóvel o movendo. A Confissão de Fé de Westminster, em seu capítulo IIL.l, diz o seguinte:

"Desde toda a eternidade, Deus, pelo muito sábio e santo conselho da sua própria vontade, ordenou livre e inalteravelmente tudo quanto acontece, porém de modo que nem Deus é o autor do pecado, nem violentada é a vontade da criatura, nem é tirada a liberdade ou contingência das causas secundárias, antes estabelecidas!"

No caso emblemático do estupro e assassinato do bebê na última semana - menina de 10 anos -, Deus não agiu ativamente como se Ele fosse o autor desse mal; mas Deus controlou tudo. Não agiu ativamente porque não é da natureza de Deus infundir maldade no homem ou mesmo empurrá-lo a pecar, como supõem alguns supralapsarianos. Pelo contrário, pela graça comum de Deus, a atuação divina é sempre de frear ou ao menos diminuir a tragédia do pecado. Se, por um milésimo de segundo, Deus tirasse completamente o freio da humanidade, esse tempo seria suficiente para catástrofes e matanças nunca antes vistas na história da humanidade. Portanto, é da natureza de Deus apenas fazer o bem, mas nunca o mal.

Entretanto, não fazer o mal não significa, como muitos falaram nesta última semana, que Deus vira o rosto para essas catástrofes humanas ou fica a parte. Isso é um absurdo! A realidade, dura para incrédulos, mas satisfatória para verdadeiros cristãos, é que Deus esteve por trás de cada detalhe, permitindo tudo isso por razões que ainda não sabemos. Só sabemos que Ele permitiu, uma vez que aconteceu. O Rei Salomão, expressando o controle absoluto de Deus em tudo, disse o seguinte:

"A sorte é lançada no colo, mas a decisão vem do Senhor." (Provérbios 16.33)

Biblicamente, Ele permitiu essa maldade para algum fim proveitoso à Igreja e à Sua glória, algo que não sabemos agora e dificilmente conseguimos crer nisso dada a carga emocional; mas cremos. Cremos nisso porque do início ao fim da Escritura vemos Deus fazendo tudo para a Sua Glória e para o bem de seu povo. Voltando ao caso de José, a própria “vítima” de tudo aquilo relatou dessa forma:

"E disse José a seus irmãos: Peço-vos, chegai-vos a mim. E chegaram-se; então disse ele: Eu sou José vosso irmão, quem vendestes para o Egito. Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos pese aos vossos olhos por me haverdes vendido para cá; porque para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós. Porque já houve dois anos de fome no meio da terra, e ainda restam cinco anos em que não haverá lavoura nem sega. Pelo que Deus me enviou adiante de vós, para conservar vossa sucessão na terra, e para guardar-vos em vida por um grande livramento. Assim não fostes vós que me enviastes para cá, senão Deus, que me tem posto por pai de Faraó, e por senhor de toda a sua casa, e como regente em toda a terra do Egito." (Gênesis 45.4-8)

Quanto a essa mesma passagem da Escritura, assim diz John Piper:

"Deus não só controlou as ações desses irmãos para levar José ao Egito, mas Deus controlou a própria fome: ‘fez vir fome sobre a terra e cortou os meios de se obter pão. Adiante deles enviou um homem, José, vendido como escravo. (Salmo 105.16-17)’. Então, devemos tirar de nossas mentes que Deus simplesmente previu que a escassez e a fome viriam por si sós, ou causada por Satanás. Deus criou a escassez e a fome. E Deus preparou o livramento. E fez isso por meio de um pecado espetacular." (PIPER, John. Pecados Espetaculares e seu propósito global na glória de Cristo. São Paulo. Cultura Cristã, 2005, p. 69).

Por fim, notem a conclusão do próprio José:

"Vós bem intentastes mal contra mim; porém Deus o intentou para bem, para fazer como se vê neste dia, para conservar muita gente com vida. Agora, pois, não temais; eu vos sustentarei a vós e a vossos filhos. Assim os consolou, e falou segundo o coração deles." (Gênesis 50.20-21)

Aqui nós estamos diante de um mesmo ato: a maldade imposta a José. Mas temos dois desígnios: o intento maldoso dos irmãos e Deus, através do mesmo ato mau, planejando o bem. Notem que não vemos o texto dizer que Deus transformou o mal em bem. A ideia é realmente de, através de toda maldade imposta a José, Deus estar conduzindo a história para o bem de seu povo – conservação em vida diante de fome – e para a glória de Seu nome. E nisso tudo a culpa de cada pecado recaiu unicamente sobre o homem, mas a concretização da preservação do povo de Israel se deveu apenas a misericórdia de Deus.

Longe esteja de mim relativizar a dor. Nós vivemos num mundo caído. Deus, por sua justiça, a parte de Cristo, já podia ter destruído todos nós. Não há ninguém que escape de fazer maldades;  não há nenhum homem que esteja isento de tamanha atrocidade, como um estupro ou mesmo vender o próprio irmão. Portanto, creio que, nesse momento, discurso emocional culpando a Deus carece de sabedoria bíblica. De Jesus recebemos apenas misericórdia sem fim ou juízo justo. Isso indica que não podemos reclamar de nada, mas apenas agradecer. A única indagação digna diante do Senhor é: por que o Senhor ainda nos permite existir, nos  abençoando com o ar que respiramos? Creio que essa é a melhor pergunta que o homem pode fazer. Não é razoável indagar “por que Deus permite o mal?”, mas sim “por que Ele ainda permite que eu viva?” Mas esse tipo de pergunta só pode ser feito se nós tivermos uma real visão de quem nós somos e de quem Deus é. Aquele que vive indagando a Deus sobre as tragédias desse mundo carregam consigo resquícios de merecimento. É como se dissessem: “olha, Deus, eu mereço ser bem tratado; nós não merecemos estupros, mortes, roubos, separações, desemprego, etc. Então cadê o Senhor? Onde o senhor estava no momento em que eu mais precisava?” 

Creio que se Deus pudesse responder a essa última pergunta, ele diria: “na cruz! No momento em que você mais precisou, eu estive na cruz, sendo esmagado   debaixo da ira do meu Pai em seu lugar”.

Com relação a essa menina de 10 anos, creio que um erro não pode ser corrigido com outro. Um assassinato de um bebê não é a forma digna ou sequer aceitável de corrigir um estupro. Na Bíblia, a pena de morte era direcionada ao estuprador, mas hoje, infelizmente, queremos impor essa pena a um bebê na barriga. Evidentemente que reconhecemos a dor de uma menina de 10 anos, mas mais ainda de um bebê de quase seis meses. Entre um estupro e um assassinato, ambos são crimes, mas um é mais hediondo que outro. Ninguém duvida que assassinar seja pior que estuprar!

Uma vez que o assassinato já foi feito, nos resta agora orar por essa menina de apenas 10 ano, suplicando que Deus a ajude e se compadeça dos familiares e de todos os envolvidos nesse caso. Sendo Deus longânimo em misericórdia e justo no julgar, compete a nós orar pela misericórdia, mas aguardar sempre a justiça divina se concretizar.

Para além da tristeza sobre todo o ocorrido, outra situação muito entristeceu-me: a quantidade de pessoas que dizem professar a fé cristã, mas que se mostraram favoráveis ao aborto, não apenas nesse caso difícil, mas em qualquer caso em absoluto. Dos ímpios nós esperamos tudo: aborto, assassinatos, roubos, mentiras, etc. Mas quando encontramos isso em professos cristãos, confesso que a tristeza é redobrada. É triste ter que repetir o óbvio, mas não dá para ser cristãos e abortista ao mesmo tempo:

"Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe. Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Disso tenho plena certeza. Meus ossos não estavam escondidos de ti quando em secreto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir." (Salmo 139.13-16)

"E aconteceu que, ao ouvir Isabel a saudação de Maria, a criancinha saltou no seu ventre; e Isabel foi cheia do Espírito Santo." (Lucas 1.41)

"Assim diz o Senhor que te criou e te formou desde o ventre, e que te ajudará." (Isaías 44.2a)

"Foram as tuas mãos que me formaram e me fizeram. Irás agora voltar-te e destruir-me? Lembra-te de que me moldaste como o barro; e agora me farás voltar ao pó? Acaso não me despejaste como leite e não me coalhaste como queijo? Não me vestiste de pele e carne e não me juntaste com ossos e tendões? Deste-me vida e foste bondoso para comigo e na tua providência cuidaste do meu espírito." (Jó 10.8-12)

No fim das contas, ou abraçamos as ideologias nefastas e satânicas desse mundo ou abraçamos a Santa Escritura com todas as consequências previstas por nosso Salvador. Minha recomendação, em oração, é para que você, caro leitor, não tema ser fiel a Deus diante de um mundo cada vez mais hostil. Vale a pena permanecer íntegro, mesmo diante de tanta pressão. Que Deus te ajude!

Finalmente, desejo encerrar esse texto com um alerta de John Piper exposto no livro já citado aqui:

"Os cristãos do Ocidente estão debilitados por cosmovisões fracas. E cosmovisões fracas produzem cristãos fracos […] O que está faltando é a Bíblia. E quero dizer a Bíblia por completo, com seu sangue, vísceras, pecados e horrores – e tudo isso sob a pesada mão de Deus. A mão cujos dedos com um estalo trazem as estrelas à existência. A mão que dá vida e que a retira. A mão que tudo dirige. Tudo. O que precisamos é saber as grandes coisas sobre Deus. Conhecer grandes coisas sobre Deus irá nos ajudar a estar prontos a não sucumbir em conflitos cataclísmicos e catástrofes pessoais." (PIPER. Op. Cit. p. 13)

O que deixa um cristão forte nas tragédias é teologia pesada; é teologia sólida; é teologia profunda; ou seja, é toda a Escritura Sagrada, sem acréscimo e sem decréscimo. Talvez, uma das razões para essa geração tão fragilizada, tão sensível e tão suscetível à depressão seja por conta de púlpitos medrosos e seletivos. Medrosos no sentido de temer falar as verdades mais dolorosas à comunidade; e seletivos por negar pregar as passagens mais difíceis. A nossa única saída é voltar a pregar todo o conselho de Deus. Desejo, com esse texto, caro leitor, te incentivar a se aprofundar nas Escrituras e a crer nessas verdades duras, mas fortalecedoras nos piores momentos de nossa caminhada cristã. Uma das fortalezas dos puritanos nos momentos de tragédias era crer que em tudo estava a mão de nosso Pai: “É a mão de meu Pai!”. Então, querido irmão, creia que a mão de nosso Pai esteve e sempre estará em tudo, visando o nosso bem. Creia nisso de todo o seu coração e sentirás aquela tal paz que excede todo entendimento."

Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito." (Romanos 8:28 - NVI)

Rodrigo Caeté 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ninguém explica Deus? Uma análise "preto no branco"

Este texto é uma análise da música “Ninguém explica Deus”, da banda Preto no Branco. Esta música tem feito sucesso no meio gospel , e, como a maior parte da música evangélica atualmente, também tem influenciado bastante na teologia nacional. A questão que se levanta é: será que a teologia pregada (Lutero dizia que a música é a teologia cantada) – direta ou indiretamente – por meio dela está correta? Ela está explicando  acertadamente sobre Deus? Sendo sincero com os autores da letra, dá para entender o que eles estavam querendo dizer com esta música. Penso que a ideia é que, em última análise, nenhum ser finito e criado consegue por força própria c ompreender e explicar o SENHOR na Sua totalidade. Isso é um fato indiscutível! A questão é que entre o que se quer dizer e o que se diz pode haver um abismo gigantesco, e é aí que reside o problema! Em suma, a música congregacional existe para que todos, tanto a pessoa simples e menos culta, quanto a que tem um nível est

Santificação Psicológica e Rituais Evangélicos

No nosso arraial evangélico, sobretudo em momentos de retiro espiritual e encontros de casais, é comum depararmo-nos com um ritual chamado “culto da fogueira”. Quem nunca participou de um, não é mesmo? Esse ritual tem o objetivo psicológico de “queimar”, por assim dizer, os nossos pecados cometidos. Não ouso negar sua eficácia emocional, pois eu mesmo já “senti” que meus pecados foram expurgados na hora em que o bendito papel estava sendo queimado. Que momento psicologicamente maravilhoso e emocionante.  Além do “culto da fogueira”, recentemente me deparei também com o ritual “oração a Deus por meio do balão de gás”. A questão era simples: deveríamos escrever nossos pedidos de oração numa pequena folha de papel e colocar dentro de um balão, que seria inflado com gás e subiria “aos céus”. Não duvido que muitos, vendo aquele balão subindo até sumir da vista, sentem que suas orações chegam lá. Que estratégia emocional e psicológica magnífica! Bem, qual é o problema disso tudo? Tudo.  Assi

DA SÉRIE: LOUVORES HERÉTICOS - LINDO ÉS

Existem algumas músicas que falam do desejo de humilhação de quem canta. Geralmente é assim: "Eu quero me humilhar diante de Ti Senhor", ou algo parecido. O grande problema é que o pressuposto desse clamor é um estado natural de exaltação, o que é um equívoco ao se tratar de um ser humano. O único que de fato se humilhou aqui na terra foi Jesus Cristo. Quando Paulo fala em Filipenses que Ele se esvaziou de sua glória e se humilhou, em outras palavras o apóstolo está dizendo apenas uma coisa: ELE SE TORNOU HOMEM! Cristo não deixou os seus atributos divinos justamente porque ele continua sendo 100% Deus; o humilhar-se dele é o SER UM DE NÓS, HUMANO! O ponto é que ser humano já é um estado de humilhação! Já somos por natureza humilhados. Então, meu amigo querido, não existe a opção "quero me humilhar", a não ser que você seja Deus, o que não é o caso. O que existe é: "eu reconheço meu estado triste de humilhação!" Uma boa canção exige uma do