Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de fevereiro, 2022

O Celibato e as Doutrinas de Demônios 

Como o nome já sugere, o dom do celibato é um dádiva espiritual concedida por Deus a determinados homens para que estes possam se dedicar exclusivamente ao serviço do Reino:  “E bem quisera eu que estivésseis sem cuidado. O solteiro cuida das coisas do Senhor, em como há de agradar ao Senhor; Mas o que é casado cuida das coisas do mundo, em como há de agradar à mulher”. (I Coríntios 7.32-33)"  Certamente, nem todos recebem essa capacidade, pois a grande parte se sentirá tentada sexualmente, sendo essa uma das principais evidências de que tal pessoa não recebeu esse dom divino:  "Caso, porém, não se dominem, que se casem; porque é melhor casar do que viver abrasado." (1 Coríntios 7.9)  Há, entretanto, quem diz que a capacidade celibatária pode ser obtida pela decisão do próprio homem. Para a defesa de tal tese, usam o texto de Mateus 19.12:  "Porque há eunucos de nascença; há outros a quem os homens fizeram tais; e há outros que a si mesmos se fizeram eunucos, por ca

SAÚDE CONTAGIOSA 

  Os últimos dois anos mostraram o quanto o Coronavírus revelou-se contagioso. Certamente, existem certas doenças que são altamente contagiosas. Mas você já parou para pensar que a saúde não tem nada de contagioso?  Assim diz a Escritura Sagrada "Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes." (1 Coríntios 15.33). Diante desse verso, quero te convidar a refletir sobre suas companhias diárias.  Tal como uma doença contagiosa, assim tem sido muitas amizades de muitos cristãos. Não é problema ter amigos ímpios. O problema é ser um ímpio diante desses amigos, por puro desejo de ser aceito ou de agradá-los.  Assim disse, certa vez, Jesus: "Vós sois o sal da terra." (Mateus 5.13). O sal, além de saborear a comida, impede que o alimento se estrague mais rapidamente. O cristão que é sal da terra, além de saborear e tornar o ambiente agradável, ainda evita que os que estão a sua volta apodreçam rapidamente. Esse cristão, com sua vida santa e saborosa, evit

E se você também tiver que morrer na fé sem ver?

  A teologia da prosperidade deturpou a cosmovisão cristã de muitos atualmente. Sejam os coachs, os teólogos mais pentecostais ou os famosos influenciadores digitais, a grande maioria propaga um evangelho vitorioso, cujo sofrimento tem sido deixado de lado como efeitos pecaminosos ou demoníacos, mas nunca santificadores.  Certamente, não nego a vida vitoriosa que Jesus nos dá. Somos mais do que vencedores por Seus méritos substitutivos. Isso é um fato que devemos desfrutar, pois as bênçãos espirituais das regiões celestiais estão disponíveis para todo eleito. Na presença dEle há delícias perpetuamente, e plenitude de alegria. Há muito deleite nEle por todas as bênçãos imerecidas, como saúde, emprego, família, renda, amigos, comunhão dos santos, etc. Se tivermos que indagar ao Senhor por alguma coisa, não deve ser pelas supostas ausências, mas por sua constrangedora graça abundante a tão pecadores como nós.  Diante disso, e com essa cosmovisão corrigida, permita-me colocar duas perspect

 O Terrível Mal da Ociosidade 

Deus separou o ócio da alegria e da paz de espírito. Mesmo que os homens queiram juntar uma vida desregrada, mergulhada na ociosidade com o contentamento e com o descanso da alma, a regra é clara: o que Deus separou, não una o homem.  Enquanto você continuar nessa busca desenfreada pelo entretenimento, pelo prazer rápido, amando essa vida preguiçosa e ociosa, continuará colhendo amargura, remorso, tristeza, arrependimento e consciência enfraquecida.  A verdadeira alegria está numa vida de guerra, seja contra a carne, Satanás, as nossas paixões mais radicais, os prazeres do mundo, contra nossa letargia e nosso desejo pelos prazeres baixos, mundanos e pueris.  O verdadeiro contentamento é fruto não desse entretenimento dos tais influenciadores digitais, mas da alegria do alto, através de uma vida reclusa, simples, calma, escondida em Cristo, por meio da meditação profunda da Sagrada Letra, e de uma vida de amor pela oração. É nesse contexto que Deus decidiu manter juntos a alegria e a pa

LIBERALISMO SUTIL 

Existem algumas Bíblias com as palavras de Jesus destacadas em vermelho. Há implicações negativas nisso? Para mim, sim. Por quê?  Existe uma vertente do liberalismo teológico que assevera que a Bíblia não É a palavra de Deus, mas CONTÉM a palavra de Deus.  E é aí que mora o problema!  As palavras de Jesus em vermelho podem ser uma armadilha involuntária capaz de fazer o leitor acreditar que as Palavras de Jesus são mais importantes que as de Paulo, Pedro, Isaías, etc.  A Escritura afirma que "Toda Escritura é soprada por Deus". Toda!  Portanto, a Bíblia não contém a palavra de Deus. Ela É a palavra de Deus. E Deus falou nos 66 livros sem nenhuma distinção de cor. Então, o Cristo, a Palavra encarnada, falou diretamente aos seus ouvintes da época e, expirativamente, a todos os leitores de todas as eras nos 66 livros.  Esse entendimento é extremamente importante porque, acreditem, já ouvi ao vivo pessoas falarem que acreditam mais nos Evangelhos que nas cartas de Paulo, por exem

JESUS É O SUPREMO PRAZER 

À medida que sua alegria em Cristo diminui, aumenta seu desejo pelo pecado. Isso ocorre porque tu foste criado para o desejo e a satisfação.  Ou seu prazer será Cristo ou seu pecado.  Uma das maiores evidências de que sua alegria em Cristo é fraca é sua inclinação pelo pecado cada vez mais forte.  Perca, por um momento, sua alegria em Jesus e estará abrindo brechas para um zilhão de pecados. Talvez aqui esteja a resposta para ainda não conseguires deixar determinado pecado: Cristo ainda não se tornou para ti mais prazeroso que tal pecado.  Cristão, veja Cristo como a Suprema Alegria, como o maior dos prazeres, e estará fechando a porta para muitas paixões.  Foi essa Alegria que libertou Agostinho de Hipona de seus pecados sexuais: "Como foi maravilhoso eu ficar repentinamente livre daquelas alegrias infrutíferas que antes eu tinha medo de perder!... Tu as expulsaste de mim; Tu, que és a verdadeira e a soberana alegria. Tu as expulsaste de mim e ocupastes o lugar delas... Ó Senhor,

 Estou te enviando para um povo que não vai te ouvir

Já ouvi muitas pregações a respeito de Isaías 6 e o chamado missionário. Geralmente o sermão é voltado para despertar pessoas para a Missão de Deus. Todavia, pouquíssimas vezes vi alguém pregar todo o capítulo 6 e aplicar segundo o contexto. Normalmente a pregação termina no verso 8: "eis-me aqui, envia-me a mim".  Mas do verso 9 ao 13 (final do capítulo), Deus diz a Isaías a natureza desse chamado missionário. Parafraseando, Deus diz: "estou te enviando para um povo que não vai te ouvir. Para um povo de duro coração, mas pregue. Entretanto, já te adianto que eles não vão se curvar"  Eu acredito que se esse texto fosse pregado mais vezes com o contexto sendo usado, não teríamos a ideia de que uma missão de sucesso é aquela que apresenta muitos convertidos; não teríamos a noção de que "a palavra não volta vazia" significa salvação.  Sucesso para o Deus soberano é a vontade dEle ser feita, mesmo que não haja salvação. A proclamação da Palavra em si já glorif

A graça do perdão aos não arrependidos

Quando ainda odiávamos a Deus, Ele nos perdoou; quando ainda incrédulos, Ele ofereceu perdão; quando fugíamos de Deus, Ele se dispôs em nos perdoar, regenerar e santificar. Apenas depois mostramos arrependimento, como fruto da graça divina. Devo perdoar a quem não se arrepende?  Não somente quem não pediu perdão como também àquele que não cessou a ofensa. Somos chamados a imitar a Deus. Aliás, somos chamados a amar nossos inimigos. Não existe amor sem perdão. Somos chamados a dar a outra face e a andar outra milha. Ser cristão é seguir um padrão alto.  O mundo pode até perdoar os arrependidos, mas apenas os cristãos verdadeiros estão prontos a imitar a Deus ao oferecer perdoar aos ofensores ainda não arrependidos. O padrão é alto. Não aceite menos que isso. Perdoe a todos!  Talvez você ainda consiga sentir a dádiva que é ver um arrependimento depois do oferecimento do perdão. Isso é graça! Rodrigo Caeté 

A Palavra tem poder

Enquanto cremos que há poder somente na Palavra de Deus, correu em nosso meio o mito de que as nossas palavras têm poder. Seja "palavra de maldição" ou "palavra de bênção", não foram poucas as vezes em que ouvi que deveríamos escolher bem as palavras, dependendo do nosso alvo. É uma bênção que isso seja um mito. O homem é tão instável que viveria a amaldiçoar e abençoar a mesma pessoa até o fim da vida. Isso seria um poder que o homem usaria para a sua própria destruição.  Embora a nossa palavra não tenha poder, o que sai da nossa boca pode ser para assinatura de condenação. Podemos falar, como diz Jesus, conforme o interior de nosso coração, sendo nosso falar muitas vezes evidência de perdição. (Mt 12.34). O Deus que criou o mundo falando - "haja luz" - também decidiu que a recriação do homem seria pela verbalização: "De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir, pela Palavra de Deus." (Rm 10.17). E da mesma forma que a Palavra salva, também conden

Os Puritanos e o abençoado Ano Novo

Feliz ano novo?  Os puritanos, no fim de ano, desejavam um abençoado ano novo. Não é que eles tinham problema com a Palavra "feliz", e não desejavam feliz ano novo. Mas é porque eles sabiam que a vida não era só de felicidades. Aliás, para o cristão, a vida é um chamado à cruz, ao sofrimento.  Diante de um evangelicalismo brasileiro, cuja boa parte da parcela frequenta igrejas com slogan "pare de sofrer", o Evangelho verdadeiro é visto como falso e loucura. Mas a verdade sempre continuará sendo verdade: fomos chamados à bendida salvação eterna, cujo processo até lá, neste mundo, nos exige cruz e alegria nas dores. Esse é o nosso chamado.  Se o slogan pare de sofrer estivesse certo, e se fossemos medir o amor de Deus através da ausência de sofrimento, teríamos que dizer que nem Paulo nem nenhum doa apóstolos eram amados por Deus, pois sofreram e muito pela causa do Evangelho. Mas foram homens que tiveram paz em vida e alegria incomparável. Isso porque, irmão, a alegr

Mães Solteiras: vítimas ou vilãs?

Há pouco mais de 2 anos, entre outras coisas motivado por essa imagem abaixo, escrevi o texto entre aspas a seguir:  "Essa imagem talvez provoque em você uma repulsa por saber que existem homens que fazem isso. Talvez você pense coisas muito pesadas de homens que prometem cuidar de sua família, mas abandonam quando elas/eles mais precisam. Mas você sente a mesma indignação com relação a você que tem preconceito com mãe solteira? Sente também quando a igreja diz que elas devem ficar assim porque um novo casamento é pecado? Sente quando boa parte põe a culpa nelas? Talvez o abandono não seja apenas por parte dos maridos, mas também seu. Pense nisso e veja se você não está personificado nessa imagem masculina da foto."  Até hoje, infelizmente, essa é uma triste verdade, pois mães solteiras ainda estão aos montes por aí sofrendo por terem sido covardemente abandonados por seus cônjuges. Todavia, o que tem me motivado a revisitar esse texto é a necessidade de um complemento como c

Crescimento Espiritual

O crescimento espiritual segue inversamente o crescimento maturacional. Um bebê bebê depende totalmente de seus pais, seja para se alimentar ou para se vestir. E a medida que vai crescendo, cresce também sua independência paterna. Quanto ao homem espiritual, deve ocorrer o inverso: quando mais cresce, quando mais busca a Deus, quanto mais se matura espiritualmente, mais dependente se sente, e tão necessitado é.  Quer saber se sua vida tem sido assim? Veja se sua reação ao longo dos anos tem sido assim:  "Sou indigno; que te responderia eu? Ponho a mão na minha boca." (Jó 40.4)  "Sou pó e cinza." (Abraão - Gênesis 18.27)  "Sou indigno de todas as misericórdias e de toda a fidelidade que tens usado para com teu servo." (Jacó - Gênesis 32.10)  "Mas eu sou verme e não homem; opróbrio dos homens e desprezado do povo." (Davi - Salmo 22.6)  "Então, disse eu: ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de

Regras básicas para doação e auxílio ao próximo:

 "...quando vocês fizeram isso ao mais humilde dos meus irmãos, foi a mim que fizeram.” (Mateus 25.40)  Regras básicas para doação e auxílio ao próximo:  1) Quando for doar brinquedos, não separe o resto e os quebrados. Dê brinquedos de qualidade;  2) Quando for doar alimento, não dê o que está com validade vencendo ou vencido. Dê o que você comeria;  3) Quando for doar algo monetário, não dê o que te sobrou. Mas separe algo especifico antes. Dê de coração, e não por pena;  4) Quando estiver auxiliando alguém com seus serviços, e souber que o outro não tem condições de pagar, não ofereça um serviço mal feito; não mostre ao outro que ele depende de você. Sirva-o com profissionalismo, como se ele fosse alguém "importante". Eu não me esqueço quando pedi ajuda a um amigo num projeto de capa de livro e disse que poderia ser algo simples. Ele me respondeu: "Não irmão. Farei algo com excelência e profissionalismo". E foi o que fez.  5) Quando disser que vai orar por a

É A MÃO DO MEU PAI

Sim, Deus frustra muitos sonhos. Deus interrompe planos aparentemente maravilhosos. Não são poucos os que ficam mirando o Céu a procura de respostas. Os puritanos costumavam dizer, diante das grandes tragédias da vida, que "era a mão do meu Pai." Eles tinham uma visão tão exaltada da soberania divina que conseguiam dizer com o espírito alegre que era a mão do Pai guiando o sofrimento até seus filhos. Ora, é a mão de nosso Pai que está destruindo seus sonhos. E quer saber de uma coisa? Ele é bom! " Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito." (Romanos 8.28). E é exatamente porque Ele é bom que está freando seus sonhos que poderiam se transformar em um grande pesadelo em breve. Nunca se esqueça que Ele sabe o fim desde o começo. Não se esqueça ainda que nosso coração é desesperadamente enganoso. Então, por que ficar abatido se o Deus que destrói sonhos está fazendo isso por puro amor e c

Reanime-se!

Um pequeno cisco no olho nos faz lacrimejar e causa grande incômodo. O menor pecado deveria provocar em nós ainda mais lamento e não poucas lágrimas, se queremos sentir o peso da graça.  E se o pecado não te perturbar mais? E se tens se tornado frio porque não consegue mais caminhar em santificação? Aqui está uma das grandes estratégias do Pecado: tornar-se tão presente quanto pode a ponto de desanimar o cristão. Ele tenta vencer pela resistência. E você, vai realmente desistir de lutar? Ei, tal como Satanás, o pecado é mentiroso e te engana quando te diz que é invencível. Cristo o derrotou na cruz e declarou que agora ele não mais nos domina.  Portanto, reanima-te. Levante-se, pois a corrida cristã ainda não acabou, e há muitos santos na arquibancada torcendo pelo seu progresso espiritual, e na linha de chegada há o próprio Cristo como a Coroa de nossa vitória. Siga firme!  Em Cristo, reanime-se. Pelo poder dEle, recomece! Rodrigo Caeté 

A falta do apetite espiritual

Quem nunca teve o apetite afetado por uma determinada doença? A falta de desejo de se alimentar pode ser uma evidência de que o corpo não está nada bem.  O mesmo ocorre quando não temos mais desejo pelo alimento da Palavra. A falta de desejo por esse meio de graça, assim como pela oração, pode ser sintoma de que nossa vida espiritual também não anda bem. O que fazer?  Quando nosso apetite pelo alimento físico se esvai, temos pessoas ao nosso lado nos "forçando" amorosamente o alimento. São estímulos e até pessoas colocando uma colher de comida em nossa boca. Dizem: "é para o seu bem". E certamente é.  Da mesma forma, quando identificamos que não temos mais apetite pela Escritura e pela oração, devemos lutar por esse alimento. Mesmo que não esteja sentido vontade, desejo ser essa pessoa a te "forçar" que se alimente. É para o bem de sua alma.  Portanto, volte a comer desse pão do céu. Volte a beber dessa água da vida. Cuidado para não ficar raquítico espiri

O homossexualismo, a automasturbação e a idolatria 

  Ora, talvez você esteja se perguntando qual a relação entre essas três coisas. Siga no texto que tentarei te explicar.  O homossexual sente atração por outro do mesmo sexo, sendo uma forma de amar a sua própria sexualidade. Uma mulher ama outra mulher e um homem ama outro homem. No fundo, isso é um desejo pela satisfação pelo seu próprio sexo na relação com o outro do mesmo sexo. É uma adoração por/de si mesmo, sendo uma vertente da idolatria.  A automasturbação segue a mesma linha, pois a pessoa "faz sexo" consigo mesma, sendo também uma forma de idolatria. Nesse caso, é mais clara a relação, pois a satisfação em si mesma é mais evidente e reconhecível.  Além disso, o autor Douglas Wilson relaciona de forma brilhante a masturbação com a homossexualidade:  "Nesse sentido, a masturbação pode até mesmo ser considerada uma forma peculiar de 'homossexualidade'. Se cada experiência sexual que um homem vem mantendo nos últimos dez anos tem sido sem sua mulher, então

O Soberano sobre as decisões dos ímpios

Você também já ficou preocupado com alguma decisão futura que, de certa forma, dependeria de um ímpio? Permita-me um pouco de sua atenção para as seguintes palavras: Alargue sua visão sobre a soberania absoluta do Senhor, pois pouco sentido faz ficar angustiado e ansioso achando que as decisões dos ímpios, que influenciarão de alguma forma a sua vida, ocorrerão a parte do decreto divino. Conforme bem pontuou Salomão, " Como ribeiros de águas assim é o coração do rei na mão do Senhor ; este, segundo o seu querer, o inclina." ( Provérbios 21.1). Tal como Deus dirige a correnteza de um Rio, assim é seu minucioso domínio no coração do Rei. O Rei, que em aplicação representa todos os governantes, também aponta para a vida do ímpio sendo guiado pelo Senhor. Nenhum deles age hoje fazendo aquilo que é fora da vontade de Deus. Isso porque o Supremo Rei está reinando com poder e glória sobre tudo e todos: " No céu está o nosso Deus e tudo faz como lhe agrada." (Salmo 115.3) P

5 TEMORES

Os 5 temores e tremores de alma que você deveria considerar seriamente: 1) Tema e trema diante da situação de sua alma se você se diz perdoado, mas não consegue perdoar; 2) Tema e trema diante da situação de sua alma se você a cada instante recebe a doce misericórdia de Deus, mas não sente compaixão pelo que peca; 3) Tema e trema diante da situação de sua alma se você vive pecando no secreto achando que nunca será descoberto; 4) Tema e trema diante da situação de sua alma se você se ilosa da comunhão dos santos achando que o Leão (O Diabo) não está pronto a dar o bote fatal pois está vendo sua presa isolada; 5) Tema e trema diante da situação de sua alma se você, vivendo algum desses pontos acima, não consegue sentir um pingo de temor e tremor. O melhor que você faz é entrar em agonia de alma, em choro, em súplica, pela misericórdia de Deus. A Eternidade dos Tormentos Eternos não é brincadeira. Não brinque de ser religioso, por favor. Considere levar a sério a análise de sua alma. Se e

 A ORAÇÃO DE UM PAI E A CORAGEM DE UM FILHO PARA PREGAR AOS CANIBAIS 

"Jamais conseguirei explicar o quanto as orações de meu pai daquela época me marcaram, nem outra pessoa poderia entender. Quando ele se ajoelhava e todos nós nos ajoelhávamos em torno dele para a adoração em família, ele derramava sua alma com lágrimas pela conversão do mundo pagão ao serviço de Jesus e por cada necessidade pessoal e doméstica, e todos nós sentíamos-nos como se estivéssemos na presença do Salvador vivo e aprendemos a conhecê-lo e amá-lo como nosso amigo divino".  John Paton relata que as orações de seu pai impactaram sua vida. Elas foram o combustível para entregar sua vida ao Deus de seu pai. E ele partiu para cumprir as orações dele que era a salvação dos pagãos.  Em meio a perdas de esposa e filho, saúde debilitada e perigo de morte a qualquer momento pelos canibais, o resultado foram quase 150 mil canibais rendidos a Jesus nas Novas Hébridas e entorno, no final do século 19. E Paton disse que a chama de tudo eram as orações de seu Pai em sua memória quand

 O INUSITADO PEDIDO DE CASAMENTO DE ADONIRAM JUDSON

Se preparando para as missões do século 19, Judson conheceu a jovem Ann Hasseltine, por quem se apaixonou. Depois de um mês, eis que ele escreve ao pai dela o seguinte texto: "Agora, tenho que lhe perguntar se o senhor consente que parta com sua filha no início da próxima primavera e em não vê-la mais nesse mundo; se consente na partida dela e em sua sujeição às dificuldades e sofrimentos da vida missionária; se o senhor consente que seja exposta aos perigos do oceano, à influência fatal do clima do Sul da Índia; a todo tipo de privação e angústia; à degradação, ao insulto, à perseguição e talvez a uma morte violenta. O senhor pode consentir com tudo isso por causa dele que deixou sua casa celestial e morreu por ela e pelo senhor; por causa de almas imortais perecendo; por causa de Sião e pela glória de Deus? O senhor pode consentir com tudo isso na esperança de logo encontrar sua filha no mundo de glória, com a coroa de justiça, iluminada com as aclamações de louvor que devem res

LIBERALISMO PARA CASAR

Talvez a maior parte dos casamentos atuais seja feito e programado a partir de uma estrutura de muita segurança, sobretudo financeira. Diz-se que é necessário ter antes uma faculdade, uma carreira e uma excelente profissão com uma ótima remuneração. Nessa situação, ambos estão preparados para o casamento, afinal a base é a economia, não é mesmo senhores?  Bem, isso pode fazer sentido para o mundo não cristão, mas não para nós. Eu ainda amo ler as biografias dos grandes homens e mulheres de Deus que viviam pela oração e testemunharam milagres e mais milagres. Antes que alguém ranja os dentes, ninguém aconselharia a loucura sem a fé genuína e sem o chamado e a direção de Deus. O Senhor tem um chamado específico para cada um. Todavia, parece que vivemos numa cultura liberal no que tange ao casamento. Vou explicar: o liberalismo é caracterizado pela negação do sobrenatural e dos milagres na Escritura. Portanto, o pressuposto é estritamente racional. O caráter sobrenatural é tirado de cena.

A Degradação Furiosa do Evangelho

Recentemente, me deparei com um ensino completamente distoante da Sagrada Escritura quanto ao trato entre homens e mulheres. O problema é que tal ensino foi dado por uma suposta página de masculinidade bíblica. Vejam a imagem abaixo: O que mais me impressiona não é a impiedade intelectual do dono dessa página que se diz cristã, mas a tolice dos muitos seguidores que acreditam que ela ensina a doutrina sadia do Evangelho. O que está havendo? O que a Bíblia diz? 1) O homem é chamado a imitar a Cristo no trato com sua esposa: " Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito." (Efésios 5.25-27) Como Cristo nos amou? Primeiro, Ele nos encontrou em rebelião, em ódio a Ele, com comportamentos piores que estes descritos nos exemplos da p

Felicidade Futura

Sugiro que acompanhe o texto abaixo depois que assistir ao vídeo cover sobre a música que serviu de inspiração para este escrito: Felicidade, de Marcelo Jeneci: Clique aqui e assista ao vídeo. Sim, há uma promessa fiel de que haverá um dia em que não haveremos de ser feliz. A expectativa dará lugar a realidade, e a espera terá alcançado sua conquista. Ser feliz não será mais coisa do futuro, mas de um presente eterno. Estaremos ao lado da Doce e Suprema Alegria, Jesus Cristo.  Sim, sentiremos o ar sem nos mexermos, sem dificuldades, e sem a intrusa e irritante ansiedade. Esta nos sufoca, paralisa e desestabiliza. Mas Aquele que nos deu o sopro de vida há de nos equilibrar em sua poderosa mão. Eis que respiraremos como sempre desejamos e aguardamos.  Sim, você vai rir sem perceber, pois seu prazer não será mais o baixo entretenimento desse mundo, mas a Alegria; se realmente felicidade é só questão de ser, seremos os seres mais felizes dessa terra, pois seremos finalmente semelhantes a C

AMOR - UMA COSMOVISÃO BÍBLICA 

  Deus é amor, sendo esse amor autoexistente em Deus em comunhão trinitária. Deus não precisou criar o homem para poder amar. Na verdade, Deus o criou porque o amor já existia e já era plenamente satisfeito na Trindade. E é justamente a comunhão de três pessoas na divindade, sendo o Espírito Santo a explosão desse amor entre Pai e Filho, que nos dá a base de definição de amor.  João diz que a manifestação do amor se deu na relação de entrega entre Pai e Filho (1 João 4.9), que culminou no vínculo do Espírito Santo com os homens (1 João 4.13). Note, portanto, que o amor é eternamente trinitário, sendo manifesto em comunidade. Isso significa que o amor não existe sozinho. Não há possibilidade de amor próprio. Isso é uma contradição! O amor, em essência, é existente em relacionamento. Por isso, Deus deu ao homem a graça do amor em família, em comunidade com os santos e nas relações cotidianas.  Com isso em mente, podemos entender melhor a ordem de Deus para que amenos o próximo como a nós

Até tu, Brutus? Até tu, Cristão?

Essa famosa frase - "até tu, Brutos?" - foi popularizada poeticamente pelo conhecido dramaturgo inglês William Shakespeare, que colocou essa fala em sua peça teatral "Júlio César", de 1599. A cena faz uma releitura histórica do imperador romano Júlio César, que foi vítima de uma conspiração de senadores para tirá-lo do cargo. Entre eles estava o seu filho adotivo (ou talvez até legítimo, pois era filho de uma de suas amantes) Marcus Brutus.  O complô, por parte dos senadores, resultou no assassinato do imperador a punhaladas. Participaram cerca de 60 desses senadores, desferindo em Júlio César, segundo Plutarco, 23 facadas. Mas pouco antes da morte, Júlio César reconheceu o filho entre os seus algozes e proferiu a frase. "Até tu, Brutus, filho meu?". E essa frase passou a ficar conhecida como uma frase de surpresa diante da traição praticada por pessoas a quem muito estimamos e de quem nunca esperamos a tal traição.  Mas a associação que desejo fazer hoje

Deus Predestinou o Estupro de uma Criança?

Este artigo é uma extensão do primeiro que escrevi com o título homônimo. Meu objetivo nessa extensão é clarificar melhor os conceitos e indicar fontes a fim de ajudar o leitor a aprofundar o tema. Inicialmente, em razão do triste ocorrido nesta última semana (texto publicado originalmente no ano de 2020), quero deixar registrado meu profundo lamento. A dor na menina em si e no entorno familiar deve ser algo excruciante e indescritível. Entretanto, não há dúvida de que dor maior sofreu aquele que foi assassinado. É, certamente, um contexto tenebroso, digno apenas da atuação pecadora do homem e do ataque maligno de Satanás contra a imagem de Deus no homem, ainda que em ímpios. Não há como transcrever luto, dor, choro, tristeza e lamento por toda essa tragédia!  Todavia, não foi uma tragédia que aconteceu a parte do controle soberano do Senhor. Ele esteve minimamente por trás de cada detalhe, desde o estupro até o assassinato. A grande questão é como!  Conforme eu disse no artigo inicial