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A graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens?

Há uma disputa antiga quanto à interpretação correta de Tito 2.11. Há alguns que defendem o universalismo a partir desse verso, doutrina que assevera a salvação de todos, colocando no mesmo Céu pessoas como Putin, Hitler, Lula e outros ditadores sanguinários. Há ainda aqueles que garantem uma graça proveniente a todos, não havendo a salvação de todos porque a decisão final está no livre árbitro do homem. Essa teoria postula que essa graça salvadora foi, por assim dizer, derramada sobre todos, mas cabe a cada um decidir receber ou não. Finalmente, há ainda aqueles que enxergam nesse verso uma salvação de classes de pessoas, e não de todas as pessoas indistintamente. Ora, qual interpretação está correta? 

Inicialmente, faço a ressalva de que podem existir outras interpretações quanto a este verso. Decidi pontuar apenas essas 3 visões por serem as mais conhecidas e consideradas no meio acadêmico-teológico. Ressalto ainda que meu trabalho, com esse texto, será ínfimo. Não tenho a pretensão de descobrir a pólvora. Há séculos de estudos que devem ser considerados e respeitados; há teólogos de longa estirpe; e há análises brilhantes sobre esse verso. O que farei, portanto, é mais organizar essas análises e fazer poucas pontuações. Dito isso, vejamos o verso em questão: 

"Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens". (Tito 2.11) 

Essa é a versão brasileira ARA (Almeida Revista e Atualizada). Lendo-a da forma como está disposta e sem nenhum contexto, a nossa tendência é seguir para o universalismo. Não é à toa que muitos teólogos de linha mais arminana dizem que esse verso é uma pedra no sapato dos calvinistas, que defendem uma eleição incondicional e particular. Mas será que não teríamos um problema de tradução? Será que o problema não está versão ARA? Para responder a essa pergunta, vejamos algumas outras versões: 

"Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens." (NVI) 

"Porquanto, a graça de Deus se manifestou salvadora para todas as pessoas." (KJA) 

"Porque a graça de Deus, que trouxe salvação, manifestou-se a todos os homens" (BKJ 1611) 

"Pois a graça de Deus foi revelada e a todos traz salvação." (NVT) 

"Pois Deus revelou a sua graça para dar a salvação a todos." (NTLH) 

"Porque o dom gratuito da salvação eterna agora está sendo oferecido a todos." (Bíblia Viva) 

"A disposição de Deus para dar e perdoar agora é pública. A salvação está disponível a qualquer um!" (A Mensagem) 

Minha intenção ao colocar algumas versões é poupar o leitor de análises densas do texto grego. Notem que todas essas versões não mostram nenhuma dificuldade com o texto original. Isso porque o texto grego é claro e simples aqui. Então, podemos dizer que essa disputa quanto a interpretação dessa passagem não se encontra na dificuldade de tradução ou em algum pormenor no texto original. Praticamente todas as versões conhecidas apontam para uma graça salvadora a todos os homens. Portanto, se queremos ter uma melhor interpretação, devemos olhar para outro ponto, aquele que chamamos de regra básica da hermenêutica, que é o seu contexto. O que o apóstolo Paulo está falando antes? Devemos voltar um pouco no texto não apenas porque essa é uma regra básica de interpretação, mas porque o próprio verso exige. Note que, na versão ARA, a que temos adotado aqui, o verso é iniciado com a conjunção explicativa "Porquanto". Isso significa que este verso está justificando algo que foi dito anteriormente. Dito de outra forma, esse verso não foi feito para ser lido isoladamente, mas como uma conclusão de algo que foi dito antes. Por isso, é extremamente necessário analisar o seu contexto anterior. Eis abaixo, então, o que o apóstolo Paulo esta dizendo a Tito: 

"Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina. Quanto aos homens idosos, que sejam temperantes, respeitáveis, sensatos, sadios na fé, no amor e na constância. Quanto às mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias em seu proceder, não caluniadoras, não escravizadas a muito vinho; sejam mestras do bem, a fim de instruírem as jovens recém-casadas a amarem ao marido e a seus filhos, a serem sensatas, honestas, boas donas de casa, bondosas, sujeitas ao marido, para que a palavra de Deus não seja difamada. Quanto aos moços, de igual modo, exorta-os para que, em todas as coisas, sejam criteriosos. Torna-te, pessoalmente, padrão de boas obras. No ensino, mostra integridade, reverência, linguagem sadia e irrepreensível, para que o adversário seja envergonhado, não tendo indignidade nenhuma que dizer a nosso respeito. Quanto aos servos, que sejam, em tudo, obedientes ao seu senhor, dando-lhe motivo de satisfação; não sejam respondões, não furtem; pelo contrário, deem prova de toda a fidelidade, a fim de ornarem, em todas as coisas, a doutrina de Deus, nosso Salvador. Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens," (Tito 2.1-10) 

Paulo escreve essa pequena carta a Tito para que este homem cuidasse da administração das igrejas de Creta, onde Paulo o deixou: "Por esta causa, te deixei em Creta, para que pusesses em ordem as coisas restantes, bem como, em cada cidade, constituísses presbíteros, conforme te prescrevi" (Tito 1.5). Assim como Timóteo, Tito também era responsável por aplicar os critérios para a escolha de um pastor local. Por isso, encontramos tanto em Tito quanto em Timóteo uma lista de requisitos básicos para a escolha de um presbítero local. Nesse capítulo 2, por exemplo, encontremos algumas orientações do apóstolo quanto ao proceder diante das várias classes de pessoas. Isso seria ordens tanto a Tito quanto aos pastores escolhidos por ele segundo determinados critérios. E quais orientações são essas e para quais classes? 

1) Homens idosos: "temperantes, respeitáveis, sensatos, sadios na fé, no amor e na constância." (V.2) 

2) Mulheres idosas: "sérias em seu proceder, não caluniadoras, não escravizadas a muito vinho; sejam mestras do bem, a fim de instruírem as jovens recém-casadas." (V.3-4) 

3) Jovens recém-casadas: "amarem ao marido e a seus filhos, a serem sensatas, honestas, boas donas de casa, bondosas, sujeitas ao marido, para que a palavra de Deus não seja difamada." (V.4-5) 

4) Moços: "em todas as coisas, sejam criteriosos. Torna-te, pessoalmente, padrão de boas obras. No ensino, mostra integridade, reverência, linguagem sadia e irrepreensível, para que o adversário seja envergonhado, não tendo indignidade nenhuma que dizer a nosso respeito." (V.6-8) 

5) Servos: "sejam, em tudo, obedientes ao seu senhor, dando-lhe motivo de satisfação; não sejam respondões, não furtem; pelo contrário, deem prova de toda a fidelidade, a fim de ornarem, em todas as coisas, a doutrina de Deus, nosso Salvador." (V.9-10) 

Paulo, então, elenca 5 classes de pessoas - homens idosos, mulheres idosas, jovens recém-casadas, moços e servos - para indicar como Tito deveria ensinar a cada uma. Em nenhum momento, neste capítulo, o apóstolo fala de pessoas distintas, mas de grupos diferentes. É caminhando, portanto, por esta esteira que chegamos ao verso 11 interpretando esse "todos" como todas as classes de pessoas já mencionadas nos 10 versos anteriores. O contexto nos indicou isso, e a conjunção explicativa no início do verso 11 clamou por essa interpretação. O que isso significa, afinal? 

Significa que: 

1) Paulo não está falando de uma salvação universal. Certamente, condenamos a heresia do universalismo; 

2) Paulo não está falando de uma graça proveniente a todas as pessoas sem exceção. Certamente, condenamos o arminianismo que postula um livre árbitro libertário. 

3) Paulo está concluindo sua tese de cuidado pastoral sobre todas as classes de pessoas mencionadas: homens idosos, mulheres idosas, jovens recém-casadas, moços e servos. Sendo essa a melhor interpretação, diferente do que muitos arminianos pensam, de que esse verso é um calcanhar de Aquiles dos calvinistas, na verdade, este verso reforça ainda mais o amor eletivo de Deus por todas as pessoas sem distinção, não sem exceção. 

Vejamos abaixo alguns intérpretes desse texto em análise. Notem como todos seguem no mesmo ritmo, não encontrando nenhuma dificuldade com este verso: 

"Embora haja outras questões de interpretação nestes dois versículos, a maioria dos leitores ordinários da Bíblia encontrará o assunto do universalismo como sendo o de maior interesse e importância. Esta passagem ensina que cada ser humano que viveu e viverá sobre a Terra tem uma entrada certa ao Céu? Aqueles que conscientemente examinaram o contexto precedente, dificilmente poderão responder ‘Sim’. Paulo claramente esteve falando de classes de pessoas ao invés de indivíduos. Ele fala sobre mulheres idosas, e não sobre a viúva Smith; ele fala sobre mulheres jovens, e não sobre a bela Katie. Ele fala sobre escravos como uma classe, e não sobre Onésimo. Onésimo virá na epístola seguinte! Além do mais, o versículo diz que a graça de Deus apareceu a todos os homens. Ela não diz que a graça salvadora tem sido aplicada a cada indivíduo humano. Isto pode significar que a população geral pode ver que a graça tem sido aplicada a homens de toda classe e posição. Possivelmente isto expande muito o significado do versículo, pois embora os romanos e gregos pudessem ver que homens de toda classe e posição tinham se tornado cristãos, eles provavelmente não atribuiriam isso à graça de Deus. Contudo, o desrespeito para com classe e posição era e é importante – mais importante nos dias de Paulo do que agora – pois os gregos, pelo menos nos séculos primitivos, consideravam o resto da raça humana, isto é, os bárbaros, como escravos por natureza, como testifica Aristóteles, e os gregos como senhores por natureza. Os romanos, por outro lado, não mantinham nenhuma alta opinião sobre os gregos, embora admitissem alguns à cidadania romana. Nem gregos nem romanos tinham muita consideração para com escravos. Mas Deus sim! Sua graça não somente apareceu publicamente, mas foi realmente aplicada a toda classe – oficial romano, adúltero corintiano, escravo repugnante, e até mesmo judeu obstinado. Com a quase total ausência de distinções de classes na maior parte do mundo hoje (algumas permanecem na Índia), esquecemos quão importante elas eram nos primeiros dias, e quão revolucionário o Evangelho é! (Gordon Clark. Comentário de Tito 2.11, disponível no blog Monergismo) 

"Ela trouxe salvação a “todos os homens”. Para uma explanação detalhada sobre esta expressão, ver [meu comentário] sobre 1Timóteo 2:1. Aqui em Tito 2:11, o contexto faz o significado bem claro. Masculino ou feminino, idoso ou jovem, rico ou pobre: todos são culpados diante de Deus, e dentre todos eles Deus congregou seu povo. Anciãos, anciãs, homens e mulheres mais jovens, e até mesmo escravos (ver vv. 1-10) devem viver vidas consagradas, porque a graça de Deus manifestou salvação a todos esses vários grupos ou classes. “Todos os homens” aqui no versículo 11 = ”nós” do versículo 12. A graça não passou por alto os de idade avançada só porque são idosos, nem mulheres só porque são mulheres, nem escravos só porque são meramente escravos, etc. Manifestou-se a todos, sem consideração de idade, sexo ou posição social. Por isso ninguém pode derivar, desde seu grupo ou casta particular a que pertence, razão plausível para não viver a vida cristã." (William Hendriksen. Comentário de Tito 2.11, disponível no blog Monergismo); 

"Trazendo salvação a todos os homens. O apóstolo expressamente declara que a salvação vem ao encontro de todos os homens, tendo em mente especialmente os escravos de quem estivera precisamente falando. Ele não está se referindo a pessoas individualmente, mas, antes, a todas as classes de pessoas com suas diversas formas de vida; e põe forte ênfase sobre o fato de que a graça de Deus se condescendeu até mesmo dos escravos. Visto que Deus não despreza nem mesmo a mais humildade e a mais degradada classe de pessoas, seria extremamente irracional se porventura nos fizéssemos negligentes em abraçar sua munificência." (João Calvino. Comentário de Tito 2.11, disponível no blog Monergismo); 

A lista de comentários poderia ser exaustiva, mas tornaria o texto redundante e denso, pois, em sua grande maioria, os teólogos calvinistas não encontram nenhum problema com esse texto, recorrendo simplesmente ao seu contexto anterior. Mas se formos olhar rapidamente o contexto posterior, veremos essa clara delimitação a cristãos de diversas classes, pois apenas os justificados eficazmente conseguem viver dessa forma descrita pelo apóstolo: 

"educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente, aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras. Dize estas coisas; exorta e repreende também com toda a autoridade. Ninguém te despreze." (Tito 2.12-15) 

Essa vida de piedade e esperança quanto à vida eterna apenas os cristãos têm. Essa graça salvadora tem a didática de nos elevar em santidade em todo tempo, nos desarraigando das paixões desse mundo. Deus não é um ser passivo que nos redime e nos deixa. Ele é presente e atuante, agindo nos santos constantemente para que sejamos todos nós puros peregrinos em direção ao Céu. Notem que Paulo diz que todas essas pessoas alcançadas por essa graça salvadora fazem parte desse "povo exclusivamente seu." Há aqui uma clara especificação, indicando-nos, mais uma vez que aquele "todos os homens" do verso 11 referenciam todas as classes (V.1-10) sem distinção de classes, e não absolutamente todos sem exceção. 

Portanto, conforme vimos, esse texto está longe de ser um problema para nós calvinistas, uma vez que seu contexto é ensurdecedor. Entretanto, o mais importante em todo esse capítulo não é a delimitação ou não da expiação divina. Isso porque para Paulo, essa era uma questão já clara e bem desenvolvida ao longo de suas várias cartas. O âmago desse capítulo é a vida exemplar de todas as classes de pessoas. Vejam que ele determina uma classe e diz como cada uma deve viver, finalizando apontando para as boas obras como evidências de fazerem parte de tais classes: 

"o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras." (V.14) 

Eu não condeno certas disputas teológicas, como essa acerca da expiação. Creio que elas são de extrema necessidade para o progresso dos santos. Todavia, condeno os debates inúteis a parte das boas obras. O que adianta discorrer perfeitamente sobre a natureza da expiação de, ao discorrer, peca contra o Cristo que a proporcionou? Torna-se tudo inútil. A ênfase central, portanto, em todo esse capítulo é a santificação dos crentes de Creta e de todos os eleitos de todas as épocas. Ao Senhor toda glória sempre pela monergística, incondicional e particular salvação.

Rodrigo Caeté

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