Eudeusamento é um processo natural do homem caído de agir, normalmente inconscientemente, sempre visando o controle de tudo, como se fosse realmente Deus. Não é um culto explícito do "eu", pois isso seria facilmente condenado pela própria pessoa. É, antes, um estilo de vida já extremamente fundamentado na busca pelo controle de tudo na nossa vida e a nossa volta. Sabe aquela mãe que se preocupa de forma excessiva com o filho e liga, a cada 5 minutos, como se essas ligações indicassem um controle da segurança do filho? É muito comum que essa forma carnal de viver se alastre para tudo que permeia o nosso dia a dia e, muitas vezes, nem notamos. Meu objetivo, com este breve texto, é oferecer alguns efeitos desse estilo de vida para que o próprio leitor possa refletir sobre sua caminhada cristã e averiguar se tem essa pecaminosa síndrome do eudeusamento.
Veja, abaixo, algumas características do eudeusamento e seus efeitos. Se você não reconhecer tal característica, veja se os efeitos estão em ti e não fuja de assumir que tem buscado sua própria glória.
1) Gosta mais de falar que de ouvir - normalmente, quem gosta muito de falar acha, inconscientemente (vou sempre dizer que é inconscientemente, quando necessário, para que os defensores do eu de plantão não digam que isso nada tem a ver com eles que são bonzinhos e humildes.) que o que tem para oferecer é melhor que o que todos os demais, que devem apenas ouvi-lo, têm a oferecer. Falar pelos cotovelos, portanto, não é uma característica de personalidade apenas, mas uma manifestação do eudeusamento muito marcado. Os efeitos desse estilo orgulhoso de vida facilmente se observa quando se tenta controlar um tagarela. Seja diante de um debate ou mesmo diante de alguma brincadeira envolvendo silêncio temporário, o soberbo sempre se sentirá inquieto e, em caso de debate, dificilmente conseguirá respeitar o espaço de fala do outro, interrompendo-o a todo instante. Conhece alguém assim?
2) Gosta mais de mandar que de obedecer - quem gosta de mandar gosta de estar no controle, e detesta ser mandado, pois tem a sensação de que nada vai bem sem a sua autoridade. Normalmente, esse tipo de pessoa tem dificuldade em cumprir ordens e está sempre arrumando desculpas para procrastinar aquilo que é de autoridade alheia. Agora, ponha esse sujeito numa posição de autoridade e verá o quanto ele esbanja orgulho e prepotência, sempre achando que, com ele no comando, as coisas sempre saem melhor. Pensamentos característicos são: "sem mim isso não funciona direito; eu não posso faltar, pois não há substituto a altura; sem mim, nada podeis fazer; etc". Quanto aos efeitos, espiritualmente essa pessoa tem mais dificuldade com a santidade, exatamente porque tem dificuldade em reconhecer autoridade fora de si e ser submissa. E aí, essa pessoa é você?
3) Prefere mais ter o controle de tudo a descansar e confiar - aqui talvez esteja o ápice desse estilo de vida pecaminoso, pois quem tem a síndrome do eudeusamento tem extrema dificuldade em descansar em momentos de tensão, já que seu suposto controle está sendo posto à prova. Seus efeitos são danosos e muitos evidentes, não deixando ninguém se esconder quanto a esse vício: ansiedade, inquietação, insegurança, medo, descontrole pessoal, etc, são alguns dos efeitos quando Deus dá uma sacodida no homem que achava que tudo estava sob seu comando. E aí, esse é você?
Aqueles que percorrem o trajeto desses 3 pontos mencionados não encontram a doçura da paz, nem a alegria da presença do Senhor. Além disso, não conseguem descansar, pois seu espírito está sempre em alerta. Até seu corpo sente esses efeitos danosos do pecado. Esse é você?
Eu não duvido que esteja falando com cristãos. Todos temos problemas com o orgulho e desejamos ter o controle de nossas vidas. Isso é um fato, e quem não reconhece isso é mentiroso. Todavia, quando Deus nos salva da ira vindoura, também nos promete um cuidado paterno e seguro. Ele deseja que nos lancemos em seus braços e confiemos em sua providência, ainda que as dores sejam intensas. Elas vão passar. Acredite. E a glória eterna irá ofuscar toda tragédia. Mas você precisa aprender a largar o que está em suas mãos, e deixar seus ombros relaxados. O governo de tudo está nos ombros de Cristo (Isaías 9.6), e você pode, agora, relaxar e descansar.
Rodrigo Caeté
Comentários
Postar um comentário