"Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele." (Mateus 11.12): o que significa esse texto?
Não são poucos os de linha arminiana que usam esse texto a fim de defender as obras humanas como mérito para salvação. Dizem que é necessário se esforçar muito não apenas para garantir a salvação, como também para mantê-la. Certamente, essa visão soteriológica deturpa o ensino bíblico quanto à segurança eterna dos santo, além de provocar uma santificação desvirtuosa, pois incita o cristão a obedecer mais por interesse de manter a salvação que por amor ao Deus que já lhe conferiu redenção eterna e imutável.
Quanto ao texto em análise, vejamos o seu contexto. Jesus está a se referir a João Batista, que estava encarcerado em razão do Evangelho. Nos versos anteriores, o próprio João pediu que alguns de seus discípulos fossem até Jesus indagá-lo a respeito de seus feitos miraculosos, a fim de que se confirmasse a divindade do Cristo. É nessa esteira que Jesus aproveita para proferir outras palavras acerca de João. No verso 11, por exemplo, Jesus diz que "entre os nascidos de mulher, ninguém apareceu maior do que João Batista; mas o menor no reino dos céus é maior do que ele." E, no verso seguinte, aparece o nosso verso em análise. Ora, será mesmo que ele nos incita a busca pela salvação através do esforço? Já vimos que o contexto não favorece nada concernente à salvação ou santificação, mas à perseguição religiosa e sofrimento. O que faz muitos errarem na interpretação é exatamente a tradução. A versão Almeida Revista e Atualizada, a mais usada entre os brasileiros, erra pessimamente. Para que se tenha noção do erro, veja a melhor tradução desse texto que temos para o português:
"Desde os dias em que João anunciava a sua mensagem, até hoje, o Reino do Céu tem sido atacado com violência, e as pessoas violentas tentam conquistá-lo." (NTLH)
Ora, parece que estamos lendo outro verso, e não o mesmo. Por incrível que pareça, uma paráfrase BÍBLICA (NTLH), que não é tão recomendada assim para estudo bíblico e pregação, acerta em cheio na tradução e nos oferece uma interpretação condizente com o contexto. Em resumo, Jesus está dizendo que João foi preso à força e assim tem sido, até aquele momento, e podemos dizer até hoje em países de extrema perseguição religiosa. Cristo está a mostrar o quanto os homens odeiam o cristianismo e estão dispostos a usar todo tipo de violência contra ele. Portanto, contrariando a interpretação arminiana, esse verso nada tem a ver com com salvação ou santificação, mas com a perseguição religiosa que os santos passam e ainda passarão nesta terra.
Rodrigo Caeté
Comentários
Postar um comentário