Pular para o conteúdo principal

Entendendo os diversos tipos de Fé.

Os ímpios e os demônios têm fé, mas nenhum deles agrada a Deus. Tiago diz que os demônios não apenas creem, como também tremem (Tiago 2.19), embora muitos homens pequem e aparentemente fiquem em paz. A questão é que não há ninguém que não tenha fé em alguma medida. Todos creem em algo, e nem mesmo os ateus escapam disso. O ponto é destrinchar os diferentes tipos de fé. Normalmente, é feita uma simples diferenciação entre fé natural e fé sobrenatural, o que, no fim, é a principal distinção. Contudo, neste texto, pretendo aprofundar um pouco mais os conceitos de fé, para que possamos definir melhor qual tipo de fé que não agrada a Deus e qual agrada. 

Primeiramente, é um consenso o fato de que todos cremos em alguma coisa. Um trabalhador acredita que, ao fim do mês, irá receber o seu salário; um apostador da mega sena confia que pode ganhar o prêmio máximo; e um aluno tem fé de que, estudando, conseguirá passar de série ao fim do período letivo. De alguma forma, todos vivemos baseados nessa tal fé natural, que nos impulsiona, por exemplo, a acreditar que alcançaremos algo no porvir. Nestes casos, estamos diante de uma fé natural em coisas aparentemente nada relacionadas com o divino. Podemos chamá-la de Fé Natural Ordinária. 

Mas há outro tipo de fé natural, tendo como pano de fundo alguma divindade. Cito "alguma divindade" apenas para elencar as diversas formas de adoração, mesmo acreditando que existe apenas um único Deus. Nesta fé, que podemos chamá-la de Fé Natural Extraordinária, estão as diversas crenças transcendentes, como um espírita que acredita que pode reencarnar, um muçulmano que acredita que terá as tais virgens no paraíso ou mesmo um crente que crê na vida eterna através de Jesus Cristo, mesmo que não seja realmente um cristão. Então, diferente da Fé Natural Ordinária, essa fé aponta para uma crença em algo a partir de uma divindade adorada. Temos um caso bíblico muito marcante que evidencia essa Fé Natural Extraordinária. Em Mateus 8, nos é apresentado um centurião que implorou, diante de Jesus, pela cura de um criado seu. Jesus responde que irá curá-lo, mas o centurião disse que Jesus poderia apenas declarar a cura a distância, pois não se achava digno de que Cristo entrasse em sua casa, ao que o Senhor respondeu: 

"Ouvindo isto, admirou-se Jesus e disse aos que o seguiam: Em verdade vos afirmo que nem mesmo em Israel achei fé como esta." (Mateus 8.10) 

Notemos que a fé desse centurião foi elogiada por Jesus, mesmo tal homem não sendo um de seus discípulos. Esse centurião cria no poder curador de Cristo e mostrou uma fé que muitos cristãos genuínos não mostram. Entretanto, não podemos nos esquecer de que essa é uma fé que, embora extraordinária, é natural, pois não provém de uma fé extraordinária salvífica. É sobre ela que falarei no próximo parágrafo. 

Por fim, temos ainda essa Fé Extraordinária, pois não provém do homem natural caído, mas é um dom divino. O autor aos Hebreus disse que Cristo é o autor e consumador de nossa fé (Hebreus 12.2). Paulo também disse que recebemos um combo de graça e fé como presente divino (Efesios 2.8). Tudo isso indica que até o nosso ato de crer em Deus é uma obra extraordinária do próprio Senhor, que plantou em cada eleito essa Fé Extraordinária. Essa é a fé sobrenatural dos cristãos, que os capacita a crer não apenas em Jesus para a salvação, como também em toda providência divina. É aqui que aparece a nossa última fé desse texto, a que podemos chamar de Fé Extraordinária de Providência. Creio ser este o caso Hebreus 11, que define a fé como "certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem." (Hebreus 11.1), e ainda narra uma série de acontecimentos relativos aos santos do passado que confiaram na providência divina. É nesse contexto que aperece o verso "De fato, sem fé é impossível agradar a Deus" (Hebreus 11.6), indicando que sem essa fé em Deus nenhum homem o agrada, nem mesmo aqueles que têm uma Fé Natural Extraordinária por apenas crerem em alguma ação divina em suas vidas. Considerando que todas as nossas melhores ações naturais, a parte de Cristo, incluindo o ato de confiar em alguma providência divina, são vistas pelo Senhor como trapos imundos (Isaías 64.6), todas as crenças dos ímpios provocam ira no Senhor. Portanto, por melhor que seja sua atuação na sociedade, se tal pessoa não tem fé em Deus (a Extraordinária que o capacita a expressar a Fé de Providência) jamais conseguirá agradar a Deus. Pelo contrário, pois a justa ira divina permanece sobre ele em cada instante de sua existência. 

Em resumo, então, temos esses 4 tipos de Fé abaixo: 

1) Fé Natural Ordinária

2) Fé Natural Extraordinária

3) Fé Extraordinária

4) Fé Extraordinária de Providência 

A Fé Natural Ordinária é essa crença de que no fim mês, por exemplo, receberei meu salário. Todos, em alguma medida, têm essa fé. A Fé Natural Extraordinária é a crença em alguma divindade ou mesmo uma busca pelo tatear alguma transcendência. Aqui, encontramos os diversos tipos de religião. Todos também têm essa fé, uma vez que somos todos religiosos. A Fé Extraordinária é a fé salvífica, o dom gracioso que recebemos do Senhor para crermos nele para salvação. Essa fé apenas os eleitos possuem. Essa é a única que, de fato, agrada a Deus, pois tem Cristo como mediador. Por fim, temos a Fé Extraordinária de Providência, que é um efeito natural da Fé Extraordinária. Esta fé capacita o cristão a expressar sua confiança na ação providencial do Senhor em sua vida. Esta também agrada ao Senhor, pois é fruto da fé salvífica. Por conclusão lógica, apenas os santos podem expressar esse tipo de fé. Os ímpios podem até indicar, em alguma escala, alguma fé na providência do Senhor, mas a raiz dessa fé é pecaminosa e carnal. Portanto, gera apenas ira e indignação no Altíssimo. Nesse sentido, apenas os santos podem expressar esses dois últimos tipos de fé. 

Em aplicação prática, quero deixar a seguinte meditação para o cristão: a sua expressão de fé no cuidado do Senhor, confiando inteiramente em sua providência, pode ser uma das maiores evidências de que você recebeu a Fé Extraordinária. Além disso, essa confiança em Deus é uma bela declaração de amor, uma adoração genuína e um louvor ímpar. Deus é glorificado através de sua vida quando você mostra o quando confia que todas as coisas cooperaram, de fato, para o bem dos cristãos (Romanos 8.28).

Rodrigo Caeté 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ninguém explica Deus? Uma análise "preto no branco"

Este texto é uma análise da música “Ninguém explica Deus”, da banda Preto no Branco. Esta música tem feito sucesso no meio gospel , e, como a maior parte da música evangélica atualmente, também tem influenciado bastante na teologia nacional. A questão que se levanta é: será que a teologia pregada (Lutero dizia que a música é a teologia cantada) – direta ou indiretamente – por meio dela está correta? Ela está explicando  acertadamente sobre Deus? Sendo sincero com os autores da letra, dá para entender o que eles estavam querendo dizer com esta música. Penso que a ideia é que, em última análise, nenhum ser finito e criado consegue por força própria c ompreender e explicar o SENHOR na Sua totalidade. Isso é um fato indiscutível! A questão é que entre o que se quer dizer e o que se diz pode haver um abismo gigantesco, e é aí que reside o problema! Em suma, a música congregacional existe para que todos, tanto a pessoa simples e menos culta, quanto a que tem um nível est

Santificação Psicológica e Rituais Evangélicos

No nosso arraial evangélico, sobretudo em momentos de retiro espiritual e encontros de casais, é comum depararmo-nos com um ritual chamado “culto da fogueira”. Quem nunca participou de um, não é mesmo? Esse ritual tem o objetivo psicológico de “queimar”, por assim dizer, os nossos pecados cometidos. Não ouso negar sua eficácia emocional, pois eu mesmo já “senti” que meus pecados foram expurgados na hora em que o bendito papel estava sendo queimado. Que momento psicologicamente maravilhoso e emocionante.  Além do “culto da fogueira”, recentemente me deparei também com o ritual “oração a Deus por meio do balão de gás”. A questão era simples: deveríamos escrever nossos pedidos de oração numa pequena folha de papel e colocar dentro de um balão, que seria inflado com gás e subiria “aos céus”. Não duvido que muitos, vendo aquele balão subindo até sumir da vista, sentem que suas orações chegam lá. Que estratégia emocional e psicológica magnífica! Bem, qual é o problema disso tudo? Tudo.  Assi

DA SÉRIE: LOUVORES HERÉTICOS - LINDO ÉS

Existem algumas músicas que falam do desejo de humilhação de quem canta. Geralmente é assim: "Eu quero me humilhar diante de Ti Senhor", ou algo parecido. O grande problema é que o pressuposto desse clamor é um estado natural de exaltação, o que é um equívoco ao se tratar de um ser humano. O único que de fato se humilhou aqui na terra foi Jesus Cristo. Quando Paulo fala em Filipenses que Ele se esvaziou de sua glória e se humilhou, em outras palavras o apóstolo está dizendo apenas uma coisa: ELE SE TORNOU HOMEM! Cristo não deixou os seus atributos divinos justamente porque ele continua sendo 100% Deus; o humilhar-se dele é o SER UM DE NÓS, HUMANO! O ponto é que ser humano já é um estado de humilhação! Já somos por natureza humilhados. Então, meu amigo querido, não existe a opção "quero me humilhar", a não ser que você seja Deus, o que não é o caso. O que existe é: "eu reconheço meu estado triste de humilhação!" Uma boa canção exige uma do