Pular para o conteúdo principal

Jesus poderia ter se casado?

As motivações dessa pergunta são muitas, desde as mais sinceras vindas de cristãos leigos e humildes até as mais baixas e vis vindas de escarnecedores que tentam imputar pecado em Jesus. Para responder a essa pergunta, primeiramente serei direto ao dizer que, em termos de finalidade, Jesus não poderia ter se casado, pois seu objetivo foi justamente vir a terra para dar a vida pela sua noiva, a Igreja. Mas, como possibilidade de algo santo e puro, como é o casamento, ele poderia ter feito isso sem qualquer problema, já que isso não mudaria em nada sua natureza incorruptível. Todavia, ele por esse caminho não seguiu, pois seu propósito era muito claro e definido, e seu tempo de vida era curto. 

Alguns ímpios, por exemplo, com a sanha de dizer que Jesus se relacionava com uma prostituta, chegam a dizer que Cristo tenha se casado com Maria Madalena. Há apócrifos que asseveram isso. Todavia, quando de sua proximidade com a morte, na oportunidade de estar ao lado de sua mãe e Maria Madalena, o Senhor foi bem claro em relação a quem era a sua família naquele momento: 

"E junto à cruz estavam a mãe de Jesus, e a irmã dela, e Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena. Vendo Jesus sua mãe e junto a ela o discípulo amado, disse: Mulher, eis aí teu filho. Depois, disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. Dessa hora em diante, o discípulo a tomou para casa." (João 19.25-27) 

Se Maria Madalena fosse sua esposa, ele poderia aproveitar esses momentos finais para recomendar cuidados com ela. Mas ele mira a sua mãe e roga que João a auxilie. 

Além dos ímpios, existem ainda alguns cristãos que carregam o peso de algumas tradições e tabus, como o de que o pecado é transmitido via relação sexual. Por pensarem assim, muitos acreditam que se Jesus tivesse casado teria pecado. Ora, a Bíblia diz que o leito conjugal é puro: 

"Digno de honra seja o casamento entre todas as testemunhas, bem como a pureza do leito conjugal; porquanto, Deus julgará os imorais e adúlteros." (Hebreus 13.4) 

O motivo de Jesus não ter se casado não tem a ver com o suposto pecado do sexo, mas porque ele já era comprometido: 

"Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito. Assim também os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama. Porque ninguém jamais odiou a própria carne; antes, a alimenta e dela cuida, como também Cristo o faz com a igreja; porque somos membros do seu corpo. Eis por que deixará o homem a seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, e se tornarão os dois uma só carne. Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja. Não obstante, vós, cada um de per si também ame a própria esposa como a si mesmo, e a esposa respeite ao marido." (Efésios 5.25-33) 

Paulo compara o casamento humano com a relação amorosa entre Jesus e sua Noiva, a Igreja. Ele diz que o marido deve dar a vida por sua esposa assim como Cristo fez. Portanto, Jesus era noivo quando esteve entre nós. A pergunta correta não é se Jesus poderia ter se casado, mas se ele irá ainda se casar. Neste caso, a resposta é sim: 

"Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou, pois lhe foi dado vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro. Porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos. Então, me falou o anjo: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E acrescentou: São estas as verdadeiras palavras de Deus." (Apocalipse 19.7-9) 

Ele foi fiel a nós, e assim devemos ser com Ele. Em breve, nosso Noivo virá nos buscar e para sempre viveremos com ele em glória eterna.

Rodrigo Caeté

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ninguém explica Deus? Uma análise "preto no branco"

Este texto é uma análise da música “Ninguém explica Deus”, da banda Preto no Branco. Esta música tem feito sucesso no meio gospel , e, como a maior parte da música evangélica atualmente, também tem influenciado bastante na teologia nacional. A questão que se levanta é: será que a teologia pregada (Lutero dizia que a música é a teologia cantada) – direta ou indiretamente – por meio dela está correta? Ela está explicando  acertadamente sobre Deus? Sendo sincero com os autores da letra, dá para entender o que eles estavam querendo dizer com esta música. Penso que a ideia é que, em última análise, nenhum ser finito e criado consegue por força própria c ompreender e explicar o SENHOR na Sua totalidade. Isso é um fato indiscutível! A questão é que entre o que se quer dizer e o que se diz pode haver um abismo gigantesco, e é aí que reside o problema! Em suma, a música congregacional existe para que todos, tanto a pessoa simples e menos culta, quanto a que tem um nível est

Santificação Psicológica e Rituais Evangélicos

No nosso arraial evangélico, sobretudo em momentos de retiro espiritual e encontros de casais, é comum depararmo-nos com um ritual chamado “culto da fogueira”. Quem nunca participou de um, não é mesmo? Esse ritual tem o objetivo psicológico de “queimar”, por assim dizer, os nossos pecados cometidos. Não ouso negar sua eficácia emocional, pois eu mesmo já “senti” que meus pecados foram expurgados na hora em que o bendito papel estava sendo queimado. Que momento psicologicamente maravilhoso e emocionante.  Além do “culto da fogueira”, recentemente me deparei também com o ritual “oração a Deus por meio do balão de gás”. A questão era simples: deveríamos escrever nossos pedidos de oração numa pequena folha de papel e colocar dentro de um balão, que seria inflado com gás e subiria “aos céus”. Não duvido que muitos, vendo aquele balão subindo até sumir da vista, sentem que suas orações chegam lá. Que estratégia emocional e psicológica magnífica! Bem, qual é o problema disso tudo? Tudo.  Assi

DA SÉRIE: LOUVORES HERÉTICOS - LINDO ÉS

Existem algumas músicas que falam do desejo de humilhação de quem canta. Geralmente é assim: "Eu quero me humilhar diante de Ti Senhor", ou algo parecido. O grande problema é que o pressuposto desse clamor é um estado natural de exaltação, o que é um equívoco ao se tratar de um ser humano. O único que de fato se humilhou aqui na terra foi Jesus Cristo. Quando Paulo fala em Filipenses que Ele se esvaziou de sua glória e se humilhou, em outras palavras o apóstolo está dizendo apenas uma coisa: ELE SE TORNOU HOMEM! Cristo não deixou os seus atributos divinos justamente porque ele continua sendo 100% Deus; o humilhar-se dele é o SER UM DE NÓS, HUMANO! O ponto é que ser humano já é um estado de humilhação! Já somos por natureza humilhados. Então, meu amigo querido, não existe a opção "quero me humilhar", a não ser que você seja Deus, o que não é o caso. O que existe é: "eu reconheço meu estado triste de humilhação!" Uma boa canção exige uma do