As motivações dessa pergunta são muitas, desde as mais sinceras vindas de cristãos leigos e humildes até as mais baixas e vis vindas de escarnecedores que tentam imputar pecado em Jesus. Para responder a essa pergunta, primeiramente serei direto ao dizer que, em termos de finalidade, Jesus não poderia ter se casado, pois seu objetivo foi justamente vir a terra para dar a vida pela sua noiva, a Igreja. Mas, como possibilidade de algo santo e puro, como é o casamento, ele poderia ter feito isso sem qualquer problema, já que isso não mudaria em nada sua natureza incorruptível. Todavia, ele por esse caminho não seguiu, pois seu propósito era muito claro e definido, e seu tempo de vida era curto.
Alguns ímpios, por exemplo, com a sanha de dizer que Jesus se relacionava com uma prostituta, chegam a dizer que Cristo tenha se casado com Maria Madalena. Há apócrifos que asseveram isso. Todavia, quando de sua proximidade com a morte, na oportunidade de estar ao lado de sua mãe e Maria Madalena, o Senhor foi bem claro em relação a quem era a sua família naquele momento:
"E junto à cruz estavam a mãe de Jesus, e a irmã dela, e Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena. Vendo Jesus sua mãe e junto a ela o discípulo amado, disse: Mulher, eis aí teu filho. Depois, disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. Dessa hora em diante, o discípulo a tomou para casa." (João 19.25-27)
Se Maria Madalena fosse sua esposa, ele poderia aproveitar esses momentos finais para recomendar cuidados com ela. Mas ele mira a sua mãe e roga que João a auxilie.
Além dos ímpios, existem ainda alguns cristãos que carregam o peso de algumas tradições e tabus, como o de que o pecado é transmitido via relação sexual. Por pensarem assim, muitos acreditam que se Jesus tivesse casado teria pecado. Ora, a Bíblia diz que o leito conjugal é puro:
"Digno de honra seja o casamento entre todas as testemunhas, bem como a pureza do leito conjugal; porquanto, Deus julgará os imorais e adúlteros." (Hebreus 13.4)
O motivo de Jesus não ter se casado não tem a ver com o suposto pecado do sexo, mas porque ele já era comprometido:
"Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito. Assim também os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama. Porque ninguém jamais odiou a própria carne; antes, a alimenta e dela cuida, como também Cristo o faz com a igreja; porque somos membros do seu corpo. Eis por que deixará o homem a seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, e se tornarão os dois uma só carne. Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja. Não obstante, vós, cada um de per si também ame a própria esposa como a si mesmo, e a esposa respeite ao marido." (Efésios 5.25-33)
Paulo compara o casamento humano com a relação amorosa entre Jesus e sua Noiva, a Igreja. Ele diz que o marido deve dar a vida por sua esposa assim como Cristo fez. Portanto, Jesus era noivo quando esteve entre nós. A pergunta correta não é se Jesus poderia ter se casado, mas se ele irá ainda se casar. Neste caso, a resposta é sim:
"Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou, pois lhe foi dado vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro. Porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos. Então, me falou o anjo: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E acrescentou: São estas as verdadeiras palavras de Deus." (Apocalipse 19.7-9)
Ele foi fiel a nós, e assim devemos ser com Ele. Em breve, nosso Noivo virá nos buscar e para sempre viveremos com ele em glória eterna.
Rodrigo Caeté
Comentários
Postar um comentário