Pular para o conteúdo principal

A mente de Cristo "já, mas ainda não"

Uma das belas doutrinas do cristianismo recebe o nome popular de "já e ainda não". Essa pequena frase aponta para a distância temporal entre o que Cristo conquistou para nós e o tempo para a concretude plena. Nós, por exemplo, já fomos santificados em Jesus e assim somos vistos por Deus Pai, mas ainda estamos em progresso em nossa piedade. Somos, portanto, simultaneamente santos e pecadores. Recebemos, ainda, a graça de sermos herdeiros juntamente com Cristo. Isso é um fato imutável. Todavia, ainda não desfrutamos plenamente da herança divina. O mesmo pode ser dito a respeito do sofrimento, pois Jesus veio para nos livrar não apenas do pecado, como também de todos os efeitos dele, como, por exemplo, o sofrimento desta vida. Mas, conquanto isso seja verdade, aqui é a terra do martírio. Ainda não chegamos lá. Ainda estamos à caminho da glória plena. Tendo, então, em vista essa doutrina do "já e ainda não", meu objetivo, com este texto, é desenvolver a questão da "mente de Cristo" que o apóstolo Paulo pontua em 1 Coríntios 2.16, que diz: 

"Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo." 

Paulo, nesse contexto, estava repreendendo os santos de Corinto em razão de muitos deles estarem dividindo a igreja por meio da preferência de pregadores. Uns escolhiam Apolo, outros, Paulo, outros, Pedro, e ainda outros, Cristo. Paulo diz que essa forma de ver o cristianismo é baseada na sabedoria secular, que é loucura para Deus. E termina esse capítulo dizendo que eles já receberam a mente de Cristo para pensarem de forma espiritual e madura, sem as lentes terrenas. A partir disso, desejo provocar uma reflexão no leitor quanto ao modo como temos enxergado esse mundo e lidado com as diversas situações da vida. Você age, vive, pensa, opina, disciplina, faz sexo, se alimenta, discorda, estuda, etc, como quem tem a mente de Cristo? Note que você já tem a mente de Cristo. Por isso, a minha pergunta não foi no sentido de você estar buscando ter a mente de Cristo, mas se você age como quem tem, pois você tem. 

Por outro lado, é uma verdade que somos incitados à busca pela mente de Cristo. Antes de vermos esses versos, quero apenas esclarecer que não faço referência, quando falo da "mente de Cristo", a estruturas cerebrais ou mesmo à mente literal de Jesus. Quero destacar, como "mente de Cristo", toda uma cosmovisão celestial, uma forma de ver o mundo com os olhos de Deus, pensar como o Senhor, agir divinamente e falar como Jesus. Ou seja, estou a falar de ser santo como santo é Deus. Dito isso, vejamos os versos através dos quais somos chamados a termos a mente de Jesus: 

"E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo," (Efesios 4.11-13) 

"Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." (Romanos 2.1-2) 

Os dois textos são bastante conhecidos, mas desejo enfatizar o chamado à mente de Cristo visto neles. Em Efésios, Paulo diz que os dons são distribuídos entre os santos para que os próprios cristãos possam crescer e se parecer cada vez mais com Deus. Nesse sentido, os dons não são para engrandecimento pessoal, mas para o serviço ao próximo a fim de que ele seja mais parecido com Cristo. Já em Romanos, Paulo fala também de nossa santificação, mas é ainda mais claro quanto ao processo na mente, que é onde tudo se inicia. Ele diz que a melhor forma de mudarmos a sociedade é começando primeiro mudando a nossa mente, isto é, sendo santo primeiro no âmago de nossa existência. 

Então, é expresso biblicamente que devemos buscar ter a mente de Jesus, assim como é claro que já temos tal mente, pois já fomos feitos santos. Essa doutrina do "já e ainda não" nos impede de algumas desculpas traiçoeiras, como: "Ah, eu não consigo ser santo tendo a mente de Cristo. Isso é algo muito radical". Ora, você já tem essa mente. Você já é santo. E caminhar em direção a essa busca é a maior evidência de que você realmente recebeu a mente de Cristo. Ou, ainda, podem dizer: "Bem, se já tenho a mente de Cristo, então não preciso mais buscar tê-la." É exatamente contra isso que a doutrina diz que o cristão "ainda não" tem a mente de Cristo, e precisa lutar pela santificação. Essa doutrina está entrelaçada como causa e consequência, não podendo, de forma alguma, ser dissociada. 

Portanto, caro Cristão, você já tem a mente de Cristo. Então, torno a indagar: tens pensado como Ele? Tem falado parecido com ele? Seu comportamento denuncia que és cristão? Meu objetivo aqui é te ajudar a perceber situações nas quais precisa mudar sua forma de pensar e agir, para que você esteja cada vez mais parecido com Jesus. Separe um momento para refletir sobre a base de sua existência até aqui. Cristo tem sido realmente seu norte? Tem sido tudo sobre ele? Ele é o seu respirar em todas as decisões? Reflita, caro irmão, e jamais se esqueça de que você já tem a mente de Cristo. Deus te abençoe.

Rodrigo Caeté 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ninguém explica Deus? Uma análise "preto no branco"

Este texto é uma análise da música “Ninguém explica Deus”, da banda Preto no Branco. Esta música tem feito sucesso no meio gospel , e, como a maior parte da música evangélica atualmente, também tem influenciado bastante na teologia nacional. A questão que se levanta é: será que a teologia pregada (Lutero dizia que a música é a teologia cantada) – direta ou indiretamente – por meio dela está correta? Ela está explicando  acertadamente sobre Deus? Sendo sincero com os autores da letra, dá para entender o que eles estavam querendo dizer com esta música. Penso que a ideia é que, em última análise, nenhum ser finito e criado consegue por força própria c ompreender e explicar o SENHOR na Sua totalidade. Isso é um fato indiscutível! A questão é que entre o que se quer dizer e o que se diz pode haver um abismo gigantesco, e é aí que reside o problema! Em suma, a música congregacional existe para que todos, tanto a pessoa simples e menos culta, quanto a que tem um nível est

Santificação Psicológica e Rituais Evangélicos

No nosso arraial evangélico, sobretudo em momentos de retiro espiritual e encontros de casais, é comum depararmo-nos com um ritual chamado “culto da fogueira”. Quem nunca participou de um, não é mesmo? Esse ritual tem o objetivo psicológico de “queimar”, por assim dizer, os nossos pecados cometidos. Não ouso negar sua eficácia emocional, pois eu mesmo já “senti” que meus pecados foram expurgados na hora em que o bendito papel estava sendo queimado. Que momento psicologicamente maravilhoso e emocionante.  Além do “culto da fogueira”, recentemente me deparei também com o ritual “oração a Deus por meio do balão de gás”. A questão era simples: deveríamos escrever nossos pedidos de oração numa pequena folha de papel e colocar dentro de um balão, que seria inflado com gás e subiria “aos céus”. Não duvido que muitos, vendo aquele balão subindo até sumir da vista, sentem que suas orações chegam lá. Que estratégia emocional e psicológica magnífica! Bem, qual é o problema disso tudo? Tudo.  Assi

DA SÉRIE: LOUVORES HERÉTICOS - LINDO ÉS

Existem algumas músicas que falam do desejo de humilhação de quem canta. Geralmente é assim: "Eu quero me humilhar diante de Ti Senhor", ou algo parecido. O grande problema é que o pressuposto desse clamor é um estado natural de exaltação, o que é um equívoco ao se tratar de um ser humano. O único que de fato se humilhou aqui na terra foi Jesus Cristo. Quando Paulo fala em Filipenses que Ele se esvaziou de sua glória e se humilhou, em outras palavras o apóstolo está dizendo apenas uma coisa: ELE SE TORNOU HOMEM! Cristo não deixou os seus atributos divinos justamente porque ele continua sendo 100% Deus; o humilhar-se dele é o SER UM DE NÓS, HUMANO! O ponto é que ser humano já é um estado de humilhação! Já somos por natureza humilhados. Então, meu amigo querido, não existe a opção "quero me humilhar", a não ser que você seja Deus, o que não é o caso. O que existe é: "eu reconheço meu estado triste de humilhação!" Uma boa canção exige uma do