Pular para o conteúdo principal

“Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários”: (Salmo 23.5)


Este verso que qualifica o título desse texto está inserido num dos salmos mais conhecidos do mundo, o salmo 23. Davi, o autor, se utiliza de algumas figuras de seu tempo para ilustrar o cuidado e a proteção divina diante de seus santos. Além da figura bastante conhecida do pastor de ovelhas (versos 1-3), temos também a imagem de um viajante protetor (verso 4) e de um grande banquete final que marca a festa da vitória após o grande vale da sombra da morte (versos 5-6). Podemos dizer que este salmo narra o período que passamos aqui na terra, com momentos de pastos verdejantes e vales sombrios, mas sempre com a proteção divina, que nos leva em segurança até o banquete final das bodas do Cordeiro. 

Nos 3 primeiros versos, Davi descreve Deus como um pastor de ovelhas que supre todas as nossas necessidades, com repouso, água, refrigério, um guia seguro pelas veredas da justiça, além de toda segurança da caminhada. Em tudo, Deus não há de faltar, sendo ele mesmo nossa maior proteção. 

Todavia, mesmo diante dessa segurança divina, essa caminhada reserva momentos tanto de "pastos verdejantes" como "vale da sombra da morte". Esse verso 4 marca a passagem da figura de um pastor para a figura de um viajante que caminha ao lado da ovelha em seus piores momentos. Em nossos mais terríveis dias, Deus está conosco. E ele não está de qualquer forma, mas armado com a vara e com o cajado, para nos proteger de todo perigo e derrotar todos os nossos inimigos. Mas quem são esses inimigos? Este é o ponto que desejo enfatizar neste salmo. Em um contexto no qual o revanchismo tem sido ensinado através de canções antibíblicas, provocando briga entre irmãos, este verso precisa ser bem entendido, para que o mesmo não seja usado como pretexto para o pecado. 

Afinal, o que seria uma mesa preparada na presença dos inimigos? Seria uma forma de Deus honrar o cristão de uma tal forma e ainda pondo o ímpio para observar essa honra? Seria um engrandecimento público diante de todos aqueles ímpios que zombavam dos santos? A resposta é "sim". Isso mesmo. Mas espere até chegar ao fim desse texto para entender essa resposta de forma correta. A imagem que Davi usa neste verso 5 é a de um anfitrião que honra um hóspede com todas as cerimônias devidas a alguém que merece dignidade. Esse anfitrião seria Deus honrando o cristão publicamente. A pergunta é: quando será isso? Agora? Não. Aqui está a questão. Já vimos que o nosso Supremo Pastor irá sempre nos guiar e nos guardar de todo mal, estando conosco nos pastos verdejantes e nos vales da sombra da morte. Até quando? O verso 6 responde: 

"Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor para todo o sempre." 

Para sempre. Essa Casa do Senhor é a nossa morada eterna, a Nova Jerusalém. Sua bondade e sua misericórdia nos levarão até lá. E lá seremos honrados. Lá Deus irá ungir nossa cabeça com óleo até transbordar, ou seja, será honra em abundância, por amor de seu próprio nome. Será lá que ele envergonhará todos os impenitentes e fará que vejam a nossa glorificação naquele grande banquete final: 

"Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou, pois lhe foi dado vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro. Porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos." (Apocalipse 19.7-8) 

Portanto, essa “mesa diante dos inimigos" nada tem a ver com o revanchismo que muitos exaltam. Deus ordenou que amássemos os nossos inimigos (Mateus 5.44). A honra é em glória. Aqui é a humildade e, muitas vezes, a humilhação e o amor. Não de forma tola ou insensata, mas pelas pegadas do Cristo Sofredor. Tal como ele foi honrado, assim será com todos que seguirem pelo seu caminho.

Rodrigo Caeté 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ninguém explica Deus? Uma análise "preto no branco"

Este texto é uma análise da música “Ninguém explica Deus”, da banda Preto no Branco. Esta música tem feito sucesso no meio gospel , e, como a maior parte da música evangélica atualmente, também tem influenciado bastante na teologia nacional. A questão que se levanta é: será que a teologia pregada (Lutero dizia que a música é a teologia cantada) – direta ou indiretamente – por meio dela está correta? Ela está explicando  acertadamente sobre Deus? Sendo sincero com os autores da letra, dá para entender o que eles estavam querendo dizer com esta música. Penso que a ideia é que, em última análise, nenhum ser finito e criado consegue por força própria c ompreender e explicar o SENHOR na Sua totalidade. Isso é um fato indiscutível! A questão é que entre o que se quer dizer e o que se diz pode haver um abismo gigantesco, e é aí que reside o problema! Em suma, a música congregacional existe para que todos, tanto a pessoa simples e menos culta, quanto a que tem um nível est

Santificação Psicológica e Rituais Evangélicos

No nosso arraial evangélico, sobretudo em momentos de retiro espiritual e encontros de casais, é comum depararmo-nos com um ritual chamado “culto da fogueira”. Quem nunca participou de um, não é mesmo? Esse ritual tem o objetivo psicológico de “queimar”, por assim dizer, os nossos pecados cometidos. Não ouso negar sua eficácia emocional, pois eu mesmo já “senti” que meus pecados foram expurgados na hora em que o bendito papel estava sendo queimado. Que momento psicologicamente maravilhoso e emocionante.  Além do “culto da fogueira”, recentemente me deparei também com o ritual “oração a Deus por meio do balão de gás”. A questão era simples: deveríamos escrever nossos pedidos de oração numa pequena folha de papel e colocar dentro de um balão, que seria inflado com gás e subiria “aos céus”. Não duvido que muitos, vendo aquele balão subindo até sumir da vista, sentem que suas orações chegam lá. Que estratégia emocional e psicológica magnífica! Bem, qual é o problema disso tudo? Tudo.  Assi

DA SÉRIE: LOUVORES HERÉTICOS - LINDO ÉS

Existem algumas músicas que falam do desejo de humilhação de quem canta. Geralmente é assim: "Eu quero me humilhar diante de Ti Senhor", ou algo parecido. O grande problema é que o pressuposto desse clamor é um estado natural de exaltação, o que é um equívoco ao se tratar de um ser humano. O único que de fato se humilhou aqui na terra foi Jesus Cristo. Quando Paulo fala em Filipenses que Ele se esvaziou de sua glória e se humilhou, em outras palavras o apóstolo está dizendo apenas uma coisa: ELE SE TORNOU HOMEM! Cristo não deixou os seus atributos divinos justamente porque ele continua sendo 100% Deus; o humilhar-se dele é o SER UM DE NÓS, HUMANO! O ponto é que ser humano já é um estado de humilhação! Já somos por natureza humilhados. Então, meu amigo querido, não existe a opção "quero me humilhar", a não ser que você seja Deus, o que não é o caso. O que existe é: "eu reconheço meu estado triste de humilhação!" Uma boa canção exige uma do