Uma das principais dúvidas que surgem quanto ao desenvolvimento inicial da humanidade está relacionada ao casamento ou não entre parentes. Questionam se Deus permitiu a proliferação da raça humana através da relação entre irmãos ou se Ele criara outros seres não mencionados na Escritura. Quem defende essa segunda linha usa o argumento de que a Bíblia não é exaustiva quanto a certos detalhes, podendo Deus ter criados outros seres depois para a expansão dos homens. Ora, Caim se casou com um de suas irmãs, sobrinhas, etc, ou com outra mulher de uma descendência a parte de Adão?
A Bíblia não deixa qualquer dúvida quanto à resposta. Não há, certamente, nenhuma possibilidade de algum ser humano ter sido criado que não seja descendente de Adão. Notem, por exemplo, a clareza destes textos abaixo:
"de um só fez toda a raça humana para habitar sobre toda a face da terra." (Atos 17.26)
"Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram." (Romanos 5.12)
Se uma família tivesse sido criada a parte da descendência de Adão, tal família não teria herdado o pecado e sua descendência também não. No entanto, a Escritura nega essa possibilidade ao garantir que todos os homens provêm de um único homem, Adão. Isso significa que os filhos de Adão se casaram entre si, assim como os descendentes da família de Noé após o dilúvio. Vale ressaltar que Deus não proibia, inicialmente, a relação entre familiares. Na verdade, quando olhamos os casamentos dos patriarcas, constatamos que a recomendação era a união com uma mulher da família. Não havia, como há hoje, a problemática de genes recessivos, o que oferece a possibilidade de anormalidade nos filhos de casais da mesma família. A genética dos primeiros homens não era tão "poluída" e misturada com muitos defeitos após milhares de anos. Portanto, além da necessidade da relação entre familiares para a proliferação da raça humana, não havia problemas genéticos como há hoje. Apenas após um grande crescimento da humanidade que Deus começou a pôr proibição de casamento entre parentes (Levíticos 18).
Então, argumentos fantasiosos em relação à outras famílias além de Adão devem ser rechaçadas. Fiquemos com a clareza da Palavra quando diz que absolutamente todos viemos de um mesmo descendente, Adão.
Rodrigo Caeté
Comentários
Postar um comentário