Pular para o conteúdo principal

Não confie em políticos, mas não desconfie da política


O cristão é chamado a viver para a glória de Deus em todas as esferas da sociedade, não apenas dentro das quatro paredes do templo religioso. Isso inclui sua atuação política em período de eleição. Pensar politicamente não pode ser apenas tarefa dos candidatos profissionais, mas de todo cidadão que se preocupa com seu país e deseja rumos melhores. É justamente quando deixamos a política de lado que os corruptos fazem a festa, e é isso o que muitos deles desejam: que o povo seja apolítico e ignorante quanto às atuações dos eleitos. Todavia, como cristãos, sabemos que Deus se sente honrado quando buscamos preservar a cultura através de nossa vida pública. Em momentos como o que estamos vivendo, próximos a uma importante eleição, talvez nada seja mais importante do que sermos absolutamente políticos, jamais partidários, e, finalmente, nunca confiar em qualquer homem acima de Deus. 

Um dos grandes problemas quando se pensa em atuar politicamente é confundir com a atuação partidária. Ser partidário é defender um partido ou candidato acima de suas ideias e práticas; é defender um candidato, sem nucca apontar seus erros e falhas; é ser cego de amor por tal política apenas para defender uma ideologia, independente se é de esquerda ou direita. Isso é danoso e tem sido uma principais causas de brigas e rixas na sociedade. Por outro lado, atuar policiamente é conhecer os trâmites básicos da política, os candidatos, as pautas defendidas, as ideologias por trás, dialogar de forma equilibrada com o contraditório e, finalmente, escolher o melhor candidato para governar. Biblicamente, nossa função política é ainda orar por esses a quem elegemos: 

"Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranquila e mansa, com toda piedade e respeito. Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador." (1 Timóteo 1.1-3) 

Portanto, devemos exercer nossa atuação política com responsabilidade, mas jamais sermos partidários. 

Além disso, não podemos cair no erro da confiança cega. Confiar na política, sim, em político, não. Deus foi bem claro: 

"Assim diz o Senhor : Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do Senhor!" (Jeremias 17.5) 

Por que muitos estão por aí decepcionados com tal e tal político? Porque puseram demasiada confiança em homens falhos. Antes de serem políticos, são pecadores, homens de barro carentes da graça de Deus. Nenhum deles merece nossa confiança. Queremos que governem com sabedoria e para o bem comum da sociedade, mas nenhum será perfeito e irá agradar a todos. Sempre haverá erros e as críticas são bem vindas. Entretanto, ninguém deveria se sentir decepcionados ao ponto de não acreditar que tal candidato poderia ter feito isso ou aquilo. Esse princípio serve para todas as pessoas em relação a todos os pecados. Todos somos passíveis de qualquer erro, e ninguém deve ficar surpreso com algum pecado de quem não esperávamos. Infelizmente, essa é nossa condição nesse lado de cá. Graças a Deus que, através de Jesus Cristo, nos deu uma esperança além dessa existência. 

Encerro esse texto reafirmando os pontos centrais para a nossa reflexão. Não confie em político, mas também não desconfie da política. Deus nos chamou para sermos agentes políticos, não partidários. Portanto, honremos e glorifiquemos ao nosso Senhor por meio de nosso voto. Deus nos ajude!

Rodrigo Caeté 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ninguém explica Deus? Uma análise "preto no branco"

Este texto é uma análise da música “Ninguém explica Deus”, da banda Preto no Branco. Esta música tem feito sucesso no meio gospel , e, como a maior parte da música evangélica atualmente, também tem influenciado bastante na teologia nacional. A questão que se levanta é: será que a teologia pregada (Lutero dizia que a música é a teologia cantada) – direta ou indiretamente – por meio dela está correta? Ela está explicando  acertadamente sobre Deus? Sendo sincero com os autores da letra, dá para entender o que eles estavam querendo dizer com esta música. Penso que a ideia é que, em última análise, nenhum ser finito e criado consegue por força própria c ompreender e explicar o SENHOR na Sua totalidade. Isso é um fato indiscutível! A questão é que entre o que se quer dizer e o que se diz pode haver um abismo gigantesco, e é aí que reside o problema! Em suma, a música congregacional existe para que todos, tanto a pessoa simples e menos culta, quanto a que tem um nível est

Santificação Psicológica e Rituais Evangélicos

No nosso arraial evangélico, sobretudo em momentos de retiro espiritual e encontros de casais, é comum depararmo-nos com um ritual chamado “culto da fogueira”. Quem nunca participou de um, não é mesmo? Esse ritual tem o objetivo psicológico de “queimar”, por assim dizer, os nossos pecados cometidos. Não ouso negar sua eficácia emocional, pois eu mesmo já “senti” que meus pecados foram expurgados na hora em que o bendito papel estava sendo queimado. Que momento psicologicamente maravilhoso e emocionante.  Além do “culto da fogueira”, recentemente me deparei também com o ritual “oração a Deus por meio do balão de gás”. A questão era simples: deveríamos escrever nossos pedidos de oração numa pequena folha de papel e colocar dentro de um balão, que seria inflado com gás e subiria “aos céus”. Não duvido que muitos, vendo aquele balão subindo até sumir da vista, sentem que suas orações chegam lá. Que estratégia emocional e psicológica magnífica! Bem, qual é o problema disso tudo? Tudo.  Assi

DA SÉRIE: LOUVORES HERÉTICOS - LINDO ÉS

Existem algumas músicas que falam do desejo de humilhação de quem canta. Geralmente é assim: "Eu quero me humilhar diante de Ti Senhor", ou algo parecido. O grande problema é que o pressuposto desse clamor é um estado natural de exaltação, o que é um equívoco ao se tratar de um ser humano. O único que de fato se humilhou aqui na terra foi Jesus Cristo. Quando Paulo fala em Filipenses que Ele se esvaziou de sua glória e se humilhou, em outras palavras o apóstolo está dizendo apenas uma coisa: ELE SE TORNOU HOMEM! Cristo não deixou os seus atributos divinos justamente porque ele continua sendo 100% Deus; o humilhar-se dele é o SER UM DE NÓS, HUMANO! O ponto é que ser humano já é um estado de humilhação! Já somos por natureza humilhados. Então, meu amigo querido, não existe a opção "quero me humilhar", a não ser que você seja Deus, o que não é o caso. O que existe é: "eu reconheço meu estado triste de humilhação!" Uma boa canção exige uma do