Você conhece alguém tagarela que justifica seu muito falar dizendo que faz parte de sua personalidade? Se você não conhece, talvez essa pessoa seja você. Infelizmente, a psicologia moderna apelidou de "extrovertido" aquilo que a Bíblia às vezes chama de temperamento imoderado e desequilibrado. Não podemos aceitar tudo o que a ciência diz sobre o comportamento humano sem antes passarmos tal conhecimento pelo crivo da Palavra. Quanto ao falar exagerado, isso não é traço de alguém extrovertido ou alegre, mas de alguém que ainda não domou seus impulsos pecaminosos de forma devida. Salomão foi claro ao dizer que não falta transgressão na vida daquele que fala pelos cotovelos.
Deus nos fez seres diferentes, com personalidades diferentes. Isso fica evidente inclusive em nossa adoração, havendo alguns que adoram comedidamente, enquanto outros expressam seu amor mais vividamente. Deus aceitas ambas as formas de adoração, quando o coração é puro diante dele. Isso significa que as nossas personalidades podem ser usadas para a glória de Deus. O problema é quando usamos os mesmos traços pessoais para o pecado. Não é errado a pessoa ser extrovertida, alegre, aberta ou sincera, desde que tudo isso seja feito com moderação, equilíbrio e tendo Deus engrandecido como o objetivo final de tudo. Entretanto, alguém que se esconde em seu muito falar, dizendo que é assim mesmo, está muito mais próximo de ser precipitado que aquela que pratica o domínio próprio da língua. Aquele que fala pelos cotovelos está mais próximo de ferir seu próximo e de falar o que não deve, do que aquele que medita antes de falar e tem um comportamento equilibrado. A carta de Tiago, no capítulo 3, mostra o fim trágico daquele que tem a língua desenfreada. Leia e verás o quanto isso é mais sério do que imaginamos.
Portanto, nosso temperamento mais aberto não é para vivermos como quem não tem freio, mas para ser domado pelo Espírito Santo. Se você se considera alguém que fala muito, reconsidere meditar sobre isso, rogando o auxílio do Santo Espírito. Quem sabe Deus não esteja te chamado para ser santo também através de seu falar!
Rodrigo Caeté
Comentários
Postar um comentário