Pular para o conteúdo principal

O homem desnudado


A maior depressão do homem surge após o encontro que ele tem consigo mesmo. É assustado se ver. É aterrador olhar a sua carne borbulhando de lepra. É impossível amar a si mesmo quando diante do espelho aparece o homem mau, viu, desprezível, odioso, sanguinário, vingativo e rápido em matar. 

Essa geração causa náusea quando os conselheiros dizem que o homem precisa se amar mais. O princípio da sensatez é o desprezo por si mesmo e o grito lúcido de Isaías: "ai de mim"! O honesto consigo mesmo vai indagar: "Por que ainda vivo? Por que ainda vejo a graça de Deus? Por que o evangelho da salvação é oferecido a alguém como eu?" Esse tipo de homem se assustaria com sua própria presença no céu. Ele não tem tempo de saber da vida alheia. Ele só consegue perscrutar o infinito de seu coração enganoso, a fim de buscar se arrepender de cada pecado que encontrar. Ele não se contenta em saber que existem pecados ocultos em si mesmo. Ele vai atrás desses pecados até a morte. 

Você realmente acha que homens assim têm olhos julgadores para pecados dos outros? Você realmente acha que esses homens emprestam ouvido às maledicências? Eles vão desprezar esses acusadores servos de Satanás, e só conseguirão sentir misericórdia dos fracos e caídos em pecados, mas arrependidos. Ele sente isso porque sabe quem ele é. Ele sabe que se a graça alcançou alguém como ele, quem seria ele para não mostrar compaixão aos outros que são sempre superiores a ele? 

Homens assim, quem o achará? O seu valor está no céu, pois na terra ele é visto e reputado como nada, seja por si mesmo ou pelos outros, pois homens carnais odeiam encontrar alguém que vive a guerrear contra a carne. Homens carnais odeiam ver a prática do amor e da misericórdia. Não foi a toa que Jesus foi tratado como um verme. O amor do Salvador constrangia os homens que não conseguiam amar. A misericórdia de Cristo causava fúria nos homens naturais que têm sua autojustifiça apurada. É por isso que homens assim não são achados hoje tão facilmente. Eles estão em seus claustros, travando uma guerra consigo mesmo. Eles estão lá para não serem mortos e crucificados violentamente pelo mundo. Eles não odeiam a comunhão dos santos. Pelo contrário, eles amam, pois são os poucos momentos de glória na terra. 

Mas ele aprendeu que não se deve passar muito tempo com os homens, mas com Deus. Ele aprendeu que o seu principal chamado é extirpar seus vícios e cultivar virtudes. Ele sabe que as paixões carnais estão em guerra contra a alma dele, e, por isso, sabe que um descanso pode ser fatal. 

Muitos falam que se acham o pior dos pecadores, mas poucos falam isso em choro sentindo a dor excruciante do pecado e o lamento quase que infinito pelos mínimos erros. Muitos dessa geração não sabem o que é lamento; não sabem o que é se misturar ao pó a ponto de se lembrar literalmente de onde veio e quem é. Essa gente só gosta de olhar para o que ganhou e não para o que foi tirado de si. Gostam de abraçar o evangelho da glória sem passar pela cruz. Gostam da ressureição sem a morte. Gostam da ascensão sem a vergonha. Gostam do consolo sem o escárnio. E gostam de ter o olhar de misericórdia sem ser visto como um traidor. 

Esse texto ofende o homem vivo. Ofende aquele que tem sua carne bem alimentada. Ele não gosta de saber sobre a sua fraqueza. Ele não gosta de ser exposto. Mas quer você acredite ou não, esse texto fala de cada um, sem exceção. Todos são miseráveis, e tolos eternamente são os que não se veem assim. Que Deus tenha misericórdia dos 7 mil homens do claustro, e levante logo uma próxima geração de homens mais conscientes de sua podridão. São esses que são dignos diante da confissão sincera de sua indignidade. 

Rodrigo Caeté

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ninguém explica Deus? Uma análise "preto no branco"

Este texto é uma análise da música “Ninguém explica Deus”, da banda Preto no Branco. Esta música tem feito sucesso no meio gospel , e, como a maior parte da música evangélica atualmente, também tem influenciado bastante na teologia nacional. A questão que se levanta é: será que a teologia pregada (Lutero dizia que a música é a teologia cantada) – direta ou indiretamente – por meio dela está correta? Ela está explicando  acertadamente sobre Deus? Sendo sincero com os autores da letra, dá para entender o que eles estavam querendo dizer com esta música. Penso que a ideia é que, em última análise, nenhum ser finito e criado consegue por força própria c ompreender e explicar o SENHOR na Sua totalidade. Isso é um fato indiscutível! A questão é que entre o que se quer dizer e o que se diz pode haver um abismo gigantesco, e é aí que reside o problema! Em suma, a música congregacional existe para que todos, tanto a pessoa simples e menos culta, quanto a que tem um nível est

Santificação Psicológica e Rituais Evangélicos

No nosso arraial evangélico, sobretudo em momentos de retiro espiritual e encontros de casais, é comum depararmo-nos com um ritual chamado “culto da fogueira”. Quem nunca participou de um, não é mesmo? Esse ritual tem o objetivo psicológico de “queimar”, por assim dizer, os nossos pecados cometidos. Não ouso negar sua eficácia emocional, pois eu mesmo já “senti” que meus pecados foram expurgados na hora em que o bendito papel estava sendo queimado. Que momento psicologicamente maravilhoso e emocionante.  Além do “culto da fogueira”, recentemente me deparei também com o ritual “oração a Deus por meio do balão de gás”. A questão era simples: deveríamos escrever nossos pedidos de oração numa pequena folha de papel e colocar dentro de um balão, que seria inflado com gás e subiria “aos céus”. Não duvido que muitos, vendo aquele balão subindo até sumir da vista, sentem que suas orações chegam lá. Que estratégia emocional e psicológica magnífica! Bem, qual é o problema disso tudo? Tudo.  Assi

DA SÉRIE: LOUVORES HERÉTICOS - LINDO ÉS

Existem algumas músicas que falam do desejo de humilhação de quem canta. Geralmente é assim: "Eu quero me humilhar diante de Ti Senhor", ou algo parecido. O grande problema é que o pressuposto desse clamor é um estado natural de exaltação, o que é um equívoco ao se tratar de um ser humano. O único que de fato se humilhou aqui na terra foi Jesus Cristo. Quando Paulo fala em Filipenses que Ele se esvaziou de sua glória e se humilhou, em outras palavras o apóstolo está dizendo apenas uma coisa: ELE SE TORNOU HOMEM! Cristo não deixou os seus atributos divinos justamente porque ele continua sendo 100% Deus; o humilhar-se dele é o SER UM DE NÓS, HUMANO! O ponto é que ser humano já é um estado de humilhação! Já somos por natureza humilhados. Então, meu amigo querido, não existe a opção "quero me humilhar", a não ser que você seja Deus, o que não é o caso. O que existe é: "eu reconheço meu estado triste de humilhação!" Uma boa canção exige uma do