Pular para o conteúdo principal

Onde está sua alegria quando se alegra?

Um cristão triste testemunha mal sobre seu Senhor. O que dirão dAquele a quem servimos se nossa vida é marcada pelo abatimento e pelo desânimo? "Ele realmente te faz bem? Ele não te faz feliz? Ele só te faz sofrer? Não quero isso pra mim". É evidente que a indesculpabilidade do ímpio não se fundamenta em nosso comportamento, mas em sua negação do Senhor diante da clara assinatura de Deus na natureza e no próprio coração do homem. Todavia, conquanto isso seja verdade, nosso testemunho pode ser um sermão vívido do Supremo Prazer que é nosso Senhor, ou do quanto Ele é mau, desagradável e incompetente na gerência desse mundo. Achou absurdo pensar isso sobre Deus? Absurdo é um cristão pregar isso, não com palavras, mas com sua falta de contentamento em Deus, vivendo a murmurar, reclamar, ficar triste, abatido, desesperançoso e pessimista. 

Onde está a raiz desse estilo de vida cuja tristeza reina? Respondo dizendo que temos colocado nossa alegria naquilo que não produz alegria. Sei que não estou falando nada novo, e que, provavelmente, você saiba que a nossa alegria é uma Pessoa e não coisas, conquistas ou outras pessoas daqui. E a maior evidência de que não temos nos alegrado unicamente em Cristo é o estilo de vida marcado pelo desânimo. Sim, temos momentos de abatimento diante das múltiplas tragédias que o Pecado causa, mas são apenas momentos. A nossa diferença para o ímpio é marcante: eles são tristes, com momentos de felicidade; nós somos um povo alegre, com momentos de tristeza. Notaram? Momentos, e não uma vida inteira. 

O apóstolo Paulo indica o coração da alegria: "Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos." Ele não diz "alegre-se no diploma que o Senhor te dá" ou "alegre-se no casamento abençoado que Deus tem te dado" ou "alegre-se no filho santo que você tem". Note que todas essas coisas podem ser bênçãos do Senhor e causar muitas alegrias em nós. Mas não é nessas coisas que devemos colocar nossa satisfação. Antes, devemos nos alegrar no Senhor que nos concede um diploma para a glória dele; no Senhor que nos tem dado um casamento que dignifique o Evangelho da união de Cristo com sua Igreja; no Senhor que nos emprestou um filho santo, que tem honrado Seu Nome nos respeitando e honrando. Viram a diferença? Enquanto estivermos colocando nosso prazer nas coisas, ainda que sejam boas, se um dia elas ruírem, cairemos também. Mas, se nosso amor for unicamente o Senhor, mesmo tudo tombando, estaremos entristecidos, mas sempre alegres (2 Coríntios 6.10). 

Se tu tens estado triste e abatido constantemente, o que deve fazer? Longe de mim ser insensível com sua dor, todavia mais longe ainda eu ser negligente com a verdade. Se tens estado assim, não algo passageiro, mas como um estilo de vida, quero dizer que há uma gradiosíssima chance de seu amor ser aquilo que, ao ruir, te deixa triste. Sua reação diante das perdas pode dizer muito sobre sua real alegria. Tu realmente amas a Deus? Sua alegria é unicamente Cristo? Ora, em algum momento há a mínima possibilidade de Jesus nos deixar tristes? Creio juntamente com você que não. Ele é imutável, firme, invariável sábio e amoroso. Ele provaca toda alegria, e nos faz desejá-lo ainda mais como nossa delícia eterna. Mas se nosso testemunho de vida prega o abatimento, será que podemos dizer que nossa alegria está nEle? Pois é, não mesmo. 

Talvez tenha que urgentemente avaliar onde está sua alegria quando se alegra. O que ama quando ama? O que faz seu coração palpitar de prazer? Se todo o seu coração estiver apenas em Cristo, afirmo que nenhuma cor nublada e triste dessa vida tirará as cores belas e alegres de seu viver. 

Conforme diz o profeta Habacuque, "Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no Senhor , exulto no Deus da minha salvação." (Habacuque 3.17-18) 

Meu desejo é que Cristo, e unicamente Ele, seja a sua alegria. Deus te abençoe!

Rodrigo Caeté 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ninguém explica Deus? Uma análise "preto no branco"

Este texto é uma análise da música “Ninguém explica Deus”, da banda Preto no Branco. Esta música tem feito sucesso no meio gospel , e, como a maior parte da música evangélica atualmente, também tem influenciado bastante na teologia nacional. A questão que se levanta é: será que a teologia pregada (Lutero dizia que a música é a teologia cantada) – direta ou indiretamente – por meio dela está correta? Ela está explicando  acertadamente sobre Deus? Sendo sincero com os autores da letra, dá para entender o que eles estavam querendo dizer com esta música. Penso que a ideia é que, em última análise, nenhum ser finito e criado consegue por força própria c ompreender e explicar o SENHOR na Sua totalidade. Isso é um fato indiscutível! A questão é que entre o que se quer dizer e o que se diz pode haver um abismo gigantesco, e é aí que reside o problema! Em suma, a música congregacional existe para que todos, tanto a pessoa simples e menos culta, quanto a que tem um nível est

Santificação Psicológica e Rituais Evangélicos

No nosso arraial evangélico, sobretudo em momentos de retiro espiritual e encontros de casais, é comum depararmo-nos com um ritual chamado “culto da fogueira”. Quem nunca participou de um, não é mesmo? Esse ritual tem o objetivo psicológico de “queimar”, por assim dizer, os nossos pecados cometidos. Não ouso negar sua eficácia emocional, pois eu mesmo já “senti” que meus pecados foram expurgados na hora em que o bendito papel estava sendo queimado. Que momento psicologicamente maravilhoso e emocionante.  Além do “culto da fogueira”, recentemente me deparei também com o ritual “oração a Deus por meio do balão de gás”. A questão era simples: deveríamos escrever nossos pedidos de oração numa pequena folha de papel e colocar dentro de um balão, que seria inflado com gás e subiria “aos céus”. Não duvido que muitos, vendo aquele balão subindo até sumir da vista, sentem que suas orações chegam lá. Que estratégia emocional e psicológica magnífica! Bem, qual é o problema disso tudo? Tudo.  Assi

DA SÉRIE: LOUVORES HERÉTICOS - LINDO ÉS

Existem algumas músicas que falam do desejo de humilhação de quem canta. Geralmente é assim: "Eu quero me humilhar diante de Ti Senhor", ou algo parecido. O grande problema é que o pressuposto desse clamor é um estado natural de exaltação, o que é um equívoco ao se tratar de um ser humano. O único que de fato se humilhou aqui na terra foi Jesus Cristo. Quando Paulo fala em Filipenses que Ele se esvaziou de sua glória e se humilhou, em outras palavras o apóstolo está dizendo apenas uma coisa: ELE SE TORNOU HOMEM! Cristo não deixou os seus atributos divinos justamente porque ele continua sendo 100% Deus; o humilhar-se dele é o SER UM DE NÓS, HUMANO! O ponto é que ser humano já é um estado de humilhação! Já somos por natureza humilhados. Então, meu amigo querido, não existe a opção "quero me humilhar", a não ser que você seja Deus, o que não é o caso. O que existe é: "eu reconheço meu estado triste de humilhação!" Uma boa canção exige uma do