Creio que muitas vezes não vencemos determinado pecado porque lutamos errado, e usamos estratégias terrenas.
Força de vontade não vence pecados; motivação pessoal não vence pecado; insistência com as próprias forças não derrota as paixões carnais;
Os conselhos animados dos coaches para inflamar sua alma são, muitas vezes, como aquela semente jogada em solo de pedra:
"A que caiu sobre a pedra são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria; estes não têm raiz, creem apenas por algum tempo e, na hora da provação, se desviam." (Lucas 8.13)
Isto é: pode até produzir vigor de espírito inicialmente; pode até reanimar-te na luta, deixando mais alegre, mas logo se perde o ânimo e volta-se a um estágio de espírito abatido ou até pior, no qual o pecado reina.
Não se engane, conselhos motivacionais podem muitas vezes ser para ti como que ansiolíticos que te deixam extasiado de alegria e calmo na luta contra as paixões, mas te fazem depender cada vez mais deles. Estes conseguem ardilosamente fazer vocês irem para o inferno sorrindo de alegria. Cuidado!
Você precisa de solo firme e fértil. Quer vencer esses pecados? Desista de lutar. Quem sabe esteja cansado de perder porque está lutando sozinho? Assim diz o apóstolo Paulo: "Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis." (Romanos 8.13).
É pelo Espírito. É este que produz em ti os frutos digno de arrependimento. É este que produz em ti o fruto do domínio próprio. É através dEle que se mortifica os feitos do corpo.
Quer vencer esses pecados? Viva no Espírito. Busque encher-se dEle com uma vida de humildade, pureza, retidão nas ações, calmaria e paciência nas relações, amor diante de todos, misericórdia aos fracos e graça aos caídos. Seja santo e não entristeça o Espírito Santo.
Em minha caminhada, percebi que quando entristecemos esse Santo Espírito, pouco poder temos de vencer nossas maiores paixões. Será que está aí a resposta para a sua fraqueza?
Portanto, fuja de motivações passageiras e busque se enraizar nesse puro Evangelho. Pare que querer ouvir palavras agradáveis que te tragam ânimo, e se contente em ouvir que és fraco, desprezível e depravado, necessitado dessa grande misericórdia divina. E reconheca que depende desse Espírito de Santidade para vencer seus pecados.
Pense como tem estado sua relação com o Espírito Santo, e se tens entristecido com sua vida, nem pense que irá vencer esse tal pecado que te atormenta. Resolva antes sua comunhão com Ele. Talvez para se vencer um pecado, o requisito espiritual é se desvencilhar de outro antes. Pense nisso. Apenas não desista.
Rodrigo Caeté
Comentários
Postar um comentário