Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de 2023

Não recebi autoridade para pisar em escorpiões

Enquanto escrevo este texto, ainda desfruto das dores intensas na minha perna esquerda causadas pelas picadas de um escorpião. Quem apareceu aqui em casa foi o tal do "Tityus serrulatus", o conhecido escorpião amarelo, um dos mais venenosos do mundo e o mais perigoso da América Latina. Foram horas no soro com vários medicamentos sem nenhum funcionar para dor. Ao menos parece que cortaram o desenvolvimento do veneno no corpo. Foi diante desse acontecimento que, agora com o lugar de fala apropriado, decidi escrever sobre o texto de Lucas 10.19:  "Eu dei a vocês autoridade para pisarem sobre cobras e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; nada lhes fará dano." (Lucas 10.19)  Em outra passagem, Jesus ainda diz que ainda sinais seguirão todos os que crerem, incluindo não sofrer danos com venenos de bichos peçonhentos:  "E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma

Amor e ódio: o Deus que ama “odiando” e odeia “amando”

A Escritura já tinha nos alertado acerca da frieza em relação ao amor, que seria cada vez mais evidente com o avanço da iniquidade (Mateus 24.12). Contudo, a triste notícia é que não apenas o amor está se esfriando, como também sua definição está cada vez mais distante da Bíblia. Esta tem sido uma geração que acha que ama com o "sim" e odeia com o "não”, ou seja, acha que amar é conceder tudo o que o outro quer, fazendo de tudo para que o tal jamais se aproxime da dor e do sofrimento. Ora, como Deus ama? Quero oferecer um padrão claro de amor na Bíblia. Esta é a história de dois irmãos:  "Como está escrito: Amei a Jacó, e odiei a Esaú." (Romanos 9.13).  O foco de Paulo, neste texto de Romanos, é a eleição divina. Deus escolheu Jacó como aquele que continuaria a linhagem da aliança até Jesus, e isso foi bem antes de ele e seu irmão nascerem, não havendo, assim, nenhuma possibilidade de eleição com base nas obras. Portanto, Deus amou a Jacó, e isso não tem absolu

Pegadas na areia: a falsa pegada motivacional

Quem nunca ouviu a história motivacional a respeito das duas pegadas diferentes ao longo da caminhada que, nos momentos difíceis, se tornavam duas? Nesta história, o viajante indaga a Deus a razão de, nas maiores dificuldades, o Senhor ter o abandonado (uma pegada seria de Deus e a outra, do cristão). O Senhor, então, resolveu que foram exatamente nesses mais difíceis momentos que carregou seu servo no colo. Ao ler ou ouvir isso em pregações, a plateia vibra e entra em êxtase espiritual:  "Ain, realmente Deus esteve sempre ao meu lado e nos meus piores momentos me carregou no colo... Ain.... (choro).  Não desejo ser "estraga prazer" de ninguém, mas preciso dizer que essa história motivacional é um absurdo diante do que Deus fez e de quem nós somos. Ela parte do pressuposto de que somos ligeiramente independentes e que Deus nos ajuda em apenas alguns momentos difíceis. A verdade é que Deus nos carregou no colo desde o início de nossa caminhada cristã. É tudo pela graça e

Doação de sangue e as testemunhas de Jeová: a doação que salva

Lembro-me da primeira vez que fui doar sangue. Confesso que estava animado com o lanchinho que prometiam depois, mas o processo foi bastante angustiante para um viajante de primeira viagem. Fui outras vezes doar, mas sempre com aquele receio da pequena dor da agulhada de 3 metros que duravam uma eternidade no meu braço. E o tal lanchinho era mais simbólico mesmo. Eu não tenho noção se meu sangue foi capaz de salvar alguma vida, mas fiz minha parte e segui meu rumo. Biblicamente, sabemos que Jesus fez isso ao mesmo tempo de forma literal e espiritual. Ele sangrou na cruz e este ato proporcionou a salvação de muitas almas.  Não há, certamente, nenhum mandamento bíblico indicando a doação de sangue, assim como não há a proibição. Curiosamente, a seita das Testemunhas de Jeová proíbe qualquer transfusão de sangue por razões religiosas. Usam alguns versos, sem o devido contexto, para provar que Deus impede a transfusão de sangue. Veja alguns versos usados:  "Tudo o que se move e vive s

Amor furioso de Deus

Não há dúvida de que Deus amava Abel, filho de Adão, mas este amor não o impediu de ser assassinado por seu irmão Caim; Deus também amava Moisés, e este experimentou esse amor não vendo a Terra Prometida; Deus amava Jó, e este amor presenciou as tragédias de sua vida, como a perda de sua saúde, família e bens materiais. Além destes, Deus também amava demais o rei Davi, e o efeito desse amor foi a perda de seus filhos. Deus também manifestava amor por Daniel, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, e os amou furiosamente até a fornalha ardente e a cova dos leões. Jonas também tinha esse amor, e foi parar no fundo do mar, no ventre de um grande peixe. No Novo Testamento, vimos Deus amando o seu servo João Batista através de uma decapitação. Alguém duvida que o apóstolo Paulo era amado por Deus? Mesmo assim, não lhe faltou apedrejamento, naufrágios, picada de cobra, espinho na carne, perseguição sem fim e dores infinitas. O mesmo podemos dizer do apóstolo Pedro, que foi crucificado de cabeça para

Animais vão para o céu? A extensão do sacrifício de Cristo

Talvez possa causar espanto eu iniciar esse texto dizendo que a morte de Cristo alcançou redentivamente os animais. Antes de esclarecer esse ponto, preciso dizer o que os animais não são. Isso é um ponto importante diante de uma cultura cada vez mais tendenciosa a idolatrar animais.  1) Animais não foram criados à imagem e semelhança de Deus. O homem, sim:  "Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra." (Gênesis 1.26-28)  Não há qualquer relato em toda Escritura que diga que os animais foram feitos à i

Semeando em meio às lágrimas

Pense em alguém enlutado, em seu período de grande dor e sofrimento, até que chega alguém e diz:  "Ei, se alegre. Confie em Deus e mude esse semblante. Tu não és cristão?"  À primeira vista pode parecer insensibilidade, como se não pudesse haver na vida cristã espaço para o lamento. Entretanto o apóstolo Paulo põe o seguinte mandamento em Filipenses 4.4:  "Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos."  Seria, então, insensibilidade dizer para um enlutado se alegrar? Antes da resposta, vejamos esse outro verso bíblico:  "Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram." (Romanos 12.15)  Como é possível se alegrar o tempo todo e ainda chorar com os que choram? Parece que o verso que unifica essa tese aparentemente contraditória é esse abaixo:  "entristecidos, mas sempre alegres." (2 Coríntios 6.10a)  E aqui parece que achamos um equilíbrio sadio em relação às dores cristãs: é possível ser alegre quando o termômetro de nos

A ética da gratidão

Depois de um longo período de inatividade por aqui, desejo começar 2023 refletindo sobre a ética da gratidão. Imagine essa cena: um amigo te convida para lanchar e diz que será tudo por conta dele. Após o lanche, você diz: "estou te devendo uma..." Ora, em nosso cotidiano, sabemos que isso é mais comum do que imaginamos, pois há um impulso natural de querermos retribuir o bem feito a nós. Aqui está configurado um efeito da gratidão, quando desejamos pagar ao próximo aquilo que recebemos de graça. Com isso em mente, passemos a refletir sobre a graça do Evangelho e nossa gratidão a Deus.  Comumente ouvimos que a nossa santificação é uma forma de expressarmos nosso amor e gratidão a Deus diante de seu sacrifício na cruz por nós. Ao menos, os cristãos sentem uma chama no coração por querer ser santo a um Deus santíssimo que mostrou seu amor por nós. Assim como não há erro nenhum em querermos retribuir um lanche a um amigo, da mesma forma não é errado sermos gratos a Deus através