"Eu dei a vocês autoridade para pisarem sobre cobras e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; nada lhes fará dano." (Lucas 10.19)
Em outra passagem, Jesus ainda diz que ainda sinais seguirão todos os que crerem, incluindo não sofrer danos com venenos de bichos peçonhentos:
"E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porãoas mãos sobre os enfermos, e os curarão." (Marcos 16.17-18)
Ainda temos o clássico exemplo do apóstolo Paulo, quando este foi picado por uma víbora:
"E, havendo Paulo ajuntado uma quantidade de vides, e pondo-as no fogo, uma víbora, fugindo do calor, lhe acometeu a mão. E os bárbaros, vendo-lhe a víbora pendurada na mão, diziam uns aos outros: Certamente este homem é homicida, visto como, escapando do mar, a justiça não o deixa viver. Mas, sacudindo ele a víbora no fogo, não sofreu nenhum mal." (Atos 28.3-5
Ora, eu sofri e ainda estou sofrendo com estas picadas. Das duas uma: ou não sou cristão ou a interpretação literal que muitos fazem está errada. Obviamente que, me agarrando na graça de Cristo, seguirei pela segunda opção.
Não é novidade que, pelo mundo afora, muitos estão a morrer pela irresponsabilidade de mexerem com esses peçonhentos bichos. Com áurea de corajosos e demasiadamente espirituais, estão desafiando ao Senhor com a finalidade de serem livres da própria cova que estão cavando. Nem Jesus ousou tentar a Deus Pai assim (Lucas 4.12). Infelizmente, há ainda muita ignorância bíblica no que concerne a determinadas passagens da Escritura, sendo um desses textos o de Lucas 10.19. Ora, é óbvio que Deus não está dizendo literalmente que podemos mexer com bichos venenosos. No texto de Marcos 16.17-18, que aqui foi citado, Jesus não nos incita a que provoquem os esses bichos para que Deus prove seu poder de cura e proteção. O ponto ali é quando houver a necessidade diante de algum acidente, ainda no percurso da propagação do Evangelho. Sabem onde isso se cumpriu? No outro texto também citado aqui, quando Paulo é picado por uma víbora. Deus não permitiu que nenhum dano fosse causado a ele, e Paulo também não tentou o seu Deus. Percebem a diferença?
Agora, sobre Lucas 10.19, além dessa interpretação de que Deus protege os seus que foram enviados a missões específicas de propagação do Reino, ainda podemos inferir que talvez Jesus estivesse fazendo também uma referência aos escribas e fariseus da época, pessoas maldosas e hipócritas que já haviam sido xingadas por Jesus de serpentes e raças de víboras em outro lugar (Mateus 23.33). Além disso, quem também recebe o apelido de serpente é o próprio Satã (Apocalipse 12.9). Parafraseando, portanto, o texto de Lucas 10.19, assim poderia ficar:
"Quando eu enviar vocês para alguma missão de evangelismo, eu farei o possível para que essa missão vá até o fim, livrando vocês de todos perigo físico e espiritual. Se algum animal, como um escorpião te picar, nenhum mão acontecerá, e se alguma serpente espiritual tentar impedir vocês, nenhum poder maligno conseguirá pará-los. Por fim, nenhum desses malignos homens a quem apelido de raça de víboras e filhos de serpentes poderá detê-los. Tudo isso para que meu reino avance para o propósito final."
Deus não está, então, nos incitando à irresponsabilidade de provocarmos animais perigosos. Muitas vezes, o que mais vemos por aí são homens à procura de alimentarem seu orgulho. São homens que querem apenas status e fama, e muitos acabam morrendo por isso.
Graças ao Senhor, o dano que sofri e tenho sofrido não passou de dores apenas. Certamente, o Senhor me protegeu, mas ele poderia não ter feito isso. Se eu tivesse morrido, o verso bíblico ainda estaria correto. Um cristão pode passar por todo tipo de tragédia aqui como qualquer ímpio. Isso não significa que Deus não o ame. Já temos do Senhor a garantia do melhor e maior livramento de todos, que foi sermos livres da ira de Deus. O que acontecer com os santos aqui será apenas para o cumprimento dos sábios propósitos do Senhor que culminará em sua glória eterna e na alegria perene de todos os eleitos. Enquanto isso, se possível, fujamos das picadas dos escorpiões, pois dói pra dedéu. Deus te abençoe!
Rodrigo Caeté
Comentários
Postar um comentário