Pular para o conteúdo principal

Não recebi autoridade para pisar em escorpiões


Enquanto escrevo este texto, ainda desfruto das dores intensas na minha perna esquerda causadas pelas picadas de um escorpião. Quem apareceu aqui em casa foi o tal do "Tityus serrulatus", o conhecido escorpião amarelo, um dos mais venenosos do mundo e o mais perigoso da América Latina. Foram horas no soro com vários medicamentos sem nenhum funcionar para dor. Ao menos parece que cortaram o desenvolvimento do veneno no corpo. Foi diante desse acontecimento que, agora com o lugar de fala apropriado, decidi escrever sobre o texto de Lucas 10.19: 

"Eu dei a vocês autoridade para pisarem sobre cobras e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; nada lhes fará dano." (Lucas 10.19) 

Em outra passagem, Jesus ainda diz que ainda sinais seguirão todos os que crerem, incluindo não sofrer danos com venenos de bichos peçonhentos: 

"E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porãoas mãos sobre os enfermos, e os curarão." (Marcos 16.17-18) 

Ainda temos o clássico exemplo do apóstolo Paulo, quando este foi picado por uma víbora: 

"E, havendo Paulo ajuntado uma quantidade de vides, e pondo-as no fogo, uma víbora, fugindo do calor, lhe acometeu a mão. E os bárbaros, vendo-lhe a víbora pendurada na mão, diziam uns aos outros: Certamente este homem é homicida, visto como, escapando do mar, a justiça não o deixa viver. Mas, sacudindo ele a víbora no fogo, não sofreu nenhum mal." (Atos 28.3-5 

Ora, eu sofri e ainda estou sofrendo com estas picadas. Das duas uma: ou não sou cristão ou a interpretação literal que muitos fazem está errada. Obviamente que, me agarrando na graça de Cristo, seguirei pela segunda opção. 

Não é novidade que, pelo mundo afora, muitos estão a morrer pela irresponsabilidade de mexerem com esses peçonhentos bichos. Com áurea de corajosos e demasiadamente espirituais, estão desafiando ao Senhor com a finalidade de serem livres da própria cova que estão cavando. Nem Jesus ousou tentar a Deus Pai assim (Lucas 4.12). Infelizmente, há ainda muita ignorância bíblica no que concerne a determinadas passagens da Escritura, sendo um desses textos o de Lucas 10.19. Ora, é óbvio que Deus não está dizendo literalmente que podemos mexer com bichos venenosos. No texto de Marcos 16.17-18, que aqui foi citado, Jesus não nos incita a que provoquem os esses bichos para que Deus prove seu poder de cura e proteção. O ponto ali é quando houver a necessidade diante de algum acidente, ainda no percurso da propagação do Evangelho. Sabem onde isso se cumpriu? No outro texto também citado aqui, quando Paulo é picado por uma víbora. Deus não permitiu que nenhum dano fosse causado a ele, e Paulo também não tentou o seu Deus. Percebem a diferença? 

Agora, sobre Lucas 10.19, além dessa interpretação de que Deus protege os seus que foram enviados a missões específicas de propagação do Reino, ainda podemos inferir que talvez Jesus estivesse fazendo também uma referência aos escribas e fariseus da época, pessoas maldosas e hipócritas que já haviam sido xingadas por Jesus de serpentes e raças de víboras em outro lugar (Mateus 23.33). Além disso, quem também recebe o apelido de serpente é o próprio Satã (Apocalipse 12.9). Parafraseando, portanto, o texto de Lucas 10.19, assim poderia ficar: 

"Quando eu enviar vocês para alguma missão de evangelismo, eu farei o possível para que essa missão vá até o fim, livrando vocês de todos perigo físico e espiritual. Se algum animal, como um escorpião te picar, nenhum mão acontecerá, e se alguma serpente espiritual tentar impedir vocês, nenhum poder maligno conseguirá pará-los. Por fim, nenhum desses malignos homens a quem apelido de raça de víboras e filhos de serpentes poderá detê-los. Tudo isso para que meu reino avance para o propósito final." 

Deus não está, então, nos incitando à irresponsabilidade de provocarmos animais perigosos. Muitas vezes, o que mais vemos por aí são homens à procura de alimentarem seu orgulho. São homens que querem apenas status e fama, e muitos acabam morrendo por isso. 

Graças ao Senhor, o dano que sofri e tenho sofrido não passou de dores apenas. Certamente, o Senhor me protegeu, mas ele poderia não ter feito isso. Se eu tivesse morrido, o verso bíblico ainda estaria correto. Um cristão pode passar por todo tipo de tragédia aqui como qualquer ímpio. Isso não significa que Deus não o ame. Já temos do Senhor a garantia do melhor e maior livramento de todos, que foi sermos livres da ira de Deus. O que acontecer com os santos aqui será apenas para o cumprimento dos sábios propósitos do Senhor que culminará em sua glória eterna e na alegria perene de todos os eleitos. Enquanto isso, se possível, fujamos das picadas dos escorpiões, pois dói pra dedéu. Deus te abençoe!

Rodrigo Caeté

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ninguém explica Deus? Uma análise "preto no branco"

Este texto é uma análise da música “Ninguém explica Deus”, da banda Preto no Branco. Esta música tem feito sucesso no meio gospel , e, como a maior parte da música evangélica atualmente, também tem influenciado bastante na teologia nacional. A questão que se levanta é: será que a teologia pregada (Lutero dizia que a música é a teologia cantada) – direta ou indiretamente – por meio dela está correta? Ela está explicando  acertadamente sobre Deus? Sendo sincero com os autores da letra, dá para entender o que eles estavam querendo dizer com esta música. Penso que a ideia é que, em última análise, nenhum ser finito e criado consegue por força própria c ompreender e explicar o SENHOR na Sua totalidade. Isso é um fato indiscutível! A questão é que entre o que se quer dizer e o que se diz pode haver um abismo gigantesco, e é aí que reside o problema! Em suma, a música congregacional existe para que todos, tanto a pessoa simples e menos culta, quanto a que tem um nível est

Santificação Psicológica e Rituais Evangélicos

No nosso arraial evangélico, sobretudo em momentos de retiro espiritual e encontros de casais, é comum depararmo-nos com um ritual chamado “culto da fogueira”. Quem nunca participou de um, não é mesmo? Esse ritual tem o objetivo psicológico de “queimar”, por assim dizer, os nossos pecados cometidos. Não ouso negar sua eficácia emocional, pois eu mesmo já “senti” que meus pecados foram expurgados na hora em que o bendito papel estava sendo queimado. Que momento psicologicamente maravilhoso e emocionante.  Além do “culto da fogueira”, recentemente me deparei também com o ritual “oração a Deus por meio do balão de gás”. A questão era simples: deveríamos escrever nossos pedidos de oração numa pequena folha de papel e colocar dentro de um balão, que seria inflado com gás e subiria “aos céus”. Não duvido que muitos, vendo aquele balão subindo até sumir da vista, sentem que suas orações chegam lá. Que estratégia emocional e psicológica magnífica! Bem, qual é o problema disso tudo? Tudo.  Assi

DA SÉRIE: LOUVORES HERÉTICOS - LINDO ÉS

Existem algumas músicas que falam do desejo de humilhação de quem canta. Geralmente é assim: "Eu quero me humilhar diante de Ti Senhor", ou algo parecido. O grande problema é que o pressuposto desse clamor é um estado natural de exaltação, o que é um equívoco ao se tratar de um ser humano. O único que de fato se humilhou aqui na terra foi Jesus Cristo. Quando Paulo fala em Filipenses que Ele se esvaziou de sua glória e se humilhou, em outras palavras o apóstolo está dizendo apenas uma coisa: ELE SE TORNOU HOMEM! Cristo não deixou os seus atributos divinos justamente porque ele continua sendo 100% Deus; o humilhar-se dele é o SER UM DE NÓS, HUMANO! O ponto é que ser humano já é um estado de humilhação! Já somos por natureza humilhados. Então, meu amigo querido, não existe a opção "quero me humilhar", a não ser que você seja Deus, o que não é o caso. O que existe é: "eu reconheço meu estado triste de humilhação!" Uma boa canção exige uma do