Pular para o conteúdo principal

ÉTICA PROTESTANTE COVARDE




Quem foi que inventou essa ideia não cristã de não citar nomes? Eu gostaria de saber o nome desse sujeito!

Nada melhor do que primeiro deixar somente a Escritura se posicionar sobre isso.

“Dirijo essa orientação a ti, meu filho Timóteo, levando em consideração o que as profecias anunciavam a teu respeito; com base nelas, trava o bom combate, conservando a fé e uma boa consciência; pois alguns, vindo a rejeitá-la, naufragaram na fé. Entre esses estão Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar.” (1 Timóteo 1.18-20 – grifo meu). Paulo aqui, publicamente, por meio desta carta, cita os nomes de Himeneu e Alexandre como pessoas que blasfemam.

“Bem sabes que todos os que estão na Ásia me abandonaram, entre eles Fígelo e Hermógenes. (2 Timóteo 1.15 – grifo meu). Novamente, uma citação negativa a respeito desses dois homens apresentados.

“...Mas, quando vi que não agiam corretamente, conforme a verdade do evangelho, disse a Cefas (Pedro) na frente de todos: se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e não como os judeus, por que obrigas os gentios a viver como judeus?” (Gálatas 2.14 – grifo meu). Pedro queria dar uma de esperto e agradar a todos. Quando não tinha nenhum judeu por perto, ele se comportava como gentio, mas quando se aproximava um judeu, o mesmo se portava completamente diferente. O que Paulo fez? Foi “ético”? Politicamente correto? NÃO! Repreendeu, publicamente, outro cristão, nada mais nada menos que o apóstolo Pedro.

Alexandre, que trabalha com bronze, prejudicou-me bastante; o Senhor lhe retribuirá segundo as suas ações. Tenhas cuidado com ele...” (2 Timóteo 4.14-15a – grifo meu). Aqui Paulo enfatiza o quanto este homem, Alexandre, é perigoso e danoso.

“Escrevi à igreja, mas Diótrefes, que gosta de ser o líder entre eles, não nos recebe. Por isso, se eu vos visitar, trarei à memória as coisas que ele faz, proferindo palavras insensatas e maldosas contra nós. Como se isso não fosse o bastante, ele não recebe os irmãos como também proíbe de fazê-lo os que querem recebe-los e ainda os exclui da igreja.” (3 João 9-10 – grifo meu). Nessa passagem, João não apenas cita o nome do sujeito, como também suas práticas. Além disso, ele faz questão de dizer que, caso haja a tal visita, ele lembrará aos irmãos as coisas ruins que Diótrefes faz.

Além disso, Cristo também não poupou os de sua época: chamou os fariseus e escribas de hipócritas, serpentes, raças de víboras... (Mateus 23. 1-36); ademais, chamou também uma autoridade romana de raposa, o que, convenhamos, não era um bom apelido.
João Batista da mesma forma chama os fariseus de raça de víboras, quando de seu discurso. Não apenas isso, mas também é assassinado porque acusava Herodes de estar indevidamente casado com Herodias.

Apenas nestes poucos textos, vimos os nomes de Himeneu, Alexandre, Fígelo, Hermógenes. Alexandre novamente, Diótrefes, Herodes, Herodias (a lista poderia ser maior, mas não é a proposta desse texto fazer uma descrição minuciosa.); além, é claro, dos fariseus e escribas.

Não podemos nos esquecer de que deixar de fazer o bem é pecado, pois se revela, neste caso, como uma omissão diante da falta de respeito em face à pureza do evangelho e às verdades bíblicas. Cristo pagou alto e comprou sua igreja com preço de sangue e, certamente, não espera que sua amada fique impassível diante das heresias. A Glória está na Palavra e o próprio Logos, Cristo, não permitiria que ela fosse deturpada. O apóstolo Paulo diz que mesmo que ele próprio ou até um anjo ou qualquer outra pessoa venha a pregar outro evangelho além do já pregado deve ser considerado maldito (Gálatas 1.8). Percebam no texto que não é outro evangelho diferente na aparência, mas o mesmo que foi além, com algumas coisinhas acrescentadas. Isso mostra que um único acréscimo, ou mesmo decréscimo, transforma o verdadeiro Evangelho em outro!

Quem disse, então, que não deveríamos citar nomes?

Talvez a resposta esteja nesta explicação: algumas ideias anticristãs estão dominando muitos líderes de igreja. E eu acho que já sei de onde vem essa ideia: da ética do politicamente correto. Até porque, temos que buscar agradar a todos, não é mesmo?!
Tem muito a ver também com o espírito de nossa época. Vivemos num momento do “não-me-critique” e do “não-me-toque”. Tudo vira preconceito. Se eu sou baixo na altura você é preconceituoso por ser alto. Se você é magro, eu sou preconceituoso por ser gordo. Enfim, absolutamente qualquer coisa afeta negativamente as pessoas. Ninguém mais aceita crítica.
Veja o caso do bullying (em momento algum estou desconsiderando as tragédias decorrentes desse fenômeno). Salvo alguns casos, o bullying é a versão secular do “não toque no ungido do Senhor”. Assim como existem líderes melindrosos que se escondem atrás de uma pseudounção, assim é essa geração de jovens que, após uma crítica, já acham que o mundo acabou, tal a adoração que prestava a si mesmo. O grande problema é que esse “não-me-toque-senão-morro” atingiu todas as áreas da sociedade, infectando, inclusive o meio religioso. É nesse momento que o “não cite nomes” entra. Porém, isso nada mais é do que uma ética protestante covarde. São os Pedros modernos que, no afã de serem politicamente corretos, negam veementemente as verdades do Senhor.
Cristo cuidou do Pedro traidor, inclusive citando o nome dele publicamente, diante de “todos” (João 21.15); e percebam no livro de Atos como aquele covarde e traidor se tornou um homem valente e ousado em prol da verdade.

O meu desejo é que os Josés, as Joaquinas, os marcelos, as Silvias...e tantos outros que têm sido omissos na defesa das verdades das Escrituras voltem a imitar os homens da Bíblia que, quando necessário, citavam nomes. Como o reformador Lutero afirmava: "a verdade a qualquer custo, a paz se possível.”

Por fim, não percam de vista a graça do Senhor; não percam de vista o amor. A verdade não deve ser defendida com base na vingança e na ação desmedida. Ela tem que ser defendida porque você ama as Escrituras e o Senhor dela. É nesse sentido que a Graça e o Amor farão você se prostrar diante do Senhor do Evangelho antes de defendê-lo; farão você encharcar seu travesseiro de lágrimas, antes de sair por aí ferindo por ferir. Antes de citar os nomes por amor à Escritura, ame o Nome que está acima de todo nome.

Cite-O antes!



Rodrigo Caeté

Comentários

  1. Que a graça de Deus te acompanhe a cada dia. Ótima reflexão.

    ResponderExcluir
  2. Amado irmão, Paulo disee isso, em respeito as igrejas que ele cuidava, não de outras igrejas. Quando ele resistiu a Pedro foi cara a cara, não ficou com recadinhos, João batista disse na cara, não ficou com recadinhos.Vcs inquisitores de irmãos usam esses textos como pretexto,mas vale o que Cristo disse: Aquele que chamar seu irmão de imbecil , já é um assassino. Procuro ser imitador de Cristo e nao de Paulo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ninguém explica Deus? Uma análise "preto no branco"

Este texto é uma análise da música “Ninguém explica Deus”, da banda Preto no Branco. Esta música tem feito sucesso no meio gospel , e, como a maior parte da música evangélica atualmente, também tem influenciado bastante na teologia nacional. A questão que se levanta é: será que a teologia pregada (Lutero dizia que a música é a teologia cantada) – direta ou indiretamente – por meio dela está correta? Ela está explicando  acertadamente sobre Deus? Sendo sincero com os autores da letra, dá para entender o que eles estavam querendo dizer com esta música. Penso que a ideia é que, em última análise, nenhum ser finito e criado consegue por força própria c ompreender e explicar o SENHOR na Sua totalidade. Isso é um fato indiscutível! A questão é que entre o que se quer dizer e o que se diz pode haver um abismo gigantesco, e é aí que reside o problema! Em suma, a música congregacional existe para que todos, tanto a pessoa simples e menos culta, quanto a que tem um nível est

Santificação Psicológica e Rituais Evangélicos

No nosso arraial evangélico, sobretudo em momentos de retiro espiritual e encontros de casais, é comum depararmo-nos com um ritual chamado “culto da fogueira”. Quem nunca participou de um, não é mesmo? Esse ritual tem o objetivo psicológico de “queimar”, por assim dizer, os nossos pecados cometidos. Não ouso negar sua eficácia emocional, pois eu mesmo já “senti” que meus pecados foram expurgados na hora em que o bendito papel estava sendo queimado. Que momento psicologicamente maravilhoso e emocionante.  Além do “culto da fogueira”, recentemente me deparei também com o ritual “oração a Deus por meio do balão de gás”. A questão era simples: deveríamos escrever nossos pedidos de oração numa pequena folha de papel e colocar dentro de um balão, que seria inflado com gás e subiria “aos céus”. Não duvido que muitos, vendo aquele balão subindo até sumir da vista, sentem que suas orações chegam lá. Que estratégia emocional e psicológica magnífica! Bem, qual é o problema disso tudo? Tudo.  Assi

DA SÉRIE: LOUVORES HERÉTICOS - LINDO ÉS

Existem algumas músicas que falam do desejo de humilhação de quem canta. Geralmente é assim: "Eu quero me humilhar diante de Ti Senhor", ou algo parecido. O grande problema é que o pressuposto desse clamor é um estado natural de exaltação, o que é um equívoco ao se tratar de um ser humano. O único que de fato se humilhou aqui na terra foi Jesus Cristo. Quando Paulo fala em Filipenses que Ele se esvaziou de sua glória e se humilhou, em outras palavras o apóstolo está dizendo apenas uma coisa: ELE SE TORNOU HOMEM! Cristo não deixou os seus atributos divinos justamente porque ele continua sendo 100% Deus; o humilhar-se dele é o SER UM DE NÓS, HUMANO! O ponto é que ser humano já é um estado de humilhação! Já somos por natureza humilhados. Então, meu amigo querido, não existe a opção "quero me humilhar", a não ser que você seja Deus, o que não é o caso. O que existe é: "eu reconheço meu estado triste de humilhação!" Uma boa canção exige uma do